Universidade Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UNIFACS)
Ir para: navegação, pesquisa
UNIFACS
Universidade Salvador
Logo unifacs.jpg
Fundação 18 de setembro de 1997 (17 anos)
Tipo de instituição Privada
Estado Bahia
Afiliações CRUB e Faubai[1]
Página oficial www.unifacs.br
Prédio do campus da Paralela, onde funciona no térreo uma loja de móveis e decoração.
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Salvador (UNIFACS) é sediada em Salvador e existe como uma universidade desde o ano de 1997, muito embora tenha sido fundada como Escola de Administração de Empresas da Bahia em 1972. Atualmente oferece cursos de graduação, extensão, curta duração, a distância e pós-graduação. Seus 22 cursos de graduação são divididos em 4 departamentos - Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Arquitetura, Ciências Exatas e de comunicação e, por fim, Ciências Humanas e de Saúde.

Na capital baiana, os seus campi são os da Federação, Garibaldi, Amaralina, Costa Azul, Iguatemi, Paralela e Rio Vermelho. No interior do estado possuem campi nas cidades de Barreiras, Feira de Santana e Juazeiro.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade Salvador - UNIFACS é instituição de ensino superior particular sediada em Salvador, estado da Bahia. Fundada em 1972 com o nome de Escola de Administração de Empresas da Bahia, a UNIFACS é mantida pela FACS.

O seu credenciamento como Universidade ocorreu em 1997, com parecer favorável por unanimidade de votos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Decreto Presidencial de 18 de setembro do mesmo ano, publicado no Diário Oficial da União, na data de 19 de setembro de 1997.

A Universidade oferece cursos de Graduação Plena e Graduação Tecnológica, nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato sensu (Especializações e MBA's) e stricto sensu (mestrados e doutorado), que são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A universidade oferece ainda cursos livres de extensão e certificações profissionais na área de Tecnologia de Informação.

A UNIFACS tornou-se a primeira instituição de ensino superior credenciada no estado da Bahia para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, já tendo em funcionamento, dois cursos de graduação e dois tecnológicos.

Na área de Engenharia, é a Universidade que oferece o maior número de cursos de graduação no estado, com um total de 8 (oito).

Com relação à área de pesquisa, a instituição possui 38 grupos institucionalizados e cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, distribuídos em duas grandes áreas de conhecimento: Engenharia e Ciência da Computação e Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades.

A área de extensão desenvolve projetos que contribuem para a melhoria da condição de vida da comunidade, respeitando e desenvolvendo seus valores. Para tanto, atua na promoção científica e cultural, na educação continuada, na ação comunitária e em programas sociais desenvolvidos em parcerias com órgãos governamentais, organizações sociais e empresas.

A UNIFACS é uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia e é reconhecida na comunidade principalmente pela sua vocação regional, formação com ênfase nas áreas tecnológica e de fomento ao empreendedorismo.

O trabalho de pesquisa se integra às demais atividades de ensino e extensão por meio da iniciação científica para os alunos, do desenvolvimento de professores pesquisadores e da enorme quantidade de conhecimentos transferidos à sociedade sob a forma de treinamento e consultoria dirigidos a órgãos públicos, empresas e à comunidade, em diversas formas.

Hoje a UNIFACS desenvolve projetos junto a órgãos de fomento à pesquisa, fundos setoriais do Ministério de Ciência e Tecnologia, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e tem parceria com empresas e organizações com forte base tecnológica. Seus pesquisadores mantêm participação em redes cooperativas de pesquisa, envolvendo diversas universidades e empresas regionais e nacionais, aliados ao estabelecimento de intercâmbios com programas de doutorado de excelência, o que contribui para o contínuo aperfeiçoamento de seus quadros.

Em junho de 2010, a UNIFACS passou a integrar a Rede Laureate International Universities, maior grupo educacional de ensino superior privado do mundo, presente em 21 países na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e Ásia. A rede é formada por mais de 50 instituições que oferecem programas de graduação e pós-graduação a 550 mil estudantes em todo o mundo.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Mapa da Bahia com municípios com campi da UNIFACS.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Graduação Tecnológica[editar | editar código-fonte]

Ensino[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

A UNIFACS, ao longo dos seus 37 anos, tem desempenhado um importante papel, colaborando para o desenvolvimento econômico e social da nossa região, missão à qual se propôs desde o início das suas atividades. Investe continuamente em infra-estrutura física, tecnológica e laboratorial.

Graduação Tecnológica[editar | editar código-fonte]

Com mais de 31 turmas formadas, os Cursos Superiores de Curta Duração da UNIFACS são uma modalidade de nível superior, com duração de até três anos, que oferecem a oportunidade àqueles que desejam se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho ou complementar e aprimorar suas qualificações técnico-profissionais. Os Cursos Superiores de Curta Duração em graduação tecnológica permitem aos formandos dar continuidade aos estudos por meio de programas de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Já o Curso Superior de Formação Específica (Seqüenciais), habilita a cursar MBAs e especializações (pós-graduação lato sensu).

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

Com 17 anos de funcionamento e, transformada em Centro de Pós-Graduação, um conceito que visa contribuir com a educação corporativa continuada, o Centro de Pós-Graduação Professor Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho oferece hoje 70 cursos Lato Sensu abertos ao mercado, sendo 28 de especialização, 16 de MBA (Master in Business Administration) e 27 cursos fechados com empresas e/ou instituições públicas. No Stricto Sensu, são 5 Mestrados recomendados pela CAPES, sendo 3 mestrados acadêmicos (Administração Estratégica, Análise Regional e Sistemas e Computação) e 2 mestrados profissionais (Regulação da Indústria de Energia e Sistemas e Computação, inclusive o único Mestrado em Informática da Bahia) e o 1º Doutorado aprovado pela CAPES em uma instituição de ensino superior privado do nordeste: Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano, além dos Doutorados Multiinstitucionais em Ciência da Computação (UNIFACS-UFBA-UEFS) e em Engenharia Química (UNIFACS-UFBA). Com tudo isso, hoje, já são mais de 12.000 alunos formados, profissionais de destaque no mercado.

EAD (Educação a distância)[editar | editar código-fonte]

Primeira instituição de ensino superior da Bahia credenciada pelo MEC para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância e pioneira no estado no oferecimento de cursos EAD de graduação. A UNIFACS já soma mais de 15.000 alunos formados nesta modalidade de ensino.

Atualmente, são oferecidos 7 cursos de graduação e 2 cursos de graduação tecnológica em, aproximadamente, 20 pólos de apoio presencial distribuídos em Salvador e em diversos municípios do interior do estado.

A Educação a Distância da UNIFACS surgiu em 1999 com a implantação do NUPPEAD (Núcleo de Pesquisa e Projetos em Educação a Distância da UNIFACS), no qual uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados trabalhou centrada numa preocupação fundamental: manter o mesmo padrão de qualidade já ofertado nos cursos presenciais.


  1. Associação Brasileira de Educação Internacional - Faubai. Disponível em: <http://faubai.org.br/pt-br/instituicoes-associadas/>. Acesso em: 4 abr. 2015.