Usuário(a):Cicerohr/Arquivo1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Cicerohr !

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.
Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz: Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão seguidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que puder receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências através do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de conduta
Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico do mesmo com indicação do autor.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia! Lusitana 09:03, 25 Janeiro 2006 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Quanto à imagem IgrejaMatrizArroioGrande.jpg


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na IgrejaMatrizArroioGrande.jpg. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! --Mschlindwein msg 08:21, 12 Abril 2006 (UTC)


Modificações no artigo "Região Sul do Brasil"[editar | editar código-fonte]

Desbravando o Brasil

Olá Cicerohr,

Eu reparei que você está contribuindo para o artigo Região Sul do Brasil e gostaria de convidá-lo para participar do Projeto Subdivisões do Brasil, uma tentativa de construir artigos detalhados sobre as subdivisões brasileiras na Wikipédia. Nele se reúnem todos que podem e querem falar um pouco sobre o seu município ou região. Se gostar do projeto registre-se como membro, mesmo que tenha pouco tempo para contribuir. Sua ajuda será muito bem vinda.

A propósito, existem algumas recomendações que eu acho que você deveria ler antes de efetuar grandes modificações, elas foram compiladas pelos membros do projeto para que todos os artigos sigam um mesmo padrão visual, de qualidade e de organização.

Se por acaso tiver algum problema ou dúvida deixe uma mensagem na minha página de discussão.

Continue com esse bom trabalho,

Raphael Lorenzetomsg 09:36, 18 Abril 2006 (UTC)

Nesta página
Iniciar tópico
Outras discussões
Projeto Projeto
Políticas Políticas
Modelos de navegação Modelos de navegação
Primeiros passos Primeiros passos
Regiões geoeconômicas
Regiões
Estados
Mesorregiões
Microrregiões
Regiões metropolitanas
Municípios

É isto mesmo! Ingresse no projeto! Raphael Lorenzetomsg 09:36, 18 Abril 2006 (UTC)

Bem-vindo! Bom, basicamente o que tem a fazer e ajudar o máximo que puder com informações sobre nossas subdivisões. Participar das discussões é outra coisa que é sempre bom fazer. Estou colocando ao lado at relação de tópicos em discussão do projeto. Dê uma olhada nas propostas e coloque sua opinião. De tempos em tempos, mandamos mensagens sobre uma questão ou outra, solicitando comparecimento, mas isso é só pras questões mais polêmicas.
No momento, temos oficializadas as políticas relacionadas as regiões geoeconômicas e as regiões. Os esforços devem estar concentrados em melhorar tais artigos primeiro de acordo com as recomendações que foram definidas.
Se tiver qualquer dúvida, me procure! Abraços, Raphael Lorenzetomsg 09:14, 19 Abril 2006 (UTC)

Bem vindo[editar | editar código-fonte]

Seja bem vindo! Lipeoi? 04:00, 28 Abril 2006 (UTC)

Atualização semanal: Projeto Subdivisões do Brasil[editar | editar código-fonte]

Olá Cícero,

Eu realmente fiquei muito feliz com os resultados da primeira semana do projeto e espero que possa ser sempre assim. Foram mais de 40 edições na semana passada o que é mais da metade de editções que o artigo já teve (desconsiderando reversões e vandalismos). Vejam como era antes e como está agora.

Realmente muito obrigado a todos que puderam ajudar!

Bom, dando continuidade ao projeto eu trago a atualização semanal:

Nesta semana

Região Norte: O foco da semana
Na seqüência, os artigos que precisam ser melhorados esta semana são referentes a região Norte do Brasil, a saber:
Os mapas relativos estarão no artigo dentro de alguns dias e segirão o mesmo padrão dos observados na região Norte. O usuário David Andrade pré-compilou para nós uma lista de imagens que já estão carregadas e que poderiam ilustrar belamente o artigo. Conforme o texto for se desenvolvendo tais imagens podem ir sendo contextualizadas.
Consulte os esqueletos para regiões geoeconômicas e para regiões caso precise saber quais seções faltam e boas contribuições!

" Vigie, amplie, ilustre "

Espero que tenham lembrado da Wikipédia na viagem desse feriado! Brincadeira… mas se tiraram fotos de paisagens, pontos turísticos ou monumentos históricos não hesite em carregar!

Discussões

Veja quais são os temas em discussão nessa semana e se tiver algum tempo disponível manifeste sua opinião:
Precisamos ao mesmo tempo oficializar as políticas para as divisões seguintes e esperamos poder fechar a questão dos estados e das mesorregiões até o dia 6 de maio.

Até mais, Raphael talk + 12:27, 1 Maio 2006 (UTC)

Atualização das discussões do Projeto[editar | editar código-fonte]

Olá Cícero,

Passei para avisar sobre os assuntos que serão o foco dessa semana do projeto.

Nesta semana

Região Sudeste: O foco da semana
Na seqüência, os artigos que precisam ser melhorados esta semana são referentes à região Sudeste do Brasil, a saber:
Os mapas relativos estarão no artigo logo que possível e segirão o mesmo padrão dos observados na região Norte. Precisamos que se busque imagens para ilustrar esses artigos, assim como foi feito nas regiões Norte e Nordeste.
Consulte os esqueletos para regiões geoeconômicas e para regiões caso precise saber quais seções faltam e boas contribuições!

" Vigie, amplie, ilustre "

Mesmo sendo esses os artigos-foco da semana, sinta-se livre para editar qualquer outro que já tenha as políticas oficialiazadas. Se quiser contribuir com outros artigos, veja as respectivas discussões no projeto e dê sua opinião!

Discussões

Veja quais são os temas em discussão nessa semana e se tiver algum tempo disponível manifeste sua opinião, pois ela é muito importante:
Precisamos ao mesmo tempo oficializar as políticas para as divisões seguintes e esperamos poder fechar a questão dos estados, das microrregiões e das regiões metropolitanas até o dia 13 de maio.
Repare que as discussões dos artigos sobre estado foram prorrogadas porque não foi "encerrada" a discussão sobre a política nos artigos, por isso peço que dê uma olhada e deixe sua opinião, ela é muito importante para nós.

Até mais, abraço! Mateus Hidalgo diga! 22:30, 8 Maio 2006 (UTC)

sobre uma edicao sua[editar | editar código-fonte]

Por favor me responda http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Microrregi%C3%B5es_do_Rio_Grande_do_Sul (apenas para eu aprender) Roberto Bertó 08:01, 18 Maio 2006 (UTC)

Votação[editar | editar código-fonte]

Amigo, tava precisando muito da sua ajuda… e sua opnião também. Tá tendo uma votação em Discussão:Belo_Horizonte e parece que ninguém pensou nessa questão antes… Andrevruas 17:23, 21 Maio 2006 (UTC)

Joinville[editar | editar código-fonte]

Vc se refere ao infobox "outras informações"? eu introduzi ele pq estavam faltando informações no infobox oficial. Crítico 24 Maio 2006 (UTC)

Atualização do Projeto Subdivisões do Brasil[editar | editar código-fonte]

Nesta semana
Região Centro-Oeste
Região Centro-Oeste

Nesta semana vamos tentar melhorar os seguintes artigos:

Enviado por Raphael talk + 09:53, 29 Maio 2006 (UTC)

Blumenau[editar | editar código-fonte]

Obrigado pela ajuda em Blumenau. Uma pena é a imagem da template, que estraga o artigo… (pelo layout) --Slade talk 15:26, 29 Maio 2006 (Segunda-feira)

RE: TOC[editar | editar código-fonte]

Olá, eu coloquei a resposta em Wikipedia Discussão:Projetos/Subdivisões do Brasil#Esclarecimento sobre "TOC"s para que todos possam ver. Até, Raphael talk + 21:27, 31 Maio 2006 (UTC)

Re:Mapas trocados[editar | editar código-fonte]

Olá Cicero,

Sim, sou eu o responsável pelos mapas. De fato cometi um erro ontem ao reenviar mapas que estavam com problemas no arquivo SVG. Devido ao sono eu acabei salvando as novas versões com os nomes trocados e daí a bagunça. Já estou reenviando os mapas corretos.

Abraços, Raphael talk + 15:48, 3 Junho 2006 (UTC)

Projeto Subdivisões do Brasil[editar | editar código-fonte]

Nesta semana
Região Norte

Esta região já esteve em destaque porém é a que menos foi trabalhada. Antes de passarmos para a próxima fase devemos melhorar dois artigos:

Fique atento(a) às páginas de discussão do projeto. Devemos tentar fechar as questões relacionadas aos estados nessa semana para, na semana seguinte, começarmos a trabalhar nos artigos.

Enviado por Raphael talk + 02:47, 5 Junho 2006 (UTC)

Olá Cícero,

Obrigado pela força e aqui estão os mapas que você pediu:

Dê uma olhada também em commons:Category:Maps of Rio Grande do Sul. Lá também tem mapas para a meso e a microrregião se você quiser fazer os artigos para as mesmas.

Até, Raphael talk + 10:18, 5 Junho 2006 (UTC)

Re: Mapas[editar | editar código-fonte]

Cícero, já fiz upload dos que você pediu e de outros 60 municípios das microrregiões do sul do estado. Dê uma olhada naquela categoria do commons que todos estão lá. Se precisar de mais algo é só dizer. Até, Raphael talk + 10:01, 7 Junho 2006 (UTC)

Desambiguação[editar | editar código-fonte]

Olá, Cícero. Moveste mata, uma página de desambiguação, para mata (desambiguação). As páginas de desambiguação não precisam ter "(desambiguação)" no seu título se ela já ocupa o título principal. "(desambiguação)" é somente necessária quando um artigo já ocupa o título principal, geralmente, por ser o artigo de maior relevância enciclopédica com o nome. Por isto, recoquei o artigo no seu título original. Obrigado, Leslie Msg 06:13, 9 Junho 2006 (UTC)

Hinos[editar | editar código-fonte]

Só para avisar que as letras de hinos estão sendo marcadas para mover para o Wikisource:, veja na discussão Projetos/Subdivisões do Brasil. De forma que vai ser inútil criarmos artigos com elas. Um abraço. --D. P. Campos 07:21, 9 Junho 2006 (UTC)

RE: Incoerências do IBGE[editar | editar código-fonte]

Cícero, eu acredito que isso se deve a ou alguma mudança feita na divisão ou a divisões diferentes. Eu reparei que o estado do Rio de Janeiro é dividido de diversas formas: a secretaria dos transportes tem um mapa, o judiciário tem outro e a segurança tem um terceiro, mas eu disse ao usuário que me questionou isso que os artigos "Microrregião X" e "Mesorregião X" são referentes a divisão do IBGE, isso reduz um pouco as discussões do tipo "esse município é de lá de acordo com o mapa que eu tenho na minha parede". Agora eu estou realmente surpreso ao ver que o próprio IBGE apresentou duas informações conflitantes. Enfim, não sei qual é o correto. Eu verifiquei as minhas fontes e das duas, uma é de 2001 e a outra é de 2005. O "Perfil dos municípios" que vc passou é de 2002. Acho que nesse meio tempo a divisão pode ter mudado e voltado ao que era antes. É a única explicação lógica que eu poderia dar. Aliás, olhando mais atentamente para os dados, são fontes de 1997, 2001 e 2005 que concordam com a atual versão dos mapas e das tabelas que o bot está colocando. Eu acredito e torço para que esteja correto por que refazer 1000 mapas não vai ser fácil. Bom, entre em contado em qualquer outro caso como esse. Pode ser que cheguemos a uma conclusão melhor. Raphael talk + 10:31, 10 Junho 2006 (UTC)

Bom, nesse caso eu acho que contactar o IBGE não seria má idéia já que eles mesmos trocaram esse dado. Agora, quanto a qualquer outra divergência com o mundo exterior eu acho que a posição do IBGE deve ser mantida por que é ele quem definie as micros e mesos. Os artigos são relativos as micros e mesos do IBGE e por isso tem "Microrregião " e "Mesorregião " no nome. Qualquer outra forma divisão estatual diferente dessa deve ser tratada em artigos diferentes. Você poderia tentar entrar em contato com o instituto? Raphael talk + 11:52, 11 Junho 2006 (UTC)

Esboços[editar | editar código-fonte]

Não adicione a marcação de esboço aos muncípios mais populosos de Santa Catarina. Estes artigos não são esboços. --Slade GOL! 22:39, 18 Junho 2006 (Domingo)

Eu também não sei qual é o critério, mas na vez em que o bot do Raphael estava inserindo as marcações em todos os artigos eu já havia retirado e avisado ele que os artigos não são esboços, apesar de serem pequenos por se tratarem de cidades. Já sobre as outras cidades, não sei te dizer, não participo do projeto. --Slade GOL! 12:13, 19 Junho 2006 (Segunda-feira)

Piada[editar | editar código-fonte]

Região metropolitana de Tubarão? Isso não existe. De onde tiraram essa informação ridícula?


Não, isto não é uma piada. Se você "201.41.247.210" ao menos fizesse uma simples pesquisa no Google antes de escrever algo que você desconhece, você encontraria a LEI COMPLEMENTAR Nº 221, de 09 de janeiro de 2002, que institui, entre outras, a região Metropolitana de Tubarão. Decretada pela assembléia legislativa do estado de Santa Catarina e sancionada pelo então governador, deste mesmo estado, Esperidião Amin Helou Filho.
As críticas serão sempre bem-vindas, porém a crítica anônima, vazia e sem argumento será sempre lamentável. Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 04:02, 23 Junho 2006 (UTC)


Que eu saiba essa enciclopédia não tem dono. Mas parece que chegou um que está se achando.

Pra seu conhecimento nem a região metropolitana de Criciúma existe, pois na época em que o Amim estava criando a de Criciúma, Tubarão também exigiu a sua região, e o que aconteceu é que, tanto Criciúma quanto tubarão, acabaram ficando sem.


Você, "201.41.193.32", poderá dirigir as suas reclamações ao IBGE, pois todos os dados foram retirados desta fonte. A lei LEI COMPLEMENTAR Nº 221, de 09 de janeiro de 2002 existe e foi sancinada pelo governador já citado, veja neste link.
A lista com as RM do Brasil encontra-se neste link. Espero que isto esclareça. Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 04:41, 24 Junho 2006 (UTC)

Mapa de Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

Olá Cicero! Eu vi que você carregou um mapa de Florianópolis. Você ou mais alguém está fazendo os mapas para as outras cidades de Santa Catarina? Caso não, talvez eu possa ajudar (se eu não apanhar para o CorelDraw. é claro ;) )--Giro720 15:26, 24 Junho 2006 (UTC)

OK. O mapa ficou muito bom, mas tenho um questionamento: São Francisco do Sul, que é uma ilha, acabou ficando grudado no continente (é só comparar com a foto no artigo ou com [2]). Se for mudar, é mais fácil agora do que depois de todos estiverem prontos. Outra coisa, o município destacado ficará com a cor #ff0000?. Valeu. --Giro720 04:12, 25 Junho 2006 (UTC)

Informações erradas[editar | editar código-fonte]

Por acaso, Sr. Cicero, vc sabe quem escreveu aquelas informações sobre o Criciúma EC (já corrigidas por mim) onde dizia que o clube tinha sido fundado na década de 1960 e com contribuições financeiras de empresas mineradoras?

São duas informações totalmente equivocadas. O clube foi fundado em 1947 e é o único clube da cidade que sua fundação não tem nada haver com o carvão.

A pessoa, mal informada, que escreveu um absurdo desse contribuiu com o descrédito desta enciclopédia.

No lugar do IP deixo meu nome.

Cláudio Criciúma/SC

Não saberia dizer quem fez isto. Faça uma pesquisa no histórico do artigo Cláudio. Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 07:49, 29 Junho 2006 (UTC)

Mapa de Nova Prata[editar | editar código-fonte]

Olá Cícero. Parace-me que você se enganou com o mapa de Nova Prata, pois ele mostra São Leopoldo, é é daqueles feitos pelo Raphael ainda. Teria como você confirmar isso? Obrigado, abraço. Mateus Hidalgo diga! 16:08, 10 Julho 2006 (UTC)

Porto Velho[editar | editar código-fonte]

Oi,

Ficou legal o mapa do município de Porto Velho. Valeu! Mas a "Predefinição:Subdivisões de Rondônia" ficou vermelho e é inexistente.

Boas contribuições,

--Filipe Mesquita discuta 06:00, 13 Julho 2006 (UTC)

O de Marília ficou muito bom - estou com a matriz (o Raphael me enviou ) estou fazendo algo errado ao trabalhar as camadas ou na hora de gravar, não acredito que seja a versão do Corel (o meu é o 13)! Parabéns e obrigado! --Reynaldo 13:53, 13 Julho 2006 (UTC)

Só temos a agradecer! O seu ficou muito bom. Vou tentar carregar o outro e ver a diferença. Abraço.--Reynaldo 04:43, 15 Julho 2006 (UTC)

Olá, Cícero,
Parabéns pela predefinição de Rondônia, mas está incorreto o link para a Microrregião de Alvorada d'Oeste, dê uma olhada lá. Estou trabalhando no artigo sobre Rio Branco, ficaria agradecido se desse uma olhada nele também.
Até mais e boas contribuições,
--Filipe Mesquita discuta 18:03, 18 Julho 2006 (UTC)

Obrigado[editar | editar código-fonte]

Obrigado Cicerohr eu estou a pouco tempo editando para a wikipédia,colocando informações que muitas pessoas não sabem sobre a cidade de Canoas,eu só vim avisar pelo obrigado e que eu Gosto muito de Arroio Grande,eu faço muitas pescarias lá,ok até logo Nathan Sodré Salvatierra