Usuário(a):Sclerotized/Onychopterella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Onychopterella ( /ˌɒnkɒptəˈrɛlə/ ON-ə-kop-tə-REL-ə, do grego antigo : ὄνῠξ ( ónyx ), "garra", e πτερόν ( pteron ), " asa") é um género de euriptérido predador ("escorpião marinho"), um grupo extinto de artrópodes aquáticos. Fósseis de Onychopterella foram descobertos em depósitos do Ordoviciano Superior ao Siluriano Superior. O género contém três espécies : O. kokomoensis, a espécie-tipo, da época Pridoli do Indiana ; O. pumilus, do início da época Llandovery do Illinois, ambos dos Estados Unidos; e O. augusti, do final do andar Hirnaniano ao início do Ruddaniano da África do Sul.

O seu prosoma (cabeça) pode ser subquadrado (quase quadrado) ou sub-retangular (quase retangular), com olhos reniformes (em formato de rim). Os apêndices (membros) eram geralmente longos, estreitos e pontiagudos na sua extremidade. O abdômen e o télson (a divisão mais posterior do corpo) apresentavam formas e tamanhos diferentes dependendo da espécie. A ornamentação do corpo consistia de pequenas escamas pontiagudas. A maior espécie do género foi a O. kokomoensis com um comprimento total de 16  centímetros (6,3 polegadas) de comprimento, seguida pela O. augusti ( 14,3 cm (5,6 in) ) e O. pumilus ( 4 cm (1,6 in) ).

Os primeiros fósseis de Onychopterella, pertencentes a O. kokomoensis, foram descobertos em 1896 no Grupo Waterlime de Kokomo, Indiana . A espécie tem recebido atenção de investigadores de euriptéridos pela sua garra terminal no sexto par de apêndices ou pernas nadadoras. Onychopterella é também o género tipo da família basal ("primitiva") de eurypterinos Onychopterellidae, que inclui os géneros Alkenopterus e Tylopterella e é caracterizada pela presença de espinhos no segundo ao quarto par de apêndices e ausência destes no quinto e sexto (excetuando, ocasionalmente, um na extremidade distal da perna nadadora), bem como a forma lanceolada (em forma de lança) ou estiliforme (em forma de caneta) do télson, entre outras características.

A preservação excecional dos fósseis de O. augusti permitiu aos cientistas descrever parte do canal alimentar apenas observado em algumas espécies de euriptéridos, bem como a estrutura muscular interna dos membros e até parte do aparelho respiratório branquial externo. Este verificou-se ser muito semelhante ao presente em escorpiões atuais, apoiando uma relação entre euriptéridos e escorpiões. O género Onychopterella era capaz de nadar. É provável que a maior parte do seu tempo fosse passada no estrato, provavelmente usando os seus espinhos para andar e a cabeça para cavar o solo.

Referências[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Fósseis da África do Sul]] [[Categoria:Fósseis dos Estados Unidos]] [[Categoria:Artrópodes do Ordoviciano]] [[Categoria:Artrópodes do Siluriano]]