Tubo digestivo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O tubo digestivo é uma estrutura presente nos Bilateria (animais triploblásticos e em Platelmintos) e Cnidaria, sendo o canal que traz o alimento ao interior do corpo, o digere, e conduz os metabólitos de volta ao meio externo. Em todos os casos, é uma cavidade formada pela endoderme no momento do fechamento do embrião,e pode se apresentar em inúmeros níveis de complexidade, dependendo do grupo taxonômico.

Em todos estes animais, o conjunto básico do tubo digestivo inclui: boca (por onde o alimento entra, e onde muitas vezes ocorre a digestão mecânica), esôfago (tubo revestido de musculatura lisa que conduz o alimento pelo tubo digestivo), intestino (onde ocorre toda ou parte da digestão química) e ânus (por onde são eliminados os restos). Este é o plano básico presentes nos Platelmintos e diversos organismos simples, cuja alimentação não exige estruturas especiais para sua digestão e absorção.

Animais celomados possuem uma tendência à complexidade do tubo digestivo maior do que os pseudocelomados e acelomados, e mesmo animais simples, de corpo vermiforme, possuem alguma especialização.

Em seres humanos, o tubo digestivo é constituído por: boca, faringe, esôfago, cárdia, estômago, piloro, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso(cego e cólon), reto e ânus. Há ainda ossos, músculos e glândulas anexos que auxiliam a digestão, como dentes, língua, glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar e apêndice (embora este último não tenha propriamente uma função na digestão). O tubo digestivo é maior do que o individuo a que pertence, o seu intestino delgado chega a ter cerca de 8 metros de comprimento, encontra-se todo enrolado.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.