Usuário:DanielBF/Livros/Manual da Wikipédia/Ligar artigos a outras Wikipedias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ligações interlinguísticas (ou simplesmente interwikis) são ligações para um mesmo artigo na Wikipédia numa outra língua.

Os interwikis aparecem num menu da página (em Monobook à esquerda, na Clássica no topo e em baixo) sob o título outras línguas e mostram o nome da língua que a ligação tem disponível. Os interwikis parecem como ligações externas mas a sintaxe é como as das ligações internas.

Os interwikis não são colocados automaticamente pelo sistema! Cabe ao usuário, quando criar um artigo ou encontrar algum artigo sem interwikis, colocá-los.

É sinal de cuidado e atenção colocar os interwikis nas páginas que se criam ou se modificam se estas ainda não os tiverem. Fica muito mais fácil se a pessoa que cria o artigo o fizer, em vez de algum outro usuário ter que fazê-lo mais tarde, principalmente se o editor do artigo se baseia no artigo estrangeiro para escrever o artigo aqui.

Sintaxe para interwikis[editar | editar código-fonte]

Os interwikis têm a seguinte forma:

[[Código da língua:Título do artigo]]

onde o código da língua são as duas letras do padrão ISO 639-1.

Veja a lista completa das interwikis disponíveis. O código para inglês é "en" (english), alemão "de" (deutsch), português "pt", etc..

Exemplo: o artigo Platão poderá ser referenciado em outras línguas usando os seguintes comandos:

Código Idioma
[[bg:Платон]] Búlgaro
[[de:Platon]] Alemão
[[en:Plato]] Inglês
[[es:Platón]] Espanhol
[[it:Platone]] Italiano
[[fi:Platon]] Finlandês
[[fr:Platon]] Francês
[[ja:プラトン]] Japonês
[[nl:Plato]] Neerlandês
[[pl:Platon]] Polonês
[[ru:Платон]] Russo
[[zh:柏拉图]] Chinês

Como achar os interwikis[editar | editar código-fonte]

  • O melhor jeito de achá-los é ir a uma Wikipédia grande (por exemplo a Wikipédia em língua inglesa), achar o artigo por lá, editá-lo e copiar os interwikis de lá para o artigo na nossa Wikipédia.
    • O link para a nossa Wikipédia ([[pt:Terra]]) não deve ser colocado na nossa wikipédia, mas nas outras wikipédias sim, para que os usuários estrangeiros tenham acesso facilmente aos nossos artigos. Assim, é um trabalho de ida e volta: buscam-se os links externos nas outras Wikipédias, e a partir deles acha-se o artigo equivalente nas outras Wikipédias e coloca-se nosso link por lá.
  • Se o artigo tiver imagem: clique na imagem. Apesar de ela estar (provavelmente) no Commons, experimente mudar o seu endereço na barra de endereço por "en.wikipedia". Se esta imagem estiver em uso na Wikipédia em inglês ela irá aparecer, juntamente com algumas ligações para páginas que utilizem essa imagem. Possivelmente estará a ser usada no artigo correspondente ao da Wikipédia lusófona.
  • Se nada disto funcionar, tente ir pelos links do artigo. Por exemplo, se estivesse a tentar colocar interwikis no artigo sobre a gripe das aves, pense um pouco no tópico principal: gripe. Siga o interwiki de gripe: en:Influenza. Ora, "aves, pássaros", em língua inglesa, diz-se "avian, ou birds". Procure por essas palavras no artigo. Encontrará en:Avian flu. Aproveite e confirme com uma língua parecida com o português, como o castelhano: es:Gripe aviaria - que tal? Parecido, não?
  • Ferramenta que pesquisa em várias Wikipédias simultaneamente

Onde colocar os interwikis no artigo[editar | editar código-fonte]

  • Teoricamente, um interwiki pode ser colocado em qualquer lugar no artigo. Esses links são tratados de modo especial: não aparecem no corpo do texto, mas aparecem automaticamente numa parte especial no menu da esquerda chamado "outras línguas" listada alfabeticamente. Recomenda-se, no entanto, ao editar um artigo, a colocar os interwikis no fim do artigo, após os "ligações externas", os ver também e as categorias.
  • A ligação para a Wikipédia lusófona ([[pt:Terra]]) não deve ser colocado nesta Wikipédia, mas sim nas outras Wikipédias, para que os usuários nas outras Wikipédias tenham acesso facilmente às páginas da Wikipédia lusófona.
  • Ao editar um artigo e colocar os respectivos interwikis confira se este apresenta a predefinição {{semiw}} (ver secção abaixo para pormenores). Se for esse o caso, retire-a antes de gravar o artigo.

Predefinições {{semiw}} e {{seminterwiki-categorias}}[editar | editar código-fonte]

  • Pode ser que um artigo apresente a predefinição {{semiw}} (só é visível ao editar o artigo). Esta predefinição é colocada geralmente no final da página de artigos que não tenham ainda ligações interlinguísticas. Esta marcação faz com que todos os artigos ainda sem interwikis sejam automaticamente listados aqui.
  • Preferencialmente o autor de um artigo deverá inserir os respectivos interwikis. Caso não saiba qual o título correspondente noutras línguas, ou caso o artigo não exista ainda nas outras Wikipédias, esta marcação ajuda a identificar os artigos com interwikis em falta.
  • Ao colocar interwikis num artigo com esta predefinição não se esqueça de a retirar antes de gravar o artigo.
  • Categorias sem interwikis são marcadas com {{seminterwiki-categorias}}.

Ligação normal para um artigo noutra língua[editar | editar código-fonte]

  • Interwikis colocados em páginas de discussão ou no Meta aparecem como ligações internas normais, ou seja, não ficam automaticamente colocados no menu “outras línguas”. Deste modo podem-se citar com facilidade artigos de outras Wikipédias nas páginas de discussão.
  • Numa página de artigo também é possível fazer uma ligação normal para outro artigo noutra língua, sem que seja tratado como um interwiki que fica automaticamente no menu “outras línguas”. Para isso basta acrescentar dois pontos antes do código da língua. Exemplo:
[[:nl:Hond]] que resulta em nl:Hond
  • Também é possível criar uma ligação normal para um artigo noutra língua pertencente a outro projecto Wikimedia. Para isso basta acrescentar, antes do código da língua, o código para o respectivo projecto (para saber quais são veja Ajuda:Guia de edição/Correlatos). Exemplo de uma ligação para um artigo no Wikicionário francês:
[[wikt:fr:Jus]] que resulta em wikt:fr:Jus

Interwikis para páginas inexistentes[editar | editar código-fonte]

Ligações para artigos presentes noutras Wikipédias têm um tom de azul diferente das ligações entre artigos da Wikipédia lusófona. E, ao contrário das ligações internas, essas ligações não apresentam uma cor diferente (vermelho) quando o artigo no destino ainda não existe.

Artigos destacados em outra língua[editar | editar código-fonte]

Para marcar um ou mais interwikis como um artigo destacado, deve-se adicionar o seguinte texto logo antes dos interwikis:

{{Link FA|código da língua}}

Por exemplo, se o artigo tomate tiver sido destacado nas Wikipédias em francês e em alemão, deve-se escrever:

{{Link FA|fr}}
{{Link FA|de}}

Ordenação[editar | editar código-fonte]

A lista de interwikis deve ser ordenada alfabeticamente baseado no nome local das línguas, como descrito em ordenação de interwikis. Entretanto, ordenar alfabeticamente de acordo com o código da língua também é aceitável.