Saltar para o conteúdo

Usuário:Music01/Testes/Hold It Against Me

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Hold It Against Me"
Single de Britney Spears
do álbum Femme Fatale
Lançamento 10 de janeiro de 2011 (2011-01-10)
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2010;
Conway Studios, Dr. Luke's
(Los Angeles, Califórnia)
Gênero(s) Dance-pop
Duração 3:49
Gravadora(s) Jive
Composição Max Martin, Lukasz Gottwald, Mathieu Jomphe, Bonnie McKee
Produção Max Martin, Dr. Luke, Billboard
Cronologia de singles de Britney Spears
"3"
(2009)
"Till the World Ends"
(2011)
Lista de faixas de Femme Fatale
"Till the World Ends"
(1)
"Inside Out"
(3)

"Hold It Againast Me" é uma canção da artista musical estadunidense Britney Spears, contida em seu sétimo álbum de estúdio Femme Fatale (2011). Foi composta e produzida por Max Martin, Dr. Luke e Billboard, com escrita adicional por Bonnie McKee. Luke explicou que ele queria que a canção soasse diferente de suas produções anteriores. Foi originalmente oferecida por Katy Perry, mas Martin e Luke sentiram que não combinava com a cantora. Uma versão não finalizada da faixa na voz de McKee foi divulgada ilegalmente em 6 de janeiro de 2011, com o tema sendo disponibilizado para streaming em 10 de janeiro de 2011. Foi lançado digitalmente no dia seguinte através da Jive Records, servindo como o primeiro single do material, e posteriormente comercializado em formato físico.

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

"Hold It Against Me" foi composta e produzida por Max Martin, Dr. Luke e Billboard, com escrita adicional por Bonnie McKee. Depois de elaborarem a composição da faixa, Martin e Luke queriam enviá-la para a cantora Katy Perry, mas decidiram que "definitivamente não era uma música de Katy Perry". Eles continuaram a trabalhar na canção com o produtor Billboard. Luke comentou: "Eu queria ter certeza de que [esta canção] não soaria como tudo que eu fiz. (...) Pode ser pesada nas estrofes, e a ponte é super, super pesada, mas o refrão é super pop". Após supostas letras do número terem sido divulgadas na Internet, Luke comentou em seu Twitter no dia 9 de dezembro de 2010: "Eu / nós nunca escrevemos uma canção chamada 'Don't Hold It Against Me'. (...) Tomem cuidado com informações infantis imprecisas (...) Nós escrevemos 'Hold It Against Me', mas essas letras não são as letras [que escrevemos]". Foi anunciado pela imprensa que "Hold It Against Me" iria estrear em 7 de janeiro de 2011; contudo, tal informação foi negada pelo empresário da artista Adam Leber. Uma versão inacabada da obra na voz de McKee foi divulgada de forma ilegal em 6 de janeiro de 2011. Spears lançou a capa do single no mesmo dia e comentou através de seu Twitter: "Ouvi uma versão inacabada do meu novo single. Se vocês acham que está boa, esperem até ouvirem a versão real na próxima terça-feira".

Em 10 de janeiro de 2011, a obra foi disponibilizada para streaming na página oficial do radialista Ryan Seacrest, que estreou-a em seu programa On Air with Ryan Seacrest pouco depois. A artista divulgou em seu Twitter: "Não #HOLDITAGAINSTME por ter sido lançada mais cedo. Eu não pude esperar mais. Espero que vocês não se importem. (...)". A estreia radiofônica fez com diversos portais falhassem após terem recebido muito tráfico procurando sobre a canção". Em 11 de janeiro de 2011, "Hold It Against Me" foi lançada digitalmente na iTunes Store de diversos países, como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Suécia. Nos dias seguintes, foi lançado em formato digital na Alemanha, no Brasil, na Polônia e no Reino Unido. Originalmente, o single seria lançado no Reino Unido em 20 de fevereiro de 2011, mas a data de lançamento foi adiantada para 17 de janeiro de 2011 devido à alta demanda; posteriormente, a música foi comercializada em formato físico em território britânico e alemão.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento e lançamento[editar | editar código-fonte]

Nós estamos fazendo-o com segurança, não estamos tentando nos matar ainda, porém o vídeo vem mais perto e mais parto, e nós vamos definitivamente machucar nossas costas. Houve um momento em que estávamos ensaiando e eu mostrei a Britney uma seção e foi algo que eu realmente queria que ela fizesse, e ela enlouqueceu. (...) É louco quando você vê pela primeira vez algo como isso, o quanto pode ser esmagador, especialmente quando você não esteve no estúdio [de dança] em um ano. (...) Eu acho que você pode esperar o inesperado de Britney. Ela está assumindo riscos quando se trata de moda, quando se trata de coreografia, quando se trata dessa música — ela cresceu muito, e fará 30 anos em breve, então ela é uma mulher independente e eu acho que ela quer mostrar isso.

—Friedman falando sobre o vídeo em entrevista para a MTV.

O vídeo musical de "Hold It Against Me" foi filmado nos dias 22 e 23 de janeiro de 2011. Foi dirigido por Jonas Åkerlund, enquanto Brian Friedman serviu como o coreógrafo. De acordo com o empresário de Spears Larry Rudolph, ela se tornou fã de Åkerlund após ver o vídeo de "Ray of Light", de Madonna, que foi dirigido por Åkerlund, mas que eles não trabalharam juntos no passado devido à "disponibilidade dele ou o tempo [livre] dela". Spears e o diretor criaram o conceito rapidamente, apresentando diferentes ideias até "[o conceito] levar uma vida por conta própria". Os testes para dançarinos tiveram início em 22 de dezembro de 2010, e os candidatos tiveram de aprender uma rotina de dança de "Criminal Intent", da cantora sueca Robyn. Um mês depois, Spears divulgou uma mensagem em seu Twittter, dizendo que foi "uma experiência incrível" e que "seria um dos melhores vídeos que fiz". Em 2 de fevereiro de 2011, surgiram acusações do TMZ de que o diretor decidiu usar uma dançarina dublê de Spears, já que esta não havia ensaiado seus passos suficientemente. Åkerlund e os representantes de Spears negaram os rumores, e o diretor comentou: "[Britney] foi boa ao longo do processo inteiro. (...) Tive tempo suficiente para saber quando um artista dá tudo de si e, para mim, não ficar melhor do que isso. Esse vídeo será bastante incrível! É tudo [sobre] Britney". Rudolph mais tarde confirmou que eles usaram uma dublê de corpo, porém apenas para as cenas em que Spears luta contra si mesma. A cena da luta foi coreografada por Steven Ho. Ele comentou que a artista incorporou os passos aprendidos durante os ensaios, e que ela também incorporou "seu próprio sabor", adicionando uma pequena rasteira de passos em seus calcanhares. O tamanho dos vestidos também passou por problemas, e ouve discussões sobre o encurtamento dos figurinos por questões de segurança. Eles foram posterirormente adicionados como "armas", como Ho explicou: "Como se fossem lâminas afiadas, dando a Britney razão para pular e fugir ao seu redor".

Friedman revelou que a esposa do diretor, B. Åkerlund, foi a estilista do vídeo. Ela é conhecida por seus trabalhos com Madonna e Lady Gaga, porém o coreógrafo assegurou que "não é [como] 'Britney [se] fazendo [de] Gaga'". B. mais tarde comentou sobre a moda do vídeo, dizendo: "Nós estávamos procurando um estilo de alta costura punk rock no vídeo, com um toque de glamour". Para a cena do vestido de casamento, B. trabalhou com as modas de Tom Tom para criar uma roupa sob medida. Cristais Swarovski foram usados para a "criação dos braços"; um colar Dannijo e luvas La Cracia foram adicionadas como acessórios. Para a cena da luta, Spears e sua dublê usaram vestidos personalizados por B., em colaboração com Falguni e Shane Peacock, e também salto-altos esportivos de XTC. Durante a sua sequência de dança, a cantora vestiu um equipamento criado por B. e Skin Grafts Design, com joias providas de Tom Binns. As botas eram da própria artista, e foram completamente deslumbradas por cristais Swarovski. Para a sequência dos microfones, Spears usou um estilo vermelho descrito como "ombros de crânio", designados por Yasmen Hussein para a Swarovski Runway Rocks. Ela completou o estilo com brincos e um colar de Tom Binns e anéis de Loree Rodkin. Para a cena final, a intérprete usou um vestido preto personalizado e colado ao corpo de Bordelle, completado com ligas. Outros acessórios do vestido incluíram um colar de Noir e botas decoradas por cristais Swarovski. Após o seu lançamento, o vídeo rendeu a Spears US$ 500.000 devido à divulgação indireta de produtos da Sony, Make Up For Ever e Plenty of Fish.

Spears anunciou através em seu Twitter em 4 de fevereiro de 2011 que divulgaria uma prévia do vídeo durante catorze dias ininterruptos. A primeira a ser divulgada apresentou a cantora em um vestido branco flutuante, cercada de aparelhos televisivos ao passo em que uma luz e a câmera são apontadas para a sua face. Outras prévias apresentaram Spears vestindo o equipamento vermelho, no meio de uma sequência de dança com dançarinos masculinos, e aparelhos televisivos mostrando seus vídeos musicais anteriores, como "...Baby One More Time" e "Sometimes". James Montgomery, da MTV, descreveu as prévias como "brilhantes" e comentou que elas "rende[ra]m a ela um lugar na história promocional", comparando Spears e o seu uso de redes sociais à campanhas antigas de Kanye West, Radiohead e iamamiwhoami. Dois dias depois, Britney divulgou através de seu Twitter: "Vi apenas uma nova prévia de #HIAM [abreviação de 'Hold It Against Me']. MUITO animada para compartilhar isso!". O vídeo estreou na MTV estadunidense às 21:55. Seguiu-se uma discussão ao vivo convidados especiais na página da emissora supracitada às 23:00 em horário estadunidense.