Varvara Stepanova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Varvara Stepanova
Варва́ра Степа́нова
Rodchenko e Stepanova, c.1920
Nome completo Varvara Fyodorovna Stepanova
Nascimento 9 de Novembro de 1894
kaunas, Lituânia
Morte 20 de Maio de 1958 (63 anos)
Moscovo
Movimento(s) Construtivismo

Varvara Fyodorovna Stepanova (em russo: Варва́ра Фёдоровна Степа́нова; 9 de Novembro de 189420 de Maio de 1958 foi uma artista Russa associada ao movimento construtivista1 .

Biografia[editar | editar código-fonte]

De origens camponesa, teve contudo a oportunidade de ter aulas na Escola de Arte de Kazan em Odessa. Foi aí que conheceu o seu amigo e colaborador durante a vida Alexander Rodchenko. Nos anos anteriores à Revolução Russa de 1917 ambos arrendaram um apartamento em Moscovo, pertencente a Wassily Kandinsky. Estes artistas tornar-se-iam algumas das figuras principais da vanguarda russa. A nova arte abstrata Russa, que teve incício por volta de 1909, foi o culminar de influências como o cubismo, o futurismo Italiano, e a arte tradicional e vernacular. Stepanova desenhou ainda trabalhos cubofuturistas para vários livros de artistas.

No anos seguintes à revolução, Stepanova contribuiu com obras para a V e X Exposição Estatal, ambas em 1919. No ano seguinte, surgiria uma divisão entre pintores como Kasimir Malevich, que continuavam a pintar com a noção que a arte deveria ser uma actividade espiritual, e aqueles que acreditavam que deviam trabalhar directamente para o curso da revolução da sociedade. Stepanova declarou no seu texto para a exposição 5x5=25, organizada em Moscovo em 1921:

"A composição é a aproximação contemplativa do artista. A tecnologia e a indústria confrontaram a arte com o problema da construção como um processo activo, e não reflectivo. A inviolabilidade de um trabalho como entidade singular foi destruída. O museu que fora o santuário da arte está agora transformado num arquivo."

O termo Construtivismo era na época usado pelos próprios artistas para descrever o rumo que o seu trabalho estava a tomar. O teatro era outra das áreas onde os artistas podiam expressar novos conceitos artísticos e sociais. Stepanova desenhou os cenários para a obra A Morte de Tarelkdin em 1922. No ano seguinte concretizou o seu ideal de se envolver directamente na produção industrial quando, em conjunto com Lyubov Popova, se tornoudesigner têxtil na Tsindel, fábrica de têxteis do estado perto de Moscovo, em em 1924 quando se torna professora de design têxtil na escola artística Vkhutemas. Ao mesmo tempo exercia actividade na tipografia, grafismo para livros e em contribuições para a revista LEF.

Referências

  • The Russian Experiment in Art, Camilla Gray, Thames and Hudson,1976
  • Avant-garde Russe, Andrei Nakov, Art Data, 1986

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.