Wikipédia Discussão:Livro de estilo/Arquivo 3

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Seção introdutória[editar código-fonte]

Acho que a seção introdutória está dando uma má idéia a quem a ler com a seguinte frase: "Não se requer que os autores sigam todas ou alguma destas regras: a graça da edição wiki é que não se requer perfeição. Os wikipedistas que fazem copy-edit vão se encaminhar a este manual e gradualmente serão feitas páginas que se ajustam a este guia [...]".Ou seja, não precisas fazer nada disso porque pode ser que alguém venha fazer. Quando eu creio que a idéia seria mais ou menos a seguinte: Agradece-se aos que seguem o estilo em suas edições, mas a preocupação com a perfeição é desnecessária. E também há o problema de saber o que é copy-edit. Seria formatação?

Para além disso, não seria melhor fundir as seções "Legendas" e "Posicionamento e tamanho das imagens", afinal, as duas tratam de imagens e poderiam ser colocadas sob esse título. - Jota Morais 20:08, 4 Fevereiro 2007 (UTC)

Nomes comuns...[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 08:23, 15 Maio 2007 (UTC)

Não sei se estou chovendo no molhado, mas acho que deveríamos ter um modelo para artigos (desambiguações, na verdade) de nomes comuns, como Raquel, Luís, Marcos etc. A Wikipédia.en me parece ter um bom modelo, no qual são criadas desambiguações no artigo principal, onde se dá uma breve descrição da etimologia do nome em questão (isso evita mínimos o nome em si) e uma subsequente lista com os artigos sob aquele nome, tal como pode se ver em Rachel, Marc e Louis. Os artigos são ainda categorizados numa subcategoria das páginas de desambiguação, a Lists of ambiguous human names, bem como na Given names. O que acham de aplicarmos o modelo à nossa Wikipédia? Alguém sugere algum outro? Cordialmente, Sturm 20:47, 7 Abril 2007 (UTC)

Concordo Se tem na Wiki-en e funciona, óptimo! Era bom que se seguisse uma regra aplicada em todos os casos. Lucia Carvalho Olá! 22:32, 7 Abril 2007 (UTC)

ConcordoTheMente D C 22:26, 8 Abril 2007 (UTC)(isso jah deveria ter sido feito)

Concordo Sempre dá uma ajuda Eduardo 08:44, 9 Abril 2007 (UTC)

Concordo Eu próprio já criei ou melhorei alguns desses artigos de desambiguação e de nomes próprios, tais como: Godofredo, Francisco, Gonçalo, Catarina, Carlos, Gisela, Casimiro, entre outros.

  • Discordo Não consigo ver nenhum interesse nesse tipo de página. PARG 22:45, 8 Abril 2007 (UTC)
  • Discordo. Com o PARG. Mschlindwein msg 19:59, 9 Abril 2007 (UTC).

Sou um entusiasta da etimologia e da onomástica e criei alguns artigos sobre prenomes e sobrenomes, o problema é que tais artigos são um prato cheio para vandalismos "randômicos". Volta e meia inserem bobagem, colam definições deste sites de quinta categoria dizendo que quem se chama "Bruno" tem personalidade forte (nunca vi nenhum método de adivinhação dizer que alguém tem personalidade fraca...) etc... Dantadd 23:04, 10 Abril 2007 (UTC)

texto anterior O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 08:23, 15 Maio 2007 (UTC)

  • Só informando: This page has been deleted. The deletion log for the page is provided below for reference. 2008-09-09T13:30:25 Kbdank71 (Talk | contribs) deleted "Category:Lists of ambiguous human names" ‎ (CFD 2008 Aug 24). YANGUAS diz!-fiz 16h14min de 12 de fevereiro de 2009 (UTC)

Sugestão para nascimentos/mortes[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 08:23, 15 Maio 2007 (UTC)

Tendo em vista o crescente número de coincidências em datas de nascimento/morte num mesmo ano (vejam como estão ficando gigantescas e feias na Wiki:EN), proponho uma pioneira "tabelização". Talvez soe um pouco "moderno" demais mas, do meu ponto de vista, facilitaria a leitura. Eis um exemplo, em 14 de maio/nascimentos (reparem nos anos 1944 e 1969):

Ano Nome Sumário Morte
1771 Robert Owen socialista utópico e cooperativista inglês 1858
1875 José Santos Chocano poeta e escritor peruano
1884 Claudius Dornier projetista alemão, fabricante de aviões e responsável pela construção dos primeiros jatos 1969
1944 George Lucas cineasta norte-americano
Raul Pont político brasileiro
1952 David Byrne cantor e líder do grupo Talking Heads
1969 Cate Blanchett atriz australiana
Mariana Godoy jornalista brasileira
1971 Sofia Coppola cineasta estadunidense
1975 Thalma de Freitas atriz brasileira
1982 Anahí atriz e cantora mexicana

Obviamente, seria um trabalho de proporções gigantescas, mas que poderia ser feito aos poucos por voluntários. O estilo da tabela poderia ser outro; este aí é o "wikitable". Que lhes parecem, muito assustador? Rodrigo César Diasmsg 13:37, 1 Abril 2007 (UTC)

Isso vai dar um trabalho danado... Em princípio não sou contra, mas precisamos ouvir o resto da comunidade. Boa iniciativa. Mschlindwein msg 09:56, 3 Abril 2007 (UTC)
Sei mexer com CSS e posso criar um padrão para uma tabela visualmente mais suave, por exemplo, sem o background 100% em cinza. Algum administrador poderia então incluir o novo estilo de tabela no CSS da Wikipédia (não sei se o CSS é universal para todas). RodrigoCDmsg 14:54, 3 Abril 2007 (UTC)
  1. Em que é que a mudança de listas para tabelas iria diminuir o "gigantesquismo" que referiste? pelo contrário, iria aumentar, já que o espaçamento nas tabelas é maior que nas listas.
  2. O uso da união das células diminui o excesso de apenas nos anos. No entanto, exemplo que deste não é exemplificativo, já que o padrão na Wikipédia é agrupar por anos as entradas repetidas, como por exemplo 16 de Fevereiro. Obviamente que não o digo por verificação exaustiva, foi o Mschlindwein D​ C​ E​ F que mo disse.
  3. Por outro lado, até concordo com o esquema das tabelas, pois permitiria ordenar as entradas por ordens diferentes da cronológica (por exemplo, por ordem alfabética do nome, do apelido, ou pelo ano, mês, dia da morte), caso seja usado a classe "wikitable sortable".
  4. MAS, caso se decida por este método, ter-se-ia que abrir mão do agrupamento dos anos via união das células, pois a wikitable sortable não funciona bem com células unidas
Just my two cents. Waldirmsg 21:44, 3 Abril 2007 (UTC)
  • He... a idéia me pareceu boa por outro motivo: as tabelas, via de regra, inibem ou permitem fácil identificação, os vandalismos... Só não entendi algo que está no exemplo: os links para verbetes outros não deveriam ser apagados? Conhecer Digaê 16:07, 5 Abril 2007 (UTC)

Penso que não dará assim tanto trabalho como possa parecer, já que existe um formato mais ou menos estabelecido... usou-se um método semelhante para criar as caixinhas dos anos. E, por falar nisto, este trabalho ficou incompleto, o ideal seria mesmo adoptar o método da .de-- Nuno Tavares 20:57, 5 Abril 2007 (UTC)

Gostei da idéia, e como proposto, se for feito aos poucos, logo as datas estarão neste padrão... Além de facilitar no trabalho de manutenção... Alex Pereiradisc - falaê 23:48, 5 Abril 2007 (UTC)
Só acho que a tabela, tal como está (totalmente em tons de cinza) deixaria a página visualmente muito "carregada". O ideal seria uma tabela de linhas suaves de 1 pixel (tal como está), mas com o fundo transparente. RodrigoCDmsg 15:26, 6 Abril 2007 (UTC)
Hum, Rodrigo, são só os cabeçalhos que estão em cinza.. Waldir msg 12:41, 26 Abril 2007 (UTC)
Perdão, erro meu. Waldir msg 15:26, 28 Abril 2007 (UTC)
Apoio Gostei da proposta, vai melhorar muito o layout. RmSilva msg 23h59min de 10 de março de 2009 (UTC)

O texto seguinte foi movido de: Esplanada propostas Lusitana 08:23, 15 Maio 2007 (UTC)

Maiúsculas e minúsculas[editar código-fonte]

A tendência deve ser esta (Acordo Ortográfico):

1º) A letra minúscula inicial é usada:

a) Ordinariamente, em todos os vocábulos da língua nos usos correntes.

b) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano: segunda-feira; outubro; primavera.

c) Nos bibliónimos/bibliônimos (após o primeiro elemento, que é com maisúcula, os demais vocábulos, podem ser escritos com minúscula, salvo nos nomes próprios nele contidos, tudo em grifo): O Senhor do paço de Ninães, O Senhor do paço de Ninães, Menino de engenho, Árvore e Tambor ou Árvore e Tambor.

d) Nos usos de fulano, sicrano, beltrano.

e) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): norte, sul (mas: SW sudoeste).

f) Nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o Cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena).

g) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula): português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas).

2º) A letra maiúscula inicial é usada:

a) Nos antropónimos/antropônimos, reais ou fictícios: Pedro Marques; Branca de Neve, D. Quixote.

b) Nos topónimos/topônimos, reais ou fictícios: Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro; Atlântida, Hespéria.

c) Nos nomes de seres antropomorfizados ou mitológicos: Adamastor; Neptuno/ Netuno.

d) Nos nomes que designam instituições: Instituto de Pensões e Aposentadorias da Previdência Social.

e) Nos nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos.

f) Nos títulos de periódicos, que retêm o itálico: O Primeiro de Janeiro, O Estado de São Paulo (ou S. Paulo).

g) Nos pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente: Nordeste, por nordeste do Brasil, Norte, por norte de Portugal, Meio-Dia, pelo sul da França ou de outros países, Ocidente, por ocidente europeu, Oriente, por oriente asiático.

h) Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente regula­das com maiúsculas, iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas: FAO, NATO, ONU; H­2O, Sr., V. Exª..

i) Opcionalmente, em palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierar­quicamente, em inicio de versos, em categorizações de logradouros públicos: (rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo dos Leões), de templos (igreja ou Igreja do Bonfim, templo ou Templo do Apostolado Positivista), de edifícios (palácio ou Palácio da Cultura, edifício ou Edifício Azevedo Cunha).

Obs.: As disposições sobre os usos das minúsculas e maiúsculas não obstam a que obras especializadas observem regras próprias, provindas de códigos ou normalizações específicas (terminologias antropológica. geológica, bibliológica, botânica, zoológica, etc.), promanadas de entidades científicas ou normalizadoras, reconhecidas internacionalmente.

Como é que conseguem assimilar esta informação toda? Há alguma cábula, alguém pode ajudar? Mifasol 22h40min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)

Gostaria de saber por que motivo esse artigo está protegido. Pretendia fazer melhorias nele e não consegui. Lipeλ FML 01h58min de 24 de Setembro de 2007 (UTC)

No Wikipedia:Livro de estilo, consta a seguinte recomendação: "Para unidades de medida use unidades do sistema internacional". Gostaria que fosse acrescentada um recomendação, que consta em uma nota lateral da seção 3.1 (SI prefixes) do The International System of Units (SI), 8.ed., de 2006, publicado pelo Bureau International des Poids et Mesures: "Although these prefixes are not part of the SI, they should be used in the field of information technology to avoid the incorrect usage of the SI prefixes". Essa recomendação refere-se à norma IEC 60027-2, que define os prefixos binários: Ki (quibi - 2**10), Mi (mebi - 2**20), Gi (gibi - 2**30), etc. Angeloshimabuko 17h33min de 5 de Outubro de 2007 (UTC).

Não entendi muito bem o que é isso, deve ser lerdeza minha.-- Jo Lorib d 22h54min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)
Em artigos sobre informática, tem sido comum o uso de expressões do tipo "256 MB de memória" ou "limite de 4 GB para a memória". Essas expressões, em geral, estão erradas. E o uso da expressão "disco de 80 GB" leva à confusão. No primeiro caso, as expressões corretas são "256 MiB" e "4 GiB", pois a memória RAM é vendida em módulos cujos tamanhos são potências de 2. Já no segundo caso, embora os fabricantes de disco utilizem a base 10, e um disco de 80 GB tenha realmente 80.000.000.000 bytes, as ferramentas do sistema operacional (SO), tanto Windows como Linux, p.ex., usam unidades binárias. É comum aparecerem mensagens em listas de discussão questionando por que um disco de 80 GB perdeu espaço, pois o SO irá mostrar, em geral, como sendo um disco de 74 (GiB). Assim, para que seja mantida a clareza e correção, artigos sobre informática, na Wiki, deveriam usar os prefixos binários, como indicado anteriormente, com respaldo do Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, o mantenedor do SI). Angeloshimabuko 10h23min de 6 de Outubro de 2007 (UTC).
  • Agora sim deu para visualizar o problema. É uma briga boa. E o adversário não é a Wikipédia mas o marketing que todos os dias promete na TV e nos anúncios PCs com 80GB de HD e 512 MB de RAM. No artigo Byte existe já uma tabela onde se encontra Gib, Mib,Kib etc. Acho que um ótimo ponto de partida seria um artigo descrevendo extensamente as diferenças de nomenclatura e o motivo das diferenças de valores. Quanto ao artigo específico que pede para mudar, proponha um novo texto na página de discussão do mesmo e deixe aqui uma ligação.-- Jo Lorib d 12h42min de 6 de Outubro de 2007 (UTC)

Abreviações[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia:Esplanada/geral#Termo Mardi Gras --Pedro Spoladore 12h28min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)
Concordo com o Bonás; mas para não gerar polêmica, por que não colocar algo como: Mardi Gras (terça-feira de carnavalPE ou terça-feira gordaFR)? --Pedro Spoladore 17h30min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Pedro, "PE" é Pernambuco, e abreviações inventadas não são recomendadas pelo Wikipedia:Livro de estilo. Lipeλ FML 18h03min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)
"PE" pode ser muitas coisas...Pernambuco, Polícia do Exército, Ilha do Príncipe Eduardo etc. Devemos, sempre, procurar mantes siglas e abreviaturas ao mínimo de ocorrências possível. Não falta espaço. Dantadd 19h39min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)
Citação: Capitão Nascimento escreveu: «O senhor é um fanfarrão, FML». Se faz de esperto, mas deveria saber que em vários artigos já se está usando esse tipo de definição para os termos (mol, Detrito espacial, Estónia, Contracepção, todos artigos destacados). E outra, o livro de estilos não é imutável; ele é modificado segundo as boas tendências e soluções de edição aqui dentro, e não o contrário. --Pedro Spoladore 19h43min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)
Dantadd, concordo. Só dei uma sugestão "elegante". Mas pediram por soluções, dei uma idéia. alguém mais se habilita ou virá outro aqui e dirá que PB é Paraíba? --Pedro Spoladore 19h47min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Bom...eu entendo sua sugestão, mas eu sinceramente não gosto desses "PB"/"PE", escreva-se por extenso. Para o público comum essas siglas nada querem dizer. Dantadd 21h09min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Concordo com o Dantadd. PB e PE não dizem absolutamente nada e não são recomendados. Se usam, usam de forma equivocada e isso não é uma boa tendência. É uma tendência ruim, que torna o texto confuso. E PB é Paraíba sim, de acordo com o ISO 3166-2. E, sobre o "fanfarrão", considero um insulto, mas prefiro não levar o caso adiante. abraço! --Lipeλ FML 04h09min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)
Quem disse que é ruim e torna o texto confuso? Onde está o consenso sobre isso? Essa definição do livro de estilo foi posta lá por meio de votação? Sobre o "fanfarrão", se você não entendeu a piada é porque não viu o filme. --Pedro Spoladore 11h36min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)
Eu vi o filme sim, mas estou levando o assunto da forma mais séria possível, desculpa a falta de humor momentânea. Bom, não foi colocado por votação, nem tudo é. Mas, se você se opõe a essa recomendação, que tal então, aí sim, criar uma votação para decidir esse assunto? Eu acho que é óbvio, como o Dantadd mesmo falou, que "PB" e "PE" são abreviações inexistentes para designar "Português brasileiro" e "Português europeu". Isso é invenção, não podemos inovar, é pesquisa inédita. Além disso, não há problemas de espaço, portanto não há problemas em se colocar por extenso. Espero que compreenda isso. PB e PE para qualquer brasileiro é Paraíba e Pernambuco, o que confunde o leitor. abraço! --Lipeλ FML 13h45min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)
Ok, me convenceu. Abraço, e desculpe a brincadeira com o filme --Pedro Spoladore 14h05min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)
Tudo bem! Alegre Desculpe a falta de humor. Lipeλ FML 20h36min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

E que tal PTB e PTE? Não haverá alguma nomenclatura internacional já existente que distinga as duas versões?JF 14h19min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

PTB é um partido muito conhecido no Brasil. Como eu disse, não há motivo pra abreviação nesse caso. abraço, Lipeλ FML 20h36min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)
Desculpem-me a minha ignorância sobre o partido. Mas ao contrário do que muitos dizem, acho que é necessário haver abreviaturas para "português brasileiro" e "português europeu". Já basta a complicação (complicação, mas necessária) de termos de pôr as duas versões. Então se tivermos de pôr mais estas quatro palavras, ainda fica mais complicado. JF 09h57min de 19 de Outubro de 2007 (UTC)
A complicação para nós é o de menos. O leitor é prioridade. Além disso, mesmo para nós, é mais fácil saber escrever por extenso que decorar siglas. Ainda mais inventadas só para a própria Wikipédia. Lipeλ FML 11h18min de 19 de Outubro de 2007 (UTC)
Eu estava a pensar na complicação para os leitores:
Se houver siglas, à primeira vez, um leitor pode não as reconhecer. Tudo se resolve se ele clicar nas siglas e aí passa a saber. Nas vezes seguintes, como já sabe o que significam, ignora-as completamente, e nem se apercebe que elas estão lá.
Na escrita por extenso, essas palavras estarão sempre lá a complicar a primeira frase do texto. JF 13h07min de 19 de Outubro de 2007 (UTC)
Pois é, mas nem todos sabem que ali é uma ligação. E um artigo da Wikipédia pode estar impresso. E nesse caso? Além disso, mesmo que a pessoa tenha entrado na ligação e percebido do que se trata, toda vez que ela olhar para "PB" vai associar a "Paraíba", pois PB é uma sigla muito comum para designar o estado. PTB o partido político. Lipe λ FML 16h03min de 19 de Outubro de 2007 (UTC)
Gosto da solução para seleção de idiomas adotada, por exemplo, para exibição de conteúdos multi-lingües nos browsers: o idioma é simplemente o português (abreviado como pt - minúsculo) mas pode-se indicar o português brasileiro (identificado como pt-br) se necessário ou se desejado.

Vejam a minha proposta em humidade do ar. Acham que assim se resolve o prblema das abreviaturas?JF 09h48min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Não faz sentido separar as versões do português nos artigos em "Europeu" e "Brasileiro". Se for dessa maneira teria separar em moçambicano, angolano, timorense, etc pois nestes países existem regionalismos e diferenças entre as outras versões portuguesas. Deveria ser mantido como reza o Livro de Estilo. Raphael Toledo msg 22h25min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)

Coordenadas geográficas?[editar código-fonte]

Como se deve usar as coordenadas geográficas nos artigos, no formato decimal dos graus como em 51.5007° N 0.1246° W ou em graus, minutos e segundos como em 51° 30' 2" N 0º 7' 28" W? Raphael Toledo 18h51min de 12 de Novembro de 2007 (UTC)

É usado: Graus, minutos e segundos (S/N-O), é só olhar nos infobox de qualquer município.--Reynaldo Avaré Msg 03h05min de 13 de Novembro de 2007 (UTC)