Zambales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Península de Zambales, no mapa de Luzon.

Zambales é uma província das Filipinas na região central da ilha de Luzon, situada entre o Mar do Sul da China e as Montanhas Zambales. Com uma área de 3 700 km², é a segunda maior província da Luzon central, e tem uma densidade populacional de 170 habitantes por km², uma das menores do país. A província é mais conhecida pela quantidade e qualidade das mangas que produz, uma das mais doces do mundo.

Seus primeiros habitantes chamavam-se Aetas, depois substituídos pelo povo Sambal, adeptos de superstições e mistérios. Muitos dos habitantes de hoje são migrantes de outras partes das Filipinas, atraídos para a província por ofertas de emprego na base naval americana durante sua instalação no país. Graças a isso, além do filipino o inglês é falado e entendido por grande parte da população. Iba é a sua capital e a maior parte de sua área é tomada pelas Montanhas Zambales, onde o vulcão do Monte Pinatubo, encravado entre as províncias vizinhas de Pampanga e Tarlac, considerado adormecido, entrou em erupção em 1971.

A área de Zambales foi uma das primeiras a ser explorada nas Filipinas pelos conquistadores espanhóis do século XVI e seu nome vem da palavra zambal, língua falada pelos primeiros habitantes originais da região.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia das Filipinas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.