5 Fingers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
5 Fingers
5 Fingers
James Mason e Danielle Darrieux em foto promocional
No Brasil Cinco dedos
Em Portugal O Caso Cícero
 Estados Unidos
1952 •  pb •  108 min 
Género
Direção Joseph L. Mankiewicz
Roteiro Michael Wilson
Baseado em Der fall Cicero, de L.C. Moyzisch
Elenco James Mason
Danielle Darrieux
Idioma inglês

5 Fingers (bra: Cinco Dedos[1][2]; prt: O Caso Cícero[3]) é um filme estadunidense de 1952, dos gêneros drama biográfico, suspense e espionagem, dirigido por Joseph L. Mankiewicz para a 20th Century Fox,[4] com roteiro de Michael Wilson baseado no livro Der Fall Cicero, de L.C. Moyzisch.[5]

Conta a história real do albanês radicado na Inglaterra Elyesa Bazna, que se tornou o mais famoso espião da Segunda Guerra Mundial, enviando informações para os nazistas diretamente da Embaixada Britânica na Turquia, onde trabalhou em 1943 e 1944 como valete do embaixador Hughe Montgomery Knatchbull-Hugessen. Seu codinome era Cicero. Suas fotografias de documentos altamente secretos foram enviadas para Franz von Papen, ex-chanceler germânico que na época era o embaixador alemão em Ancara. Como contato entre ambos estava Moyzisch, adido comercial dos alemães. Segundo o filme, Cícero pretendia fugir, com o dinheiro ganho, para o Rio de Janeiro.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Recipiente Resultado
Globo de Ouro 1953 Melhor roteiro Michael Wilson Venceu[6]
Oscar 1953 Melhor roteiro original Indicado[7]
Melhor direção Joseph L. Mankiewicz Indicado[7]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na Turquia em 1944, o embaixador alemão Franz von Papen e seu colega britânico Sir Frederic Taylor vão a uma recepção dada pela Condessa Anna Staviska, uma francesa viúva de um conde polonês. Tendo suas posses confiscadas pelos alemães, a condessa se oferece para espionar os ingleses para os nazistas mas é recusada. Logo após, um homem se apresenta a Moyzisch, adido comercial da embaixada alemã, oferecendo microfilmes com documentos secretos aliados e pedindo em troca vinte mil libras esterlinas. Os nazistas não o conhecem mas trata-se de Diello, valete pessoal de Sir Frederic e que antes trabalhara para o falecido marido da condessa na Polônia.

Os nazistas desconfiam dele mas os documentos se provam verdadeiros e Diello, que usa o nome de Cícero, continua a fornecer novas fotografias ao preço de mil libras cada uma. Diello se encontra com a Condessa e lhe pede que guarde o dinheiro, alugue uma casa e ofereça mais recepções. Contudo, seus planos são atrapalhados quando Sir Frederic desconfia que o embaixador alemão está sabendo de informações secretas e contata a Inteligência Aliada que envia até a Turquia o oficial Colin Travers para investigar e descobrir a identidade do espião.

Referências

  1. «Cinco Dedos». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 17 de outubro de 2020 
  2. «Cinco Dedos». Brasil: CinePlayers. Consultado em 17 de outubro de 2020 
  3. «O Caso Cícero». Portugal: CineCartaz. Consultado em 17 de outubro de 2020 
  4. «5 Fingers». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 17 de novembro de 2019 
  5. «5 Fingers (1952)». American Film Institute. Consultado em 17 de outubro de 2020 
  6. «Winners & Nominees 1953». GoldenGlobes.com. Consultado em 17 de outubro de 2020 
  7. a b «The 25th Academy Awards | 1953». Oscars.org. Consultado em 17 de outubro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.