9 (animação de 2009)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 9 (filme de 2009))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o filme com Daniel Day-Lewis e Nicole Kidman, veja Nove (filme).
9
9 (PT)
9 - A Salvação (BR)
Pôster de divulgação.
 Estados Unidos
2009 •  cor •  79 min 
Direção Shane Acker
Produção Timur Bekmambetov
Tim Burton
Dana Ginsburg
Jim Lemley
Roteiro Shane Acker
Pamela Pettler
Elenco Elijah Wood
John C. Reilly
Jennifer Connelly
Christopher Plummer
Crispin Glover
Martin Landau
Género Ficção científica, fantasia, animação
Música Deborah Lurie
Efeitos especiais Jeff Bell
Cinematografia Kevin R. Adams
Edição Nick Kenway
Companhia(s) produtora(s) Focus Features
Relativity Media
Starz Animation
Tim Burton Productions
Distribuição Brasil PlayArte Filmes
Portugal Zon Lusomundo Audiovisuais
Estados Unidos Focus Features
Lançamento Estados Unidos 9 de setembro de 2009
Brasil 9 de outubro de 2009
Portugal 6 de maio de 2010
Idioma Inglês
Orçamento US$ 30 milhões
Receita US$ 48,8 milhões
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

9 (no Brasil, 9 - A Salvação ) é um filme animado estadunidense de ficção científica e fantasia que estreou em setembro de 2009. O filme é dirigido por Shane Acker, produzido por Tim Burton e Timur Bekmambetov, e baseado no filme homônimo produzido por Acker e indicado para Oscar de melhor curta de animação de 2006.[1] O filme é produzido em computação gráfica, porém, em um estilo que lembra uma animação em stop-motion, que Tim Burton descreveu como "assombrosamente belo". A trilha sonora é composta por Danny Elfman, tradicional colaborador de Burton, e a direção de arte ficará por conta de Christophe Vacher. Nos EUA, o filme foi classificado como PG-13 pela Motion Picture Association of America (equivalente a 12 anos) por causa da violência e imagens assustadoras.[2][3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Na Alemanha, na década de 30, um cientista é ordenado por seu ditador a construir uma máquina com inteligência artificial "em nome do progresso". Usando de seu próprio intelecto, ele cria o C.É.R.E.B.R.O, um robô altamente inteligente, mas sem alma. Após a conclusão do projeto, durante a 2° guerra mundial, o ditador imediatamente confisca o robô e o transforma em uma grande máquina industrial para construir um exército mecânico e levar a Alemanha à vitória. Por notar que estava sendo usada para matar, o C.É.R.E.B.R.O decide exterminar toda a vida na Terra, reprogramando as máquinas de combate para acabar com toda vida animal, vegetal e microbiana usando armas químicas. Com a humanidade à beira da extinção, o cientista usa a alquimia para criar nove pequenos bonecos robóticos, transferindo sua alma para dar-lhes vida através de um pequeno talismã. Seu corpo não aguenta e ele morre após criar o nono boneco. Algum tempo depois, 9, o último boneco criado, acorda no laboratório do cientista e sai levando o talismã com ele. Enquanto caminha pela cidade destruída, ele encontra 2, um inventor que lhe dá uma caixa de voz e fica surpreso ao ver o talismã. A Fera, a última máquina ainda ativa, ataca a dupla e sequestra e 2 e o talismã. 9 desmaia e acorda na torre de uma catedral que abriga outros bonecos: O líder "1", o engenheiro "5", o oráculo "6" e o guarda-costas "8". 1 imediatamente declara 2 como morto, mas 9 convence 5 a ir para a fábrica aonde 2 foi levado. Após encontrarem 2 em uma gaiola, a Fera ataca novamente, mas é morta pela guerreira "7". Curioso, 9 encaixa o talismã em um pequeno espaço, reativando a máquina industrial, que suga a alma de 2. 9, 5 e 7 conseguem fugir.

7 leva 9 e 5 para uma biblioteca, onde os gêmeos 3 e 4 revelam as origens do C.É.R.E.B.R.O. 5 percebe que os símbolos do talismã coincidem com os desenhos de 6. Eles vão até a catedral investigar, mas 1 intervém e os repreende por desobedece-lo. Enquanto isso, o C.É.R.E.B.R.O constrói a Fera alada, um robô voador que ataca os bonecos. A máquina é destruída ao custo do esconderijo, que foi destruído por um incêndio causado durante a batalha. Os bonecos vão para a biblioteca.

A máquina encontra o corpo de 2 e o usa para construir uma nova máquina, a Costureira, parecida com uma serpente. A Costureira ataca a biblioteca e consegue capturar 7 e 8, mas o corpo de 2 é recuperado e é feito um funeral em sua homenagem. Os bonecos vão para a fábrica tentar salvar seus amigos. Como parte do plano, 9 entra sozinho, mata a Costureira e salva 7, mas não consegue impedir que a alma de 8 seja sugada. Após uma fuga arriscada, o grupo explode a fábrica com um barril de petróleo.

Todos comemoram a destruição da fabrica e se divertem ouvindo música em uma vitrola antiga, mas o C.É.R.E.B.R.O emerge repentinamente das ruínas e suga as almas de 5 e 6. 9 volta para o laboratório, onde encontra uma mensagem do cientista destinada a ele, explicando de forma mais detalhada as origens do C.É.R.E.B.R.O, e que os bonecos possuem partes de sua própria alma, tornando-os a última esperança da humanidade. Após essa revelação, 9 retorna.

9 conta-lhes seu plano, se sacrificar enquanto os outros pegam o talismã (uma vez que a máquina precisa ficar parada para ativar o talismã). Mudando de opinião, 1 empurra 9 para fora do caminho no último segundo e se sacrifica em seu lugar, permitindo-o retirar o talismã do corpo da máquina e reabsorver as almas de seus amigos, destruindo-a.

O grupo liberta as almas de seus amigos do talismã e elas voam até o céu, após isso começa a chover, com a água trazendo pequenas bactérias brilhantes da alta atmosfera, devolvendo a vida de volta ao mundo.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Bonecos[editar | editar código-fonte]

  • Elijah Wood como 9: o protagonista. De bom coração, pensativo e sincero, ele está sempre disposto a arriscar sua vida para salvar a dos outros. Apesar de ser um recém-chegado no grupo, ele mostra as qualidades de liderança que podem ajudá-los a sobreviver. Ele busca a verdade na história do mundo e dos bonecos e deseja descobrir o sentido da vida.
  • John C. Reilly como 5: um curandeiro, mecânico habilidoso e aprendiz de 2. Ele perdeu seu olho esquerdo durante a guerra da humanidade contra as máquinas. É visivelmente apaixonado por 7 e sabe que é recíproco.
  • Jennifer Connelly como 7: uma guerreira rebelde e solitária, mas leal e gentil.
  • Christopher Plummer como 1: o mais velho dos bonecos e seu líder auto-proclamado. Ele é esperto e reservado, porém controlador, irritável, e apreensivo a confiar em 9.
  • Crispin Glover como 6: Um artista impulsivo. Ele tem visões do passado e futuro, e regista-as em desenhos para interpretá-las.
  • Martin Landau como 2: Um velho e gentil inventor que é fascinado por sucata e por explorar áreas abandonadas em busca de componentes para suas invenções.
  • Fred Tatasciore como 8: Um gigante atrapalhado. Ele é o fiel guarda-costas de 1, mas não é muito esperto e é facilmente enganável.
  • 3 e 4: Os gêmeos curiosos e tímidos. Incapazes de falar, eles comunicam-se usando luzes piscantes em seus olhos e, quando precisam explicar algo aos demais, projetam imagens com seus olhos.

Humanos[editar | editar código-fonte]

  • O cientista: O criador dos bonecos, que transferiu-lhes sua vida através de uma das suas invenções.
  • O ditador: O responsável por fazer o C.E.R.E.B.R.O se voltar contra a humanidade após trair o cientista.

Máquinas[editar | editar código-fonte]

  • C.É.R.E.B.R.O: um robô criado pelo Cientista. Ele persegue os bonecos no intuito de roubar a alma do cientista contida em cada um deles, o motivo é desconhecido.
  • Fera: A última máquina ainda ativa até sua destruição. Parece uma mistura entre um felino e um primata. Possui espinhos nas costas, usa um crânio de gato verdadeiro como cabeça, seu olho esquerdo brilha na cor vermelha e o direito é uma lanterna.
  • Fera Alada: Uma máquina voadora criada para caçar os bonecos. Possui facas e tesouras em sua boca, pequenos olhos vermelhos ao redor da cabeça, usa os restos de uma bandeira como asas e tem um arpão na cauda. Seu corpo também parece ser feito de ossos humanos.
  • Costureira: O robô mais perigoso do C.E.R.E.B.R.O. Seu corpo serpentino possui vários membros finos de metal que terminam em tesouras, facas, agulhas e lâminas. Tem carretéis de linha vermelha presos às suas costas e usa o corpo morto de 2 como armadilha hipnótica na ponta da cauda. Sua cabeça é de uma boneca de porcelana com um olho vermelho brilhante, com tecido retrátil em volta.
  • Investigadores: Robôs parecidos com balões de ar quente, com holofotes e alarmes para sobrevoar e vigiar a fábrica.
  • Robôs-aranha: Pequenos, foram criados para repovoar o planeta, mas não tiveram chance de sair da fábrica.
  • Gigantes de aço: Robôs gigantes bípedes primeiramente usados pela Alemanha em sua vitória na segunda guerra, foram reprogramados pelo C.E.R.E.B.R.O quando já estavam espalhados por todo o planeta, usando de um gás tóxico capaz de matar qualquer ser vivo (incluindo bactérias) e metralhadoras poderosas que penetram até concreto. Parecem uma fusão entre os Tripods de A guerra dos mundos e os AT-ST de Star Wars, com uma cabeça redonda resistente à tiros e coquetel Molotov.

Veja também[editar | editar código-fonte]

9 (animação de 2005)

Referências

  1. «Results Page - Academy Awards® Database - AMPAS». awardsdatabase.oscars.org. Consultado em 23 de novembro de 2014 
  2. «9 Movie - Wild About Movies». www.wildaboutmovies.com. Consultado em 23 de novembro de 2014 
  3. «9 - A Salvação (2009) - Full Cast & Crew - IMDb». www.imdb.com. Consultado em 23 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

9 (em inglês) no Internet Movie Database

9 (em inglês) no AllMovie

9 – A Salvação (em português) no UOL Cinema

9 (em inglês) no Box Office Mojo

9 (em inglês) no Rotten Tomatoes

Website oficial (em inglês)

Página oficial do diretor Shane Acker www.shaneacker.com

O Laboratório do Cientista , parte da campanha de divulgação do filme

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.