Adriana Lua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adriana Lua
Informação geral
Nome completo Adriana Vieira da Silva
Nascimento 21 de janeiro de 1980 (44 anos)
Local de nascimento Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Brasil
Nacionalidade brasileira
Gênero(s) MPB, pop, dance, axé
Ocupação(ões) Cantora e compositora
Período em atividade 2004-presente
Outras ocupações Dançarina

Adriana Vieira da Silva, mais conhecida pelo seu nome artístico Adriana Lua (Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1980) é uma cantora e compositora brasileira. [1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos quatro anos, a sua voz já dava muito que falar. O seu interesse para ter uma carreira musical é muito marcado também pelas imensas vezes que ia cantar nas igrejas. Adriana participou então em diversos concursos musicais com a sua irmã mais velha e vencendo em quase todos eles. Em um desses concursos, foi tão elogiada pelo seu potencial como cantora que chegou a ser convidada a gravar um CD na cidade de São Paulo, porém não teve oportunidade de aceitar o convite devido a não poder viajar sozinha e os pais não terem possibilidades para tal. Anos depois a sua família teve mais possibilidades financeiras e com dez anos de idade, Adriana foi morar para a cidade de Recife, junto da sua família. Viveu um pouco de tudo, estudou enfermagem, colégio militar, chegou também a trabalhar no McDonald's e numa loja de roupa para bebé. Foi com 17 anos que começou a sua carreira musical, inicialmente cantando apenas em bares acompanhada pelo seu adorado violão e mais tarde, cantando em várias conhecidas bandas de forró. Com o passar do tempo, a adolescente foi atraindo cada vez mais público, mais críticas positivas e o seu sucesso estava a aumentar a olhos vistos. No ano de 1999, decidiu abandonar o curso de enfermagem, largando os estudos para ir atrás do seu maior sonho. Poucos anos depois, em Maio de 2004, a cantora lançou o seu primeiro álbum com o apoio da gravadora Espacial, "Adriana", composto pelas músicas Dandalunda, Muchéché, Perdido de Amor, Toneladas de Desejo e Sorte Grande. Adriana Lua passou a ser um nome de grande sucesso no que toca a música axé, a cantora chegou até a ser considerada a artista revelação da Bahia e uma das melhores vozes do Carnaval, mas em 2004, viajou para Lisboa, Portugal com o objetivo de divulgar a música brasileira. A viagem para Portugal começou por ser um convite feito pela sua editora apenas para a divulgação, mas a sua estadia foi se prolongando e a cantora foi tão bem recebida e tão encantada com o "país do fado" que decidiu permanecer até aos dias de hoje. Ainda no mesmo ano, encontrou o amor da sua vida, um homem português, casou-se e construiu a sua família (tem uma filha de 10 anos) em Portugal, então deixou automaticamente de pôr em questão voltar para o seu país natal.

Atualmente, Adriana Lua, a diva dos caracóis, é um grande êxito em Portugal e é mais conhecida pelos seus concertos e presenças nos festivais de Domingo que passam em direto nos canais televisivos portugueses, principalmente na SIC e na TVI.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Sem Você (2013)[2]
  • Ao Vivo (2012)[3]
  • Adriana Lua (2010)[4]

Referências

  1. «Adriana Lua - Praça». Praça da Alegria. Consultado em 18 de outubro de 2021 
  2. «Sem Você». Discogs. Consultado em 9 de dezembro de 2014 
  3. «Adriana Lua - Ao Vivo». Discogs. Consultado em 9 de dezembro de 2014 
  4. «Adriana Lua». Allmusic. Consultado em 9 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.