Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau
Aeroporto Internacional de Montreal.JPG
IATA: YUL - ICAO: CYUL
Tipo Público
Administração Aéroports de Montréal
Serve Montreal
Localização Não disponível
Inauguração 1 de Setembro de 1941


Altitude 35 m (115 ft)
Movimento em 2005 10,9 mi de passageiros
208 264 pousos e decolagens
Capacidade anual 16 mi de passageiros
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
6L/24R 3 609 m (11 841 ft) Asfalto / Concreto
6R/24L 3 150 m (10 335 ft) Asfalto / Concreto
10/28 2 134 m (7 001 ft) Asfalto / Concreto

O Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau (nome oficial: Aéroport international Pierre-Elliott-Trudeau de Montréal) é o principal aeroporto da região metropolitana de Montreal, Canadá, província de Quebec. Está localizada em Dorval, cerca de 15 quilômetros oeste do centro financeiro de Montreal. É o terceiro aeroporto mais movimentado do país, atrás apenas dos aeroportos internacionais de Toronto e de Vancouver, tendo movimentado cerca de 10,3 milhões de passageiros em 2004. O aeroporto foi nomeado em homenagem ao primeiro-ministro canadense Pierre Elliott Trudeau. Substituiu o Aeroporto de Mirabel (YMX), uma vez que este aeroporto é muito longe da cidade. Atualmente o Aeroporto de Mirabel recebe os vôos cargueiros com destino a Região Metropolitana de Montreal, mas em breve o aeroporto YMX deverá ser fechado.

É também sede da Air Canada e da Air Transat, companhias aéreas canadenses. O aeroporto está recebendo grande número de vôos para o Caribe.

Há rumores no mercado de que a Alitalia irá operar 3 vezes por semana no aeroporto, a partir de Junho de 2008. Neste mesmo paríodo, quando ocorre o verão no hemisfério norte e é alta temporada, ocorre um grande aumento no número de vôos no aeroporto, principalmente para a Europa. YUL ainda não possui vôos diretos para a Ásia, uma vez que está localizado a 500km de Toronto, onde há um grnade número de vôos partindo daquele aeroporto em direção ao continente asiático.

No final de 2006 iniciaram-se obras para modernizar o aeroporto ainda mais, a fim de torná-lo capaz de receber o maior avião comercial do mundo, o Airbus A380. A mesma aeronave fez um vôo de demonstração no aeroporto no quarto bimestre de 2007 com sucesso. A companhia aérea francesa Air France pretende utilizar o seu primeiro A380 para a rota Paris-Montreal (uma das mais lucrativas da empresa). Atualmente a Air France voa no inverno canadense 2 vôos diários para Montreal. No verão, como é alta estação, a empresa voa 3 vezes por dia. Os vôos são diários em ambas as temporadas.

O Aeroporto também foi o local onde o primeiro Boeing 777 canadense pousou no Canadá. A aeronave da Air Canada era do tipo Boeing 777-300ER, prefixo C-FIUL. Os Boeing 777s da Air Canada em YUL voam na rota Toronto-Montreal-Paris.

A rota de Paris é a mais premiada, devido à forte ligação entre o estado de Quebéc e a França.

Outras empresas canadenses que operam no aeroporto:

Air Canada Jazz - vôos internacionais e nacionais (divisão da Air Canada)
Zoom Airlines - vôos internacionais e nacionais
CanJet - vôos charter
Sunwings - vôos nacionais e internacionais, principalmente para o caribe
Skyservice - poucas operações em YUL
Porter Airlines - utiliza turbohélices em seus vôos para o Toronto City Center Airport (YTZ)
Além de outras companhias regionais.

Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau.

As pistas do aeorporto podem operar pousos / decolagens simultaneamente. A pista para pouso preferencial para aeronaves de grande porte é a 24R / 6L, enquanto que a 24L/6L é mais direcionada para voos de aeronaves menores, porem esta pista também recebe aeronaves de grande porte. A pista 10/28 é pequena, por causa disso ela é somente usada em condições não favoráveis.

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.