Aldeia (Carapicuíba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aldeia de Carapicuíba
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  São Paulo
Município Carapicuíba
História
Criado em 1985
Características geográficas
População total (2010) 32 058 hab.

Aldeia de Carapicuíba é um distrito do município de Carapicuíba e está localizado na região sudeste do município, tendo como principal ponto de referência o Parque da Aldeia. O distrito foi criado pela Lei nº 4.954, de 27 de dezembro de 1985[1], com sede no bairro de Aldeia de Carapicuíba e com território pertencente ao Município de Carapicuíba. É a junção dos bairros:

  • Jardim Novo Horizonte
  • Parque Industrial
  • Parque Santa Tereza
  • Aldeia
  • Jardim Leonor
  • Vila Helena

Faz divisa com os seguintes bairros:

  • Parque Jandaia, Fazendinha e Vila Dirce (Carapicuíba): à Norte

Lazer[editar | editar código-fonte]

A região possui como principal área de lazer o Parque da Aldeia de Carapicuíba, onde anualmente acontece a encenação de A Paixão de Cristo além de pequenas comemorações ao longo do ano. O Parque também conta com um centro histórico (mais informações procure por Aldeia de Carapicuíba) A região está se desenvolvendo rapidamente como sendo uma das rotas de acesso alternativo para a região da Granja Viana e para o Trevo do Rodoanel Mário Covas, localizado no Parque Jandaia. A região, chamada de Largo da Aldeia, também é uma via de acesso da região sul da cidade para a Avenida Inocêncio Seráfico, que divide a zona Leste da zona Oeste da cidade. Conta com um mercado de vendas em atacado, alguns restaurantes e postos de gasolina, além de contar com uma agência do Banco Bradesco.

Vias de Acesso[editar | editar código-fonte]

Vias de Transporte Público[editar | editar código-fonte]

A região é atendida pelas seguintes viações:

ETT Carapicuíba: Opera em linhas que ligam os bairros Aldeia, Jardim Novo Horizonte, Vila Helena, Parque Santa Tereza tanto ao centro da cidade quanto à Estação General Miguel Costa.

Também opera em linhas intermunicipais, ligando a região às cidades de Barueri (Região de Alphaville e Centro) e Santana de Parnaíba (até o Residencial 10 e o Residencial Burle Marx, estes pertencentes também ao bairro de Alphaville).

Viação Osasco: Opera apenas em linhas intermunicipais, ligando o bairro Jardim Novo Horizonte à Vila Yara e o bairro Parque Santa Tereza à Lapa, Largo de Osasco e Butantã (estas também atendendo ao Jardim Novo Horizonte.)

Educação e Saúde[editar | editar código-fonte]

A região conta com algumas escolas de nível Fundamental e Médio, além da Facl - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, de nível superior.

A região possui ainda algumas UBS's e futuramente uma UPA no Parque Santa Tereza, na Avenida Itajubá

Obras[editar | editar código-fonte]

A região conta com pouco investimento da prefeitura. As únicas obras a serem realizadas ao longo deste ano são o término da Unidade de Pronto Atendimento do Parque Santa Tereza e a expansão do Parque Industrial, sendo este estendido até o Parque Jandaia, no vão que existe entre a Avenida Marginal do Ribeirão e o Rodoanel Mário Covas na altura do km 22.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Lei nº 4.954, de 27/12/1985». Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo 

Predefinição:Distritos do estado de São Paulo

Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.