Ana de Jesús
Ana de Lobera Torres (Medina del Campo, 25 de novembro de 1545 — Bruxelas, 4 de março de 1621), mais conhecida como Ana de Jesús, foi uma freira e escritora espanhola.
Infância[editar | editar código-fonte]
Foi batizada no mesmo dia que nasceu, pois nasceu surda e muda e assim permaneceu até os sete anos de idade, até começar a falar. Não chegou a conhecer o pai, já que o mesmo morreu poucos antes do nascimento de Ana. Teve um irmão mais velho, chamado Cristóbal, que depois foi jesuíta.
Ao completar nove anos de idade, morre a mãe de Ana e a tutela das crianças passou para a avó materna. No ano seguinte à tutela da avó, a criança fez voto de castidade, ainda que contra a vontade da avó, que intencionava orientá-la para o matrimônio.
Já em 1560, aos 15 anos de idade, decide com o irmão Cristóbal, ir viver em Plasencia, com a avó paterna, onde viveria por dez anos.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- La Venerable Madre Ana de Jesús, discípula y compañera de la S.M. Teresa de Jesús y principal aumento de su orden. Fundadora de Francia y Flandes. Ángel, Manrique. 1632. Lucas de Meerbeeck. Bruxelas.
- Vida devota de la beata madre María Ana de Jesús: religiosa del sacro, real, y militar Orden de Descalzos de Nuestra Señora de la Merced, Redención de Cautivos. 1748. Madrid: I. de Hernández Pacheco, 1784. (3ª Impresión).
- Humor y espiritualidad en la escuela teresiana primitiva; Santa Teresa de Jésus, Jerónimo Gracián, Ana de Jesús, María de San José.
V.V.A.A. 1966. Burgos: Editorial "El Monte Carmelo", 1996.
- Escritos y documentos de Ana de Jesús. 1996.