Anne Brontë

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anne Brontë
Nascimento 17 de janeiro de 1820
Thornton
Morte 28 de maio de 1849 (29 anos)
Scarborough
Nacionalidade  Reino Unido
Ocupação Escritora
Magnum opus O Jogo da Vida
Parentes Branwell (irmão)
Emily Brontë (irmã)
Charlotte Brontë (irmã)

Anne Brontë (Thornton, 17 de janeiro de 1820Scarborough, 28 de maio de 1849) foi uma poetisa e romancista britânica, a mais jovem da família literária Brontë. Ela usava o pseudônimo Acton Bell.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Thornton, Yorkshire, na Inglaterra, Anne é a mais nova das três irmãs Brontë, todas escritoras famosas. Ela, Emily e Charlotte morreram relativamente cedo, todas vítimadas pela tuberculose. As três adotaram pseudônimos em suas carreiras. Charlotte, a mais velha, assinava suas obras com o nome de "Currer". Emily, autora de "Wuthering Heights (O morro dos ventos uivantes)" usava o nome de "Ellis" e Anne, "Acton Bell".

A amiga de Charlotte, Ellen Nussey, em uma de suas cartas, sobre seu primeiro encontro com os Brontë, descreveu o seguinte: "(...) Ela (Emily Brontë) e Anne são como gêmeas — companheiras inseparáveis, sempre simpáticas em sua reclusão, esta que não era interrompida (...) ".[1] Legou obras como "A Inquilina de Wildfell Hall (The Tenant of Wildfell Hall)" e "Agnes Grey".

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Agnes Grey
  • O Jogo da Vida - no original The Tenant of Wildfell Hall (1848)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Anne Brontë
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Anne Brontë