Associação Atlética Nova Venécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Veneciano
Nome Associação Atlética Nova Venécia
Alcunhas Tricolor Veneciano
Torcedor(a)/Adepto(a) Veneciano
Fundação 24 de abril de 1983 (41 anos)
Localização Nova Venécia, ES,  Brasil
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Atlética Nova Venécia é um clube de futebol brasileiro da cidade de Nova Venécia no estado do Espírito Santo.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação Atlética Nova Venécia foi fundada em 25 de abril de 1983 e em 18 de agosto de 1985 protagonizou um amistoso inédito, quando ainda como time amador, trouxe o Vasco da Gama, que na época tinha em Roberto Dinamite seu maior ídolo, Romário foi lançado pelo então treinador Antônio Lopes e marcou naquele jogo seus dois primeiros gols como atleta profissional.[1]

Em 1991, o time foi profissionalizado e disputou a segunda divisão capixaba ficando em terceiro lugar. Em, 1992 foi campeão capixaba da segunda Divisão e no mesmo ano disputou a primeira divisão do Estado pela primeira vez com ótima campanha prosseguindo na primeira divisão até 1995 quando foi rebaixado e abandonou o futebol retornando em 2001 quando foi vice-campeão da segunda divisão retornando à elite do futebol capixaba em 2002.

O time disputou a primeira divisão em 2002 e em 2003 voltou a ser rebaixado e já em 2004 foi vice-campeão da segunda divisão novamente e disputou a primeira divisão em 2005 voltando a ser rebaixado e paralisou suas atividades até os dias de hoje. Um detalhe especial marca a vida esportiva da Associação Atlética Nova Venécia.

Em 2001, depois de ter ficado cinco anos com suas atividades paralisadas a equipe retornou depois que uma pesquisa popular foi realizada na cidade de Nova Venécia. Desportistas da cidade, entre eles o presidente da equipe José Renato Ferrari e o juiz da Comarca na ocasião, Sérgio Ricardo de Souza, lideraram uma pesquisa popular para se saber qual nome de "fantasia" o time deveria receber ao retornar no futebol profissional. Foi assim que, por maioria esmagadora de votos, em campanha feita pelo jornal A Notícia (Nova Venécia), que a Associação Atlética Nova Venécia passou a ser conhecida popularmente por Veneciano.

A empresa continua a mesma até os dias de hoje e o nome Veneciano é uma alusão ao time mais popular que o Município já teve e foi fundado em 13 de agosto de 1952, mas paralisou sus atividades em 1979 quando dois jogadores (Ferreia e Michila, este irmão do folclórico Fio Maravilha), e o então treinador Getúlio Martins morreram durante acidente automobilistico, quando time ocupava a vice liderança do Campeonato Capixaba. O retorno do Veneciano (Associação Atlética Nova Venécia), está previsto para este ano de 2010 e com as cores azul e branco, cores do Veneciano, original.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Na história do ídolo Romário, Nova Venécia se transforma em reduto do Vasco». globoesporte.com. 21 de dezembro de 2017. Consultado em 21 de dezembro de 2017 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.