Associazione Sportiva Pro Piacenza 1919

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pro Piacenza
Nome Associazione Sportiva Pro Piacenza 1919
Alcunhas Il Pro, Rossoneri, I ragazzi della Besurica
Fundação 1919 (Refundado em 2013)
Extinção 2019
Estádio Leonardo Garilli
Capacidade 21.668
Localização Piacenza, Itália
Presidente Maurizio Panella[1]
Competição Extinto
Website Site oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associazione Sportiva Pro Piacenza 1919 S.r.l, ou simplesmente Pro Piacenza, foi uma equipe de futebol italiana com sede na cidade de Piacenza.

As cores sociais do clube são o vermelho e o preto, alternados em listras verticais. Utilizou 2 estádios como local para mandar seus jogos: para as partidas mais importantes, atuava no Leonardo Garilli, enquanto o Centro Sportivo G. Siboni era para as partidas de menor relevância.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1919, disputava competições amadoras e semi-profissionais até a temporada 2013–14, quando conquistou o acesso à Lega Pro (atual Serie C), em sua primeira incursão em um campeonato de nível profissional.

No curso da sua história. a equipe passou por varias fusões com outros clubes, das quais a última foi efetuada no período em que militava no ultimo nível da pirâmide futebolística italiana, realizada em 2013 com o nome Atletico BP Pro Piacenza; o estatuto esportivo do clube deriva deste último.

Na temporada 2018–19, o Pro Piacenza, mergulhado em uma grave crise financeira que provocou a saída de vários jogadores (o motivo era o atraso no pagamento de salários), levou 20 a 0 do Cuneo[2]. Após 3 WO's, o clube inicialmente entrou em campo com apenas 7 jogadores, todos nascidos entre 2000 e 2002, para evitar uma provável desclassificação do torneio. Durante o jogo, um oitavo atleta foi para o Estádio Fratelli Paschiero e jogou o restante do jogo e o defensor Nicola Cirigliano foi ainda inscrito como treinador, uma vez que o Pro Piacenza também estava sem a comissão técnica.

Em 18 de fevereiro, a FIGC decidiu excluir o Pro Piacenza da Serie C[3] - o presidente da Federação, Gabriele Gravina, classificou o resultado como "uma vergonha para o esporte". A organização da Serie C manteve o Cuneo como vencedor da partida, porém decidiu que o placar seria de 3 a 0, e obrigou os rossoneri a pagarem 20 mil euros de multa. A exclusão do campeonato teve consequências para o Pro Piacenza, que, afundado em dívidas, entrou em processo de falência que foi oficializada em junho de 2019.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «ORGANIGRAMMA PRO PIACENZA» (em italiano). A.S. Pro Piacenza 1919. Consultado em 13 de novembro de 2018. Cópia arquivada em 12 de novembro de 2018 
  2. «Para evitar desclassificação, time da 3ª divisão italiana escala só sete jogadores e leva goleada de 20 a 0». GloboEsporte.com. 17 de fevereiro de 2019. Consultado em 17 de fevereiro de 2019 
  3. «Time é expulso da 3ª divisão italiana após perder por 20 a 0». Portal Terra. 19 de fevereiro de 2019. Consultado em 19 de fevereiro de 2019 
Bandeira de ItáliaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol italianos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.