Bom Dia Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bom Dia Portugal
Logótipo
Informação geral
Formato telejornal
Criador(es) RTP Informação
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Produção
Apresentador(es) João Tomé de Carvalho
Carla Trafaria
Exibição
Emissora original RTP1
RTP3
RTP Madeira
RTP Açores
RTP Internacional
RTP África
Formato de exibição 16:9 SD
Transmissão original 18 de outubro de 1982[1] - 1 de julho de 1983[2]; 28 de janeiro de 2002 - presente
Cronologia
Hora Viva
Programas relacionados Jornal da Tarde
Portugal em Direto
Telejornal

O Bom Dia Portugal é um noticiário televisivo português da RTP exibido todos os dias às 06h30 (segunda a sexta) ou 08h00 (fim de semana) da manhã (zona horária de Lisboa), a seguir ao Zig Zag. Tem duração de três horas e meia. É apresentado por João Tomé de Carvalho ou por Carla Trafaria de segunda a sexta-feira e Sandra Fernandes Pereira ou Cristiana Freitas ao fim de semana. É o único programa regular emitido em simultâneo na RTP1 e RTP3.

A primeira versão do Bom Dia Portugal teve início em 1982 e era apresentada por Raul Durão, Artur Albarran e Manuela de Sousa Rama. Foi pioneiro a nível europeu como programa do início da manhã (passando a emissão da RTP a iniciar-se às 08h00) e tinha vários convidados habituais. Além das notícias tinha espaços sobre meteorologia, trânsito, turismo, culinária, ginástica, os preços na praça, bricolage, astrologia, desenhos animados, etc.[3] O programa foi emitido apenas durante 9 meses.[4]

Entre 1991 e 1994, os estúdios da RTP no Porto produziram o Bom Dia, apresentado por Júlio Magalhães e Manuel Luís Goucha.

O programa viria a regressar à antena da RTP1 em 28 de janeiro de 2002, com a atual designação. Apresentado por Alberta Marques Fernandes, por João Tomé de Carvalho e por Patrícia Correia Lopes, o Bom Dia Portugal chegou mesmo a divulgar o trânsito a partir de um helicóptero, então uma absoluta novidade no país. O programa é líder de audiências desde o primeiro dia.[carece de fontes]

Inicialmente emitido apenas de segunda a sexta-feira, o Bom Dia Portugal começaria também a ser exibido ao sábado e ao domingo a partir de 20 de outubro de 2007. Transmitida a partir do Centro de Produção do Porto, a emissão de fim de semana inicia-se às 08h00 e termina às 10h00 ao sábado e às 10h30 ao domingo.

Existem atualmente (à data de maio de 2021) duas rubricas fixas no Bom Dia Portugal: o Minuto Verde, da responsabilidade da Quercus, e o Bom Português, em que Carla Trafaria aborda várias pessoas na rua para saber como se escrevem e/ou como se pronunciam as mais diversas palavras da língua portuguesa.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Atuais Aprestadores[editar | editar código-fonte]

Anos Apresentador Dias
2002-presente João Tomé de Carvalho Segunda a sexta-Feira
2010-presente Carla Trafaria
2007-presente Sandra Fernandes Pereira Fim de semana
2011-presente Cristiana Freitas

Antigos Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço relacionado ao projeto entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.