Catarina Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catarina Martins
Político de Portugal
Vida
Nascimento 7 de setembro de 1973 (42 anos)
Porto
Dados pessoais
Partido Bloco de Esquerda
Profissão Atriz

Catarina Soares Martins (Porto, 7 de setembro de 1973) é uma atriz e política portuguesa, atual deputada e porta-voz do Bloco de Esquerda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Catarina Martins tem uma licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Aberta, com um mestrado em Linguística e com frequência de doutoramento em Didáctica das Línguas.[1] É co-fundadora, em 1994, da Companhia de Teatro de Visões Úteis e dirigente da Plateia (Associação de Proposicionais das Artes Cénicas)[2] .

Membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda e deputada à Assembleia da República desde 2009, é a primeira deputada desse partido a ser eleita pelo círculo eleitoral do Porto, em 2009, tendo sido reeleita em 2011 e 2015. Deputada do Bloco na Comissão de Ética, Cidadania e Comunicação e de Economia e Obras Públicas, é eleita coordenadora a 11 de novembro de 2012 juntamente com João Semedo, sucedendo a Francisco Louçã. A 30 de novembro de 2014, na sequência da IX Convenção do Bloco, João Semedo abandona a liderança. Passa a vigorar uma nova Comissão Permanente composta por seis membros tendo Catarina como porta-voz.

Um estudo realizado pela empresa de consultoria de comunicação Imago-Llorente & Cuenca, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, divulgado em março de 2015, coloca Catarina Martins em décimo lugar na lista dos políticos portugueses mais influentes na rede social Twitter, numa lista encimada pelo líder do partido político LIVRE, Rui Tavares.[3]

É casada e tem duas filhas.[4]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Biografia em parlamento.pt.
  2. Plateia
  3. Rui Tavares é o político mais influente no Twitter, revela estudo Público (31-03-2015). Visitado em 30-08-2015.
  4. Catarina Martins: Metro e meio de contestação, teatro e garra. Jornal Público, Setembro de 2015.