Cercopithecus kandti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaCercopithecus kandti[1]
Golden monkey (Cercopithecus kandti).jpg

Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Tribo: Cercopithecini
Gênero: Cercopithecus
Espécie: C. kandti
Nome binomial
Cercopithecus kandti
Matschie, 1905

'Cercopithecus kandti é uma espécie de Macaco do Velho Mundo encontrado nas Montanhas Virunga, na África Central, incluindo quatro parque nacionais: Parque Nacional Mgahinga Gorilla no sudoeste de Uganda; Parque Nacional dos Vulcões, no noroeste de Ruanda; o Parque nacional de Virunga e o Parque nacional de Kahuzi-Biega, no leste da República Democrática do Congo. Habita florestas montana, principalmente com bambuzais.

Já foi considerada como subespécie de Cercopithecus mitis,[1] e as duas são muito similares, entretanto, C. kandti possui uma mancha laranja-dourado nos flancos e dorso.

Não se sabe muito sobre seu comportamento. Vive em grupos sociais de até 30 indivíduos. Sua dieta consiste principalmente de frutas e folhas, mas também come insetos.

Devido à degradação de seu habitat e a guerras em seu limitado habitat, é uma espécie "em perigo", de acordo com a IUCN.[2]

Referências

  1. a b Groves, C.P. (2005). Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.), ed. Mammal Species of the World 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. 156 páginas. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. a b Butynski, T. M. (2008). Cercopithecus mitis ssp. kandti (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 4 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.