Chris Isaak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Chris Isaak
Chris Isaak.jpg
Informação geral
Nome completo Christopher Joseph Isaak
Nascimento 26 de junho de 1956 (60 anos) Stockton, Califórnia
Gênero(s) Rock, rock and roll, rockabilly, surf rock, roots rock
Instrumento(s) Vocais, guitarra
Período em atividade 1984 – atualmente
Outras ocupações Cantor, compositor, músico, ator, apresentador de talk show
Gravadora(s) Warner Bros. Records
Página oficial http://www.chrisisaak.com

Christopher Joseph Isaak, mais conhecido como Chris Isaak (Stockton, Califórnia, 26 de junho de 1956), é um cantor, compositor e ator norte-americano.

Ele é conhecido por seu estilo inspirado na música da década de 1950, bem como o seu crescente falsete e reverberação. Ele está intimamente associada com o diretor de cinema David Lynch, que usou suas canções em vários filmes e deu-lhe um grande papel no filme Twin Peaks: Fire Walk with Me. Suas canções geralmente se focam nos temas de amor, perda e desgosto. Com uma carreira de quatro décadas, ele acumulou um total de doze álbuns de estúdio, e acumulou inúmeras indicações a prêmios e passeios. Ele tem sido chamado de Roy Orbison da década de 1990, e muitas vezes também é comparado a Elvis Presley, Ricky Nelson e Duane Eddy.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1984, assinou contrato com a Warner Bros, e lançou o primeiro álbum, Silvertone. Em 1988, seu contrato foi renovado e foi transferido para a Reprise Records.

Sua canção mais conhecida, Wicked Game, foi lançada em 1989, no álbum Heart Shaped World. A canção, em versão instrumental, fez parte da trilha sonora do filme Coração Selvagem (Wild at Heart) de David Lynch. Também, em 2000, fez parte da trilha sonora do filme Um Homem de Família, (The Family Man), com Nicolas Cage e Téa Leoni. O sucesso da música, foi graças a uma rádio americana que tocou a versão completa da canção, e rapidamente tornou presença constante nas paradas de sucesso. O vídeo dessa canção foi dirigido pelo fotógrafo Bruce Weber. Gravado em preto e branco, Chris Isaak contracenou com a top model dinamarquesa Helena Christensen, onde ambos rolavam na areia da praia, se abraçavam e sussurravam um no ouvido do outro. O vídeo foi sucesso na MTV Americana e no canal a cabo VH1.

Em 1999, a música Baby Did A Bad, Bad Thing, fez parte da trilha sonora do filme De Olhos Bem Fechados, (Eyes Wide Shut), de Stanley Kubrick, estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman.

Em 2001, Chris Isaak estreou seu próprio seriado de TV, o The Chris Isaak Show, que ficou no ar entre 2001 e 2004 no canal de TV a cabo Showtime, nos Estados Unidos.

Sua primeira experiência como ator foi em 1988, com De Caso com a Máfia, de Jonathan Demme, tendo Michelle Pfeiffer como companheira nos sets.

No decorrer de sua carreira, Chris Isaak já lançou onze álbuns, doze singles e foi indicado duas vezes ao Grammy Awards.

Em 2004, a canção Life Will Go On, fez parte da trilha sonora do filme Curtindo a Liberdade, (Chasing Liberty), estrelado por Mandy Moore.

O trabalho mais recente de Isaak chama-se Mr.Lucky, lançado em Fevereiro de 2009.

A música Wicked Game foi regravada recentemente pela banda HIM e também pelo Corey Taylor, vocalista das bandas Stone Sour e Slipknot.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Ao vivo
Coletâneas

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Goldberg, Michael (18 de abril de 1991). "Interview: Chris Isaak". Rolling Stone
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chris Isaak