HIM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Rock.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

HIM
HIM.jpg
Informação geral
Origem Helsinki
País  Finlândia
Gênero(s) love metal, metal alternativo
Período em atividade 1991–atualmente
Gravadora(s) Sire Records
Warner Bros. Records
Warner Music Group
Helsinki Music Company
Página oficial Heartagram.com
Integrantes
Ville Valo
Mikko "Linde" Lindström
Mikko "Mige" Paananen
Janne "Burton" Puurtinen
Mika "Gas" Karppinen
Ex-integrantes
Juippi
Tarvonen
Oki
Antto Melasniemi
Sergei Ovalov
Juhana "Pätkä" Rantala
Jussi-Mikko "Juska" Salminen
Categoria
A Wikipédia possui a categoria:
HIM

HIM é uma banda de Love metal da Finlândia formada em 1991 por Ville Valo, Mikko "Mige" Paananen e Mikko "Linde" Lindström. O HIM começou fazendo covers de bandas como, Type O Negative e Black Sabbath, entre outras. Foi só em 1995 que o conjunto começou a se desenvolver da forma como o conhecemos hoje, isto é, um estilo que mistura heavy metal, cujos temas recorrentes são a dor e a morte, com amor e romance. O HIM fez escola com esta sonoridade, a qual denominou Love metal.

História[editar | editar código-fonte]

Criada em 1991, a banda finlandesa HIM é formada por Ville Valo (vocal), Mige (baixo), Linde (guitarra), Burton (teclados) e Gas (bateria), sendo que Ville, Mige e Linde estão na banda desde o início, enquanto Burton e Gas substituíram antigos integrantes.

A banda nasce com uma proposta inovadora de unir sentimento a guitarras pesadas, fazendo um som único que pode ser, genericamente, chamado de Love Metal, mas que não pode ser precisamente definido. A voz penetrante e inconfundível de Valo consegue transmitir uma melancolia única às melodias que o HIM toca.

O HIM tem influências do gótico dos anos 80 como The Cure e Depeche Mode, do heavy metal como Black Sabbath e Type O Negative da sentimentalidade de Elvis Presley, Neil Young e o A-ha.

O primeiro álbum da banda, intitulado "Greatest Love Songs Vol. 666", trouxe canções que oscilavam entre o amor e a morte numa mistura vibrante de metal com doces melodias. Neste mesmo álbum, a banda regravou "Wicked Game", música que fez sucesso no passado na voz de Chris Isaak. Quando perguntado sobre o porquê de ter relançado essa música, Valo responde: "Eu posso me identificar com o sentimento dessa música, ela tem o mesmo tipo de melancolia que você encontra nas músicas tradicionais finlandesas e em nossa música. Nós temos muito mais em comum com um cara como o Chris Isaak do que com qualquer banda de testosterona-heavy metal."

Posteriormente, em 1999, gravaram o álbum "Razorblade Romance"., nos estúdios Rockfield, com a produção feita por John Fryer. Neste álbum, encontra-se alguns dos maiores sucessos do HIM, como "Poison Girl", "Join Me In Death" e "Right Here in my Arms".

Os próximos álbuns, "Deep Shadows and Brilliant Highlights" e "Love Metal" só viriam a confirmar a qualidade da banda, o que lhes rendeu fama e espaço na mídia para novos trabalhos. Em 2004 sairia a coletânea "And Love Said No: The Greatest Hits 1997-2004".

HIM lançou seu quinto álbum de estúdio, Dark Light, em 2005. O álbum foi lançado quase que simultaneamente no mundo todo (algo inédito para a banda) e dele saíram dois singles de muito sucesso: "Rip Out The Wings of a Butterfly" e "Killing Loneliness". Com este álbum, HIM foi a primeira banda finlandesa a vender mais de 500,000 cópias nos Estados Unidos. Nos anos de 2006 e 2007, a banda lançou as compilações Uneasy Listening Vol. 1 e Uneasy Listening Vol. 2, respectivamente, que incluíam B-Sides e outras versões nunca antes lançadas de algumas músicas.

O sexto álbum de estúdio chegou em 2007. Chamado de "Venus Doom", é considerado pelos fãs o álbum mais sombrio da banda por conta da época em que foi feito. Ville Valo estava tendo problemas pessoais e seu alcoolismo estava piorando muito, e isso tudo é refletido no som do álbum. No ano seguinte, com Valo já recuperado, foi lançado o primeiro CD/DVD ao vivo da banda, o "Digital Versatile Doom", que fora gravado no final de 2007 no Orpheum Theater em Los Angeles.

Em 2009, Valo afirmou que a banda voltaria ao estúdio no mesmo ano para a gravação do próximo álbum. As gravações do álbum, denominado Screamworks: Love in Theory and Practice, começaram em 3 de Agosto e foram até 8 de Outubro de 2009. O álbum foi lançado em Fevereiro de 2010. Na versão deluxe, foi incluído um CD bônus com todas as 13 faixas do álbum em suas formas acústicas, e no final do ano a banda lançou a compilação "SWRMXS", que incluía remixes de todas as faixas do Screamworks, feitas por diferentes artistas da música eletrônica.

Durante o ano de 2011, a banda se separou da gravadora com quem tinha lançado os últimos três álbuns, Sire/Warner, e aparentemente ficou em inatividade. Em novembro foi revelado que a banda estava trabalhando no próximo álbum, mas que o trabalho foi interrompido por conta de problemas com a saúde do baterista, Gas Lipstick.

Heartagram[editar | editar código-fonte]

Show da banda, com um Heartagram no palco.

O "Heartagram" é a mistura de um coração com um pentagrama invertido1 . O significado desse símbolo é o equilíbrio entre os extremos; a vida e a morte, o amor e o ódio, que é o tema da maioria das músicas da banda, além de ser seu símbolo principal.

O "Heartagram" é a marca registrada do HIM, criado por Ville Valo no dia de seu 20° aniversário. Valo disse que o Heartagram representa o HIM, como banda, como uma entidade e o 'love metal' em geral". Muitos fãs da banda têm tatuagens do Heartagram, ou tatuagens de outros emblemas do HIM - como o coração no pulso direito de Ville. Ville Valo permitiu que seu grande amigo, Bam Margera (skatista profissional, ator e estrela dos programas de TV Jackass e Viva La Bam), compartilhasse a licença da imagem do Heartagram, o que ele tem feito para fins promocionais, incluindo seus tênis Adio e skates Element. Por causa da licença compartilhada, algumas pessoas acreditam que o símbolo pertence apenas a Bam.

Outras pessoas mais conhecidas também têm tatuagens do logo, como Kat Von D. De acordo com Valo, a banda se tornou mais conhecida por seu logo e não por sua música. Em uma entrevista, Ville disse que o Heartagram é um "Yin Yang moderno".

Formação[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre HIM
Flag of Finland.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Finlândia, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.