Dakota Johnson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dakota Johnson
Dakota Johnson
Festival Internacional de Cinema de Veneza (2018)
Nome completo Dakota Mayi Johnson
Nascimento 4 de outubro de 1989 (34 anos)
Austin, Texas
Nacionalidade norte-americana
Ocupação
Atividade 1999–presente
Progenitores Mãe: Melanie Griffith
Pai: Don Johnson
Parentesco Melanie Griffith (mãe)

Don Johnson (pai)
Jesse Johnson (meio-irmão)
Tippi Hedren (avó materna)
Clay A. Griffith (avô paterno)
Antonio Banderas (ex-padrasto)

Dakota Mayi Johnson (Austin, 4 de outubro de 1989)[1] é uma modelo e atriz estadunidense. É filha dos atores Don Johnson e Melanie Griffith e neta da atriz Tippi Hedren.

Teve sua estréia no cinema ao lado de sua mãe na comédia-drama Crazy in Alabama (1999) e foi nomeada Miss Golden Globe em 2006. Após a formatura do ensino médio, ela voltou a atuar com papéis em The Social Network (2010), Beastly (2011), 21 Jump Street (2012), Need for Speed (2014) e a comédia de curta duração Ben and Kate (2012-2013).

Ganhou mais notoriedade quando interpretou o papel de Anastasia Steele, no filme baseado no romance erótico Fifty Shades of Grey (2015). No mesmo ano, teve desempenhos aclamados pela crítica em Black Mass e A Bigger Splash. Ela também estrelou na comédia romântica How to Be Single (2016) e reprisou o papel de Anastasia Steele na continuação da trilogia Fifty Shades of Grey, com Fifty Shades Darker (2017) e Fifty Shades Freed (2018).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e juventude[editar | editar código-fonte]

Dakota nasceu em Austin, Texas, filha dos atores Don Johnson e Melanie Griffith. Por parte de mãe, é neta do executivo de publicidade e ex-ator infantil Peter Griffith e da atriz Tippi Hedren, é sobrinha da atriz Tracy Griffith e do produtor de designer Clay A. Griffith. Ela é ex-enteada de Antonio Banderas.[2] Tem seis meios irmãos; quatro por parte de pai, incluindo o ator Jesse Jonhson, e dois por parte de mãe.

Dakota estudou na Aspen Community School em Aspen, Colorado.[3] Mais tarde, ela estudou na Santa Catalina School em Monterey. Era uma dançarina ávida quando mais jovem. Ela tornou-se interessada em trabalhar como modelo aos 12 anos, depois de uma sessão de fotos com outros filhos de celebridades para a Teen Vogue.[3]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Dakota esteve envolvida em relacionamentos de longo prazo anteriormente, com o músico Noah Gersh e o ator Jordan Masterson. Namorou Matthew Hitt, vocalista principal da banda indie de rock galesa Drowners por quase dois anos até 2016.

Atualmente, está em um relacionamento com Chris Martin vocalista do Coldplay desde outubro de 2017.[carece de fontes?]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1999, ela fez sua estreia no cinema em Crazy in Alabama, onde junto com sua meia-irmã, Stella Banderas, interpretaram as filhas de sua mãe na vida real, Melanie Griffith. O filme foi dirigido por seu padrasto, Antonio Banderas. Em 2006, foi escolhida Miss Golden Globes 2006, onde ela serviu como a primeira segunda geração da Miss Globo de Ouro na história dos Globos.

Depois que se formou no colegial, assinou com a William Morris Agency e começou sua carreira de atriz. Dakota teve seu primeiro sucesso de bilheteria em 2010 com o filme The Social Network, no qual teve uma cena com Justin Timberlake. O filme recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo um para Melhor Filme.

Dakota e Luca Guadagnino na press junket de Suspiria

Em março de 2012, estreou na TV, no papel de protagonista na série do canal Fox, Ben and Kate. A série foi cancelada em 25 de Janeiro de 2013, depois de uma temporada

Em 2 de setembro de 2013, foi anunciado pela autora E. L. James em seu Twitter que Dakota seria a protagonista de Fifty Shades of Grey.[4] Onde interpreta Anastasia Steele. As filmagens começaram no final de 2013 no Canadá e a estreia aconteceu em fevereiro de 2015, nos Estados Unidos. Em 2016 venceu o People's Choice Awards na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama pelo papel. No mesmo ano, foi indicada ao BAFTA por melhor ator ou atriz em ascensão.

Em 15 de fevereiro de 2015, apareceu no especial de 40 anos do Saturday Night Live e apresentou o SNL em 28 de Fevereiro, fazendo dela a segunda filha de um ex-apresentador do SNL (depois de Gwyneth Paltrow, cuja mãe Blythe Danner foi apresentadora durante a sétima temporada do programa em 1982) a se apresentar.

Dakota é uma grande amiga do diretor Luca Guadagnino, os dois já trabalharam juntos em A Bigger Splash e Suspiria. Em 2019 ganhou o Prêmio Independent Spirit Robert Altman por Suspiria. O prêmio é entregue ao elenco, diretor e diretor de elenco de um filme pela Film Independent, uma organização sem fins lucrativos dedicada a filmes independentes e cineastas independentes.

Projetos[editar | editar código-fonte]

No Global Citizen Festival em 2018, Dakota distribuiu um número de telefone e incentivou as mulheres do mundo inteiro a ligarem e compartilharem suas histórias de abuso ou assédio sexual. Afirmou que tem uma equipe especializada auxiliando no projeto e pronta para ouvir o relato das pessoas.

Durante o ''Power The Movement' em 2019, ela lançou o ‘The Left Ear’, um podcast dando voz às mulheres com seus relatos. Para proteger o anonimato, todas as vozes foram alteradas e qualquer identificação removida.

Em 13 de fevereiro de 2020, Dakota anunciou a sua nova produtora independente, a TeaTime Pictures. A empresa foi fundada em conjunto com sua amiga, Ro Donnelly.

A TeaTime Pictures teve sua estreia dia 4 março com clipe da canção "Cry Cry Cry" do Coldplay, com Dakota na direção.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1999 Crazy in Alabama Sondra
2010 The Social Network Amelia Ritter
All That Glitters Dianica French Curta-metragem
2011 Beastly Sloane Hagen
2012 For Ellen Cindy Taylor
Goats Minnie
21 Jump Street Fugazy
The Five-Year Engagement Audrey
Transit Elizabeth Curta-metragem
2014 Date and Switch Em
Need for Speed Anita Coleman
Cymbeline Imogen
Closet Set Leading Lady Curta-metragem
2015 Fifty Shades of Grey Anastasia Steele
Black Mass Lindsey Cyr
A Bigger Splash Penelope Lannier
Chloe & Theo Chloe
In a Relationship Willa Curta-metragem
Vale Rachel Curta-metragem
2016 How To Be Single Alice Kepley
2017 Fifty Shades Darker Anastasia Steele
2018 Fifty Shades Freed Anastasia Grey
Suspiria Susie Bannion
Bad Times at the El Royale Emily Summerspring
2019 Wounds Carrie
The Peanut Butter Falcon Eleanor
2020 The High Note Maggie Sherwood
The Nowhere Inn Ela mesma
2021 The Lost Daughter Nina
2022 Persuasion Anne Elliot
2024 Madame Web Madame Teia[5]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Papel Notas
2012-2013 Ben and Kate Kate Fox Série da FOX
2013 The Office Dakota Episódio: Final
2015 Saturday Night Live Ela mesma Episódio: "Dakota Johnson/Alabama Shakes"
TBA Rodeo Queens Amazon[6]

Referências

  1. «Dakota Johnson: Biography» (em inglês). TV Guide. Consultado em 3 de setembro de 2013 
  2. «Melanie Griffith and Dakota Johnson – Like Mother, Like Daughter – Hollywood's Hottest Moms» (em inglês). InStyle. Consultado em 3 de setembro de 2013 
  3. a b «Interview». Aspen Peak (em inglês). Web Achive. 2008–2009. 146 páginas. Consultado em 3 de setembro de 2013 
  4. «Dakota Johnson será protagonista em filme '50 tons de cinza', diz autora». Globo.com. G1. 2 de setembro de 2013. Consultado em 3 de setembro de 2013 
  5. Kroll, Justin; Kroll, Justin (3 de fevereiro de 2022). «'Madame Web': Dakota Johnson Tapped To Play First Female Superhero In Sony Pictures' Universe Of Marvel Characters». Deadline (em inglês). Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  6. N'Duka, Amanda; N'Duka, Amanda (10 de junho de 2020). «Dakota Johnson To Topline Comedy Series 'Rodeo Queens' At Amazon». Deadline (em inglês). Consultado em 16 de junho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata