Discussão:Funk brasileiro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discussões de páginas fundidas

Funk carioca e gênero musical[editar código-fonte]

Pessoal, estudo alguns gêneros musicais brasileiros e criei essa página para o ponto de vista musicológico. Não é necessário conhecer muito sobre música para se convencer que o que se é dado nome de Funk carioca (ou Fanque carioca, em português correto) não é um gênero musical. Esta manifestação popular pode ser vulgarmente chamada de música, porém, para uma enciclopédia científica (o que eu entendo por Wikipédia) deve-se utilizar conceitos corretos e embasados em estudos e não em conhecimentos populares ou do que cada um acredita que é. O que digo não é minha opinião, com ou sem, preconceitos. É resultado de um estudo acadêmico sobre o assunto. Não tenho a intenção de ofender os adeptos a essa manifestação. Mas de esclarecer, cientificamente, a sua relação com música. Lucas 00:07, 17 Setembro 2006 (UTC)

E quais seriam os estudos que classificam o funk carioca de outra forma? Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 03:29, 17 Setembro 2006 (UTC)
Falácias. Aponte as fontes, por favor. É sabido por todos que o Funk Carioca é descendente de uma linhagem até nobre, por ser derivado do Miami Bass, que é derivado do Hip Hop da costa leste, subgênero do hip-hop, que consiste em uma mistura que engloba estilos jamaicanos (Reggae, Dub), americanos (Funk americano, R&B) e até mesmo experimentalismo europeu (Kraftwerk - como se pode verificar nos primeiros álbuns de Afrikaa Bambatta)--BlackLynx 19:37, 1 Outubro 2006 (UTC)

"São comuns shows de bailes funks no Rio de Janeiro. Algumas são inclusive organizadas por traficantes que aproveitam para comercializar abertamente drogas ilícitas. Além do comércio aberto de drogas, podem ocorrer também práticas sexuais durante algumas danças (possivelmente orgias) e lutas corporais em grupos."

olha o nivel de preconceito ! isso da cadeia ! o comentário precedente não foi assinado por 201.24.69.224 (discussão • contrib.) JSSX uai 18h18min de 10 de Junho de 2007 (UTC)==Untitled== O título foi modificado de Funk carioca para Fanque carioca porque é assim que está sendo tratado pela Academia Brasileira de Letras. A palavra Funk inexiste do vocabulário português brasileiro oficialmente. Sendo o Wikipédia uma enciclopédia virtual séria, deve publicar dados respeitando as normas de escrita do país para corretamente informar os leitores. Obrigado. Lucasmsg 05:22, 25 Fevereiro 2006 (UTC)

  • Sinceramente, esses aportuguesamentos são ridículos demais. Só a Academia que usa essa grafia. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 05:52, 25 Fevereiro 2006 (UTC)
    • LOL, tem o termo baby boom em um verbete de termo aportuguesado… Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 05:54, 25 Fevereiro 2006 (UTC)
    • Correto Lugusto, o termo baby boom foi substituído por fote aumento na taxa de natalidade que é o termo correto em português. Também não concordo plenamente com a superproteção linguística, entretanto é necessário qeu se preserve o idioma para não se tornar um braço do inglês por influência estadunidense… Lucasmsg 06:10, 25 Fevereiro 2006 (UTC)
    • O termo baby boom é mais próximo de taxa de fecundidade do que taxa de natalidade. Já foi corrigido o problema. Lucasmsg 02:40, 26 Fevereiro 2006 (UTC)

Existiu um grupo chamado Funk nao é musica, mas eles forom proibidos de fazer praticamente tudo, depois de terem ferido crianças pobres e trabalhadoras devido a opiniao musical. E sim Funk é obviamente musica nao se fassa de bobo, nao é porque vc nao gosta q as pessoas tem que aturar a sua opiniao em formato de texto de 100 linhas expreçando algo q ninguem alem de voce liga. Funk possue melodia, letra, beat, pausas, soms, instrumentos... e para ser clasificado como estilo musical voce precisa de 1 som e pausas, o que leva ao resultado q Funk é sim musica. Funk é um estilo de musica complicado, com beat de alta complexidade MagmortalZx (discussão) 06h30min de 21 de março de 2020 (UTC)[responder]

Por favor deêm uma olhada em Princípio da imparcialidade antes de editar um artigo que gera polêmica como este.-- Alcey Hã? 07:26, 16 Julho 2006 (UTC)

Ainda não justificastes o uso da tag, como citar trechos onde o artigo é parcial. Por isto, retirei atag. -- Fernando Ф 16:24, 16 Julho 2006 (UTC)
Concordo com você, falha minha. Eu acho que boa parte do artigo está parcial, a seção Bailes funks mostra isso claramente. Este trecho na primeira parte: "Resultado do trabalho de marketing realizado pela gravadora Sony Music como alternativa ao superexposto axé music" ,é no mínimo, questionável e a afirmação que o "Funk" é uma moda, na minha opnião, não é verdadeira já que o "Funk" é popular no Rio e em outras partes do Brasil há, mais ou menos menos, 20 anos. Por isso eu marquei como parcial.-- Alcey Hã? 08:22, 17 Julho 2006 (UTC)

Recoloquei a tag. Mas o que fazer para impacializar o artigo? Não vejo outra forma senão retirar o trecho parcial. -- Fernando Ф 16:04, 17 Julho 2006 (UTC)

Fiz alguns ajustes. Porém, ainda possui alguns trechos parciais. -- Fernando Ф 16:19, 17 Julho 2006 (UTC)
Links

Coloquei dois links que acho que mostram um ponto de vista um pouco mais informado. Não sou registrada. 18:47, 20 Julho 2006 (GMT -03:00) Brasilia

Retirei o trecho em que se diz que o estilo sofre de preconceito disfarçado de bom gosto, pois é parcial e generalizante. Oras, há pessoas que simplesmente não gostam. 02:02, 16 Dezembro 2006 (UTC) o comentário precedente não foi assinado por 201.74.81.32 (discussão • contrib.) JSSX uai 18h14min de 10 de Junho de 2007 (UTC)

tirou os meus links porque?[editar código-fonte]

eu tirei um dos seus porque não funciona, e o outra talvez não deveria ter tirado, mas não falava muito do funk, realmente. Mas os meus eram pontos de vista de pessoas que estão ligadas a funk (DJ Marlboro e a diretora de um documentário sobre o tema), e não eram parciais - tratavam de muitos assuntos em que você toca no artigo - o aspecto erótico etc. Não achei justo isso. Não é que estou querendo dar um ponto de vista 'positivo' sobre o funk, só informacão. não é por isso que está aqui o wikipedia? Vou me registrar. Domingo 23 Julho 4.50 (GMT -3.00)

Este artigo possui passagens altamente preconceituosas como: "Além do comércio aberto de drogas, podem ocorrer também práticas sexuais durante algumas danças (possivelmente orgias) e lutas corporais em grupos". Por isso marquei para revisão. Luís Felipe Braga 17:15, 11 Agosto 2006 (UTC)

QUEM ESCREVEU ISTO?[editar código-fonte]

O QUE FUNK TEM A VER COM MIAMI BASS? E VOCÊ ACHA QUE QUE O FUNK CARIOCA DEVERIA SER MODIFICADO PARA BASS. o comentário precedente não foi assinado por CIELE (discussão • contrib.) Esse comentário foi editado por conter trechos abusivos --Usien6 20h17min de 28 de novembro de 2016 (UTC)[responder]

Peraí, o funk carioca tem sim suas origens no miami bass. Mas isso não quer dizer que os dois gêneros (ou sub-gêneros) são a mesma coisa. Também discordo da mudança de nome, pois o novo nome proposto não é o usado pela população brasileira e isso dificultaria a identificação. É como querer mudar o nome do objeto no qual se senta de "cadeira" pra "serrote". --Fabiopl 01h11min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

Mais Bobagens ?!?[editar código-fonte]

A parte do artigo sobre apologia ao crime se tornou minúscula ! O artigo Funk Carioca da wikipédia é de propriedade de todos os usuários, e não é nem nunca será de quem apensa gosta e defende isso. O artigo pode ser editado por qualquer um que entenda do assunto e não só por quem gosta. Paro de ver o artigo por uns meses e fazem uma baderna dessas.

De fato, concordo que há que se abordar o aspecto do crime e da sexualidade, pois faz parte da realidade. Mas infelizmente a maioria insiste em querer mostrar apenas um ou outro lado…--Fabiopl 01h10min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

O lado que o funk mais exalta ainda é 80% de uma enorme "torta" podre salvando 20%, e olhe la, de algo relativamente bom e familiar. Exalta sim a sexualidade extremamente e a criminalidade. Realnator (discussão) 16h49min de 24 de outubro de 2019 (UTC)[responder]

Funk e funk carioca[editar código-fonte]

No Rio, o funk carioca é chamado simplesmente de funk, apesar de não haver nenhuma ligação entre o funk americano e o carioca. comentário não assinado

Há relação sim. Indireta, mas há. Por isso mudei a frase. --Fabiopl 15h47min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Hj em dia ninguem fala mais d Funk americano nem na gringa, e na europa e EUA tao chamando nosso Funk de so Funk. Ent n vejo problema nenhum em coloca so Funk MagmortalZx (discussão) 06h41min de 21 de março de 2020 (UTC)[responder]

Várias incorreções nesse artigo[editar código-fonte]

Só pra citar algumas:

- No que se refere aos anos 1980, foi citada a FM O Dia como uma emissora que destinava boa parte da programação para o funk. Ocorre que a FM O Dia nem tinha sido inaugurada, fato este que só aconteceu na metade dos anos 1990.

- Nos ano 90, foi citado Gabriel o Pensador, que apesar de ser carioca, nem se considerava "funkeiro", já que o Funk Carioca era uma adaptação do freestyle/miami bass americano, enquanto o Gabriel seguia uma linha Hip Hop.

- Logo abaixo, foi comentado sobre possíveis apologias ao crime, inclusive grupos de exterminio, como o ADA. Acontece que este grupo nem existia praticamente nos anos 1990.

- Bom, acho que ficou evidente no artigo o tom preconceituoso e depreciativo a respeito do Funk Carioca, que, apesar de atualmente não ser sombra do que foi há 10 anos, com certeza é um movimento muito importante para a cultura do Rio de Janeiro

Taliban77 (discussão) 16h07min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Funk - Funk Carioca - New Beat (mais explicações)[editar código-fonte]

Sou carioca e digo que ainda falta muita coisa a ser explicada sobre a história do Funk. Este ritmo sempre esteve polemizado e ligado às classes sociais mais baixas - devido às raizes norte-americanas. De um modo geral, passou a ser o ritmo preferido dos jovens que frequentam danceterias, boates e bailes, devido as suas letras de cunho pornô e sem ética, onde não há limites para o que podem falar os MCs.

A imagem original do FUNK (político e social - onde se evidenciava a valorização da imagem do negro, o acesso e direitos dos pobres e da mulher), às vezes confundido com RAP, mudou quando o humor passou a fazer parte do cenário, fazendo o funk mais popular. A violência também passou a ser tema para o funk e com isso, o sexo ganhou também destaque.

Digamos que por sua batida geralmente pesada e o desejo dos jovens por um ritmo marcante e livre de censuras, o funk tornou-se cada vez mais acessível, sendo reproduzido nas rádios do país e em redes de televisão. Alguns DJs nacionais então abrem espaço para a nova cena internacional e enxergam a união de batidas ao funk. A partir daí, a fusão aos outros gêneros como "mid backs", "funk melody" (freestyle) e "hardhouse" fizeram surgir o "technobeat", também conhecido como "new beat", que muitos ainda afirmam não ter nada de "techno" - a não ser o uso de samplers. Enquanto que em outros países DJs são famosos por ritmos eletrônicos na base de trance, techno e house, no Brasil os DJs passam a ganhar espaço na mídia com o "Technobeat", mas gerando polêmicas.

Com a levada do som internacional "Stomp", do DJ Trajic, o technobeat logo tornou-se sucesso nas matinês cariocas e do Brasil, se propagando com os megamixes dos DJs Robson Vidal (Phenomena) e Roger Lyra, na TV com DJ Tubarão (Planeta Xuxa) e as produções Smoke Machine, Playboy, entre outras do DJ Wallace (MP4). Muitas autorias são duvidosas, devido a miscelânia. Sons como o Projeto "Nemo" (The Submarine) de Cristian Labra e Deep Inside (Rollerblade) são marcas dessa época e freqüentemente usadas em samplers. O ritmo "Funk Carioca" ganha a sua cara no final da década de 1990 e início de 2000.

A saga do technobeat que tinha como objetivo produzir um novo gênero eletrônico essencialmente brasileiro se perdeu em meio as confusões de ritmos, falta de instrução e credibilidade de alguns deejays e devido às misturas com a sensação do ainda presente "pornoáudio" Funk Carioca.

VER: http://djdiogomartins.blogspot.com/2008/06/megamix.html

Modifiquei uma parte do conteudo sobre o Funk de 2000, por conter alguns erros de concordancia.


Porque funk carioca e não Funk (Brasil)?O tipo de funk originado no Rio se espalhou pelo pais inteiro e é o funk brasileiro, não é especificamente carioca, apenas nasceu aqui. Tem Samba Carioca? Seria funk carioca se tivesse um paulista ou goiano, não tem, tem apenas um. (Não confundir com o funk ou funky americano, que é algo qu vem do Rhythm and blues e do jazz e teriamos que ir a gente como Curtis Mayfield, Sly and Family Stone, Parliament-Funkadelic e o grande James Brown, o que é outro departamento).

Alguém me explica o 'funk carioca'? Sds MachoCarioca oi 05h07min de 8 de Outubro de 2008 (UTC)

Creio que seja "carioca" exatamente pela origem, e não pela naturalidade de quem canta. O "carioca" no caso foi adicionado apenas pra diferenciar do funk americano, que é um estilo musical diferente. Por exemplo o samba-enredo tb é carioca e pode ser produzido em qualquer parte do mundo, mas não há o ritmo "samba-enredo paulista" ou "samba-enredo finlandês" pq o samba que se toca nesses lugares é o mesmo samba.
Se surgir um MC que cante esse estilo de funk mesmo nos EUA, será cantor de "funk carioca" tb. Leandro Rocha (discussão) 18h24min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)

Devido a alguns atos de vandalismo (mesmo que discretamente) que vem sendo feitos sistematicamente nesse artigo, acho que já seria hora de bloqueá-lo para usuários não registrados. Taliban77 (discussão) 22h45min de 14 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Não á Parcialidade e Preconceito na Wikipédia…[editar código-fonte]

O fato de não gostar(também não gosto de Funk)não dá o direito de ser tão vergonhasamente parcial e ridículo,como o artigo está sendo.Também não gosto,mas admito que não tenho nenhum direito de ofender moralmente o estilo inteiro baseado em poucas músicas(o que seria preconceito).Espero que outros usuários tenham a mesma consciência…

Desde já,grato.o comentário precedente não foi assinado por 201.86.233.130 (discussão • contrib.)

Então se não gostou, edite vc mesmo. Leandro Rocha (discussão) 15h48min de 8 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Vontade não me falta,pena que como simples usuário cadastrado não tenho direito de apagar vandalismos. Desde já,grato. o comentário precedente não foi assinado por Trilobozoa (discussão • contrib.) Esse comentário foi editado por conter trechos abusivos --Usien6 20h17min de 28 de novembro de 2016 (UTC)[responder]

Do que vc está falando ? Primeiramente, onde o texto está parcial ? Depois, como assim vc não pode apagar vandalismos ? Não só pode, como DEVE! Eu não sou administrador assim como vc e sempre que vejo vandalismo, reverto. Foi o que aconteceu neste artigo. Terceiro, não da pra bloquear vândalos que não estão registrados e que possuam IP rotativo. Bloqueio em IP rotativo pode significar vc bloquear alguém que nada tem a ver com a história. O que se pode fazer é proteger a página contra edições de IPs por um tempo pra ver se os vandalismos param. E aí sim, se alguém vandalizar logado, bloqueia-se a conta do vândalo. Em quarto e último lugar, não se esqueça de sempre assinar suas mensagens com quatro tils, assim ~~~~ Leandro Rocha (discussão) 14h01min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC).[responder]

Bloqueio da página[editar código-fonte]

Mais uma vez peço a algum dos administradores o bloqueio da página para não-cadastrados, já que os casos de vandalismo vêm sendo frequentes. Aguardo a boa vontade de algum. Grato. Taliban (discussão) 15h55min de 22 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Atenção às regras![editar código-fonte]

Quero chamar a atenção dos senhores editores para a obediência às regras. Wikipédia é uma enciclopédia e por isso deve ter carater enciclopédico! A boa escrita, com a descrição correta, correção de português, redação informativa, etc, fazem parte do nosso projeto comum de fazer a Wikipédia um endereço confiável. Escrever de qualquer maneira, com opiniões sobre os fatos, idéias vagas, sensações, discussão sobre a plenitude das coisas, emoções, vontades, anseios, etc, é melhor que seja feito em um Blog! Está muito difícil Wikificar este artigo pois o conteúdo não está ajudando muito. Uma pessoa que procure saber sobre o Funk Carioca não entenderá direito porque a Wikipédia está falhando no propósito. UM BOM COMEÇO SERIA :

  • Achar as fontes das informações passadas. Só vale aquilo que já foi publicado e possa ser verificado!
  • Redigir direito essas informações e fazer uma discussão em cima delas. A discussão é fundamental e TAMBÉM obedece as regras (mesmo que consensuais…)

Obrigado. Joaosantossouto (discussão) 02h59min de 20 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Algumas fusões a avaliar[editar código-fonte]

comentário não assinado de Luan (discussão • contrib) 16h33min de 7 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]
Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

Fusão New funk; Funk carioca

Fusão Funk melody; New funk; Funk carioca

Olá! Favor participar da discussão os interessados no tema. Luan (discussão) 16h35min de 7 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

Popularidade no Leste Europeu?[editar código-fonte]

Alguma fonte para essa informação, que consta na infocaixa, sobre popularidade moderada no Leste Europeu em meados da década de 2000? Creio que isso não existe e deveria ser removido, o funk carioca nunca foi realmente popular fora do Brasil. 170.244.28.130 (discussão) 21h33min de 30 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]

Essa pagina ta travando todos estilos de Funk[editar código-fonte]

O Funk foi criado em 1970 pelo dj marlboro ele comemorou os 50 anos d Funk no instagram dele, nessa pagina nao ficou claro. A Kondzilla atingiu top 4 youtubers em 2019 e essa pagina nem lembrou de sitar a Kondzilla. A GR6 tem mais de 40 artistas famosos, e essa pagina nem falou sobre a GR6. Essa pagina nao pode ser modificada e toma todos os nomes como, Funk Carioca, Funk Brasileiro, Funk Paulista, sem permitir as pessoas de escrever sobre o Funk. O Funk atingiu 50bilhoes de views no Youtube e essa pagina nao falou nada, kevin o Chris virou o maior cantor do Brasil no spotify com 9'000'000 accesos por mes, essa pagina nao falou. Um novo estilo de Funk (alem de, FunkPesadao, FunkProibidao, FunkRomantico, FunkConciente, FunkLight, FunkDeFluxo......) ta se formando em 2020 essa pagina nao falou nada (é o Funk q fala so de moto) MagmortalZx (discussão) 06h40min de 21 de março de 2020 (UTC)[responder]

Nome do gênero musical[editar código-fonte]

Pessoal,bom voces não acham que o nome "funk carioca" ja não e mais apropriado para o gênero musical? Acho que o funk ja se tornou algo nacional e deveria ser trocado o nome para "funk brasileiro" Junio dias (discussão) 07h24min de 16 de maio de 2020 (UTC)[responder]

Não, o próprio artigo diz: Apesar do nome, o funk carioca surgiu e é tocado em todo o estado do Rio de Janeiro e não somente na cidade do Rio de Janeiro, como o gentílico "carioca" leva a crer. Mesmo na sua criação, ele não era carioca, carioca é apenas da cidade do Rio de Janeiro, mas tem em todo estado, funk brasileiro não tem respaldo, fontes que confirmam como nome do gênero.Hyju (discussão) 23h13min de 16 de maio de 2020 (UTC)[responder]

@Hyju: qual o motivo da reversão?Theys Y☺rk (discussão) 03h07min de 9 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Desculpa me intrometer, mas vigio o artigo e vi sua edição e a reversão do Hyju. Na minha Opinião (e provavelmente também é a opinião do Hyju), acho irrelevante adicionar essa informação. Certo, alguém fez um vídeo falando sobre o gênero. E daí? Para justificar a adição dessa informação, precisa de alguma fonte secundária independente mostrando a notoriedade dessa informação, caso contrário, é totalmente irrelevante. "X fez um vídeo" e usar apenas o próprio vídeo como referência não diz nada. No entanto, se alguma publicação diz que o vídeo é importante de certa forma, não vejo problemas em adicionar. GhostP. disc. 03h48min de 9 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]
Obrigado Theys Y☺rk (discussão) 05h02min de 9 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]
YouTube não é fonte fiável, além de achar que embora músico, ele não tem lá muitos argumentos que melhorem a discussão.Hyju (discussão) 11h19min de 9 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Funk brasileiro[editar código-fonte]

Não faz o menor sentido que o artigo continue a se chamar Funk carioca. Essa expressão não é mais dominante no vocabulário acadêmico, jornalístico e popular desde a popularidade do funk paulista na década de 2010. Há uma série de trabalhos (como os acadêmicos 1, 2, 3, 4, 5) que demonstram o uso frequente do termo Funk brasileiro como melhor caracterização de hoje. Isso é reforçado em como artistas e produtores de funk se referem ao gênero hoje em dia (como esse caso) ou a imprensa (exemplos: 1, 2 e 3). Por isso, estou fazendo a moção do artigo para Funk brasileiro. Fronteira diga - veja 13h16min de 18 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]

Isso já foi discutido antes, o próprio verbete diz que o gentílico já era amplamente utilizado. Hyju (discussão) 10h34min de 19 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]
Pois há um erro latente no artigo e o que é necessário, a partir de agora, é de ajustes e reescrita (que farei nos próximos dias). Citação: e raramente chamado de "funk brasileiro" as duas fontes apresentadas não falam absolutamente nada do termo ser "raramente" utilizado. Muito pelo contrário, essa dissertação utiliza primariamente a expressão funk brasileiro e o termo funk carioca é mencionado na discussão histórica de desenvolvimento e popularização do gênero. Fronteira diga - veja 10h51min de 19 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]