Don Calavera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Don Calavera
Dom Caveira/Seu Caveira (BR)
Informação geral
Formato Série
Criador(es) Roberto Gómez Bolaños
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Produtor(es) Roberto Gómez Bolaños
Elenco Roberto Gómez Bolaños
Rubén Aguirre
Maria Goretti
María Antonieta de las Nieves
Moisés Suárez
Arnoldo Picazzo
Exibição
Emissora de televisão original México Televisión Independiente de México
Transmissão original 1993 a 1994 (Em Con Humor e Chespirito)
Cronologia
Programas relacionados El Chapulín Colorado
Chespirito

Don Calavera (Dom Caveira no Brasil) é uma esquete do Programa Chespirito, depois do final de de Chapolin e Chaves, Roberto Gómez Bolaños teve que criar novos quadros para seu programa, entre eles Dom Caveira e Cidadão Gómez. O quadro foi gravado apenas em 1994 e por isso teve poucos episódios.

O nome verdadeiro do personagem é Carlos Vieira, mas ele é conhecido como Dom Caveira por ser dono de uma agência funerária e por paquerar as eventuais viúvas. Tem um empregado chamado Celório (Moisés Suárez), que diversas vezes é pego fazendo corpo mole. É amigo do médico Rafael Contreras (Rubén Aguirre), que sempre o visita.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Seu Caveira, como é apelidado a contragosto, é dono da funerária "Pompas Fúnebres" e está sempre dando em cima das viúvas que aparecem por lá. É pai de Suzana e patrão exigente de Celório e Genoveva. Torce para que haja cada vez mais mortos, justamente ao contrário do Dr. Rafael Contreras, um médico que é o seu melhor amigo.

Grande médico e melhor amigo de Carlos Vieira, sempre o visita. Adora pregar peças nele, visto que até já contratou um ator para se passar por defunto e assustar Carlos.

A enfezada empregada da casa de Carlos Vieira. Cuida bem da mansão do patrão, mas costuma se atrapalhar muito no serviço. Tem um sotaque meio caipira e namora o soldado Melquiades (Miguel), com quem vive discutindo.

O simpático e desastrado empregado da funerária. Às vezes é meio intromedito e sempre é pego por Caveira enrolando ou dormindo no trabalho.

Filha de Carlos Vieira. Ama o pai e está sempre preocupada com ele. Os dois vivem brigando, na maioria das vezes, por causa da teimosia de Carlos.

Um atrapalhado soldado que é namorado de Genoveva. Vai sempre escondido à casa de Carlos Vieira para visita-lá ou para comer ou beber alguma coisa.