Edson & Hudson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edson & Hudson
Edson & Hudson - 11.11.2011.jpg
A dupla em novembro de 2011.
Informação geral
Origem Limeira - SP
País  Brasil
Gênero(s) Sertanejo, Country, Hard Rock
Período em atividade 1980 - 2009
2011 - Atualmente
Gravadora(s) RGE
Sony Music
Deckdisc
EMI
Radar Records
Universal Music
Página oficial www.edsonehudson.com
Integrantes Edson Cadorini
Hudson Cadorini

Edson & Hudson[1] é uma dupla sertaneja brasileira formada pelos irmãos Huelinton Cadorini Silva (nascido em São José do Rio Pardo, SP no dia 23 de agosto de 1974) e Udson Cadorini Silva, (nascido em Cássia dos Coqueiros, SP no dia 16 de agosto de 1972).

Carreira[editar | editar código-fonte]

Edson & Hudson em 2008

Nascidos e criados em família circense, os irmãos Cadorini tiveram grande apoio do pai, o palhaço e acrobata Beijinho, que percebeu o carisma e o talento dos filhos ainda quando crianças. Incentivados pela família, começaram a cantar em dupla desde muito novos. Inicialmente, utilizavam os pseudônimos de Pep e Pupi e apresentavam-se em praças públicas, bares, rodeios, bailes e em circos. Acostumados desde cedo aos espetáculos e à estrada, logo adquiriram a experiência necessária para mostrar o potencial que tinham para a música.

Em 1991, já como Edson & Hudson, passaram pelo show de calouros de Raul Gil, onde tiveram a grande oportunidade de serem vistos e ouvidos pelo grande público. A voz poderosa e afinada de Edson unida aos riffs de rock da guitarra de Hudson (a época nada usuais na música sertaneja), chamaram logo a atenção do público e dos formadores de opinião. Essa mistura acabou se tornando o grande diferencial da dupla e marcou um estilo que revolucionou o mercado sertanejo, atraindo e influenciando uma nova geração de seguidores e artistas. Persistindo no sonho de fazer sucesso a dupla gravou o primeiro disco no ano de 1995.[2] Outro fato importante que ajudou a alavancar ainda mais a popularidade da dupla foi a explosão do mega hit "Azul" nas principais rádios do Brasil no ano de 2002.[3]

Entre 1995 e 2009, a dupla passou por quatro gravadoras: RGE, Sony Music, Deckdisc e EMI, lançando dezessete álbuns, entre CDs e DVDs de carreira e compilações, contabilizando a venda de mais de 1 milhão de discos. Também neste período, Edson & Hudson passou a figurar como atração principal dos mais maiores eventos de música sertaneja e rodeios, como: Barretos, Jaguariúna, Americana, Osasco, entre outros, batendo consecutivamente o recorde de público de cada festa. Edson & Hudson formaram a primeira dupla a oferecer ao público um estilo de música diferente que revolucionou o mercado sertanejo, atraindo uma nova geração para o segmento.

A Separação[editar | editar código-fonte]

Em 2009, eles fazem questão de visitar cada cidade que fez com que o sonho deles se tornasse realidade e aproveitam essa ocasião de reconhecimento nacional e sucesso por todo o Brasil para anunciar de forma respeitosa aos fãs e à imprensa, que chegou a hora de ambos seguirem seus caminhos, colocando em prática as idéias individuais em carreira solo.

No mesmo ano, os irmãos resolveram que era hora de se separarem para alçar novos vôos e novos projetos (solo), entristecendo legiões de fãs em todo Brasil. Contudo, pouco antes da separação, deixaram registrado o álbum CD e DVD Despedida.

A Volta da dupla[editar | editar código-fonte]

Após dois anos de dedicação aos seus projetos pessoais, Edson e Hudson concluíram que de fato um completa o outro, seja nos palcos, nas composições, nas parcerias e, principalmente, na vida. Para a alegria geral de todos os fãs da música sertaneja, os irmãos Cadorini decidiram então que era o momento certo para voltarem a cantar juntos. E assim foi feito. O primeiro show de retorno da dupla aconteceu no dia 22 de outubro de 2011, em São Paulo, no Credicard Hall e os ingressos esgotaram com mais de uma semana de antecedência.

Essa bela trajetória que teve início há mais de 30 anos sob a lona de um circo, naturalmente fez com que a dupla decidisse marcar para o picadeiro a gravação do histórico DVD Faço um Circo pra Você – Ao Vivo (Radar Records), lançado em janeiro de 2013 e que agora levam para a estrada e para as rádios toda a magia de suas músicas.

Depois de um bom tempo afastado dos shows (9 meses), em virtude de problemas que renderam muito em blogs de fofocas e programas de TV de nível duvidoso, Hudson volta aos palcos, ao lado de Edson, para o lançamento da turnê Conectados. A primeira apresentação da dupla, que contabiliza 35 anos de carreira, acontece no dia 4 de novembro, na capital paulista, no Villa Country. O repertório trará as canções do álbum De Edson para Hudson, como "Coração Sangrado", "Pra Conquistar Uma Mulher", "Viver a Vida" e "Amor Gemidinho", além dos sucessos "Azul", "Foi Deus", "O Chão Vai Tremer", "Porta Retrato", dentre outros.[4]

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • 2005-2006: Turnê Galera Coração
  • 2006-2007: Turnê Duas Vidas, Dois Amores
  • 2008-2009: Turnê Despedida
  • 2011-2012: Turnê Deu Saudade
  • 2013: Turnê Faço Um Circo Pra Você
  • 2014-presente: Turnê Conectados

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Biografia no Cravo Albin dicionariompb.com.br. Visitado em 06 de maio de 2015.
  2. Edson & Hudson embalam a noite hoje na Acrimat Diário de Cuiabá (17 de julho de 2004). Visitado em 6 de maio de 2015.
  3. Edson & Hudson e Os Nonatos juntos na Paraíba (19 de maio de 2014). Visitado em 11 de maio de 2015.
  4. Edson & Hudson voltam a cantar juntos e estreiam turnê 'Conectados' (3 de novembro de 2014). Visitado em 12 de maio de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons