Eragon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o personagem principal de "Eragon", veja Eragon Bromsson. Para o reino histórico e região da Espanha moderna, veja Aragon. Para o personagem de J.R.R. Tolkien, veja Aragorn.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde junho de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Eragon
Capa da edição da editora Knopf por John Jude Palencar, mostrando o dragão azul Saphira.
Autor(es) Christopher Paolini
Idioma Inglês
País Estados Unidos
Género Literatura juvenil
Literatura fantástica
Distopia
Série Ciclo da Herança
Arte de capa John Jude Palencar
Editora Paolini LLC (primeira edição), Alfred A. Knopf
Lançamento 2002 (primeira edição), 26 de agosto de 2003 (Knopf)
Páginas 509 (Knopf)
544 (Paolini LLC)
ISBN 0-375-82668-8
Edição brasileira
Tradução Nelson Rodrigues Pereira Filho
Editora Editora Rocco
Páginas 480
ISBN 85-325-1848-6
Cronologia
Eldest

Eragon é o primeiro livro da tetralogia Ciclo da Herança escrita por Christopher Paolini. Depois de escrever o primeiro rascunho por um ano, Paolini passou um segundo ano reescrevendo e detalhando a história e os personagens. Seus pais viram o manuscrito final e, em 2001, decidiram auto-publicar Eragon;[1] Paolini passou um ano viajando pelos Estados Unidos promovendo o livro. Por acaso, o livro foi descoberto por Carl Hiaasen, que o reeditou e o publicou pela editora Alfred A. Knopf. A versão republicada foi lançada em 26 de agosto de 2003.

O livro conta a história de um menino que vive em uma fazenda chamado Eragon, que encontra uma misteriosa pedra azul nas montanhas. Ele descobre que a pedra é na verdade um ovo de dragão, que ao nascer, ele o nomeia de Saphira. Quando o malvado rei Galbatorix descobre a localização do ovo, ele envia Ra'zac para roubá-lo. Naquele tempo, Saphira estava crescendo e por um tempo leva Eragon à Espinha depois que Ra'zac aparece em sua aldeia Carvahall. Eragon e Saphira são forçados a fugir de sua cidade natal, com um contador de histórias chamado Brom, e decidem procurar os Varden, um grupo de rebeldes que querem a queda de Galbatorix.

Os críticos notaram semelhanças de Eragon com outras obras como Earthsea, Dragonlance e Star Wars. Os críticos também chamaram o livro de uma conquista notável para um jovem autor como Paolini.

Eragon foi o terceiro livro mais vendido de livros de capa dura para crianças de 2003 e o segundo livro de bolso mais vendido de 2005. Ele também ficou na lista dos livros mais vendidos para crianças do New York Times por 121 semanas e foi adaptado em um longa-metragem de mesmo nome que foi lançado em 15 de dezembro de 2006.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que teve sorte: poderá comprar carne para a família. Mas após lhe terem dito que a pedra não tinha valor, nasce dela um dragão azul, a que chama Saphira. Passam a ser metade um do outro, Cavaleiro e dragão. O seu primo Roran arranja trabalho em outra aldeia e os Ra'zac, seres monstruosos que parecem aves negras, vão à procura da pedra e matam o tio de Eragon, Garrow. Levado pela vingança, decide partir com Brom, o contador de histórias da aldeia, que era mais do que parecia e entrega a Eragon uma espada de Cavaleiro de dragão. Aprende a lutar e a fazer magia e conta com inesperados aliados. Em Teirm, a herbolária Angela lê-lhe o futuro. Galbatorix - o rei tirano - matara os cavaleiros e precisava de Saphira para criar uma nova Ordem à sua imagem, pois era a única fêmea. Dois dragões estavam por nascer, então Galbatorix estava interessado em Eragon. Por tudo isso, o rapaz deve decidir se será aliado do rei ou caçado até a morte. Mas quando chegam ao covil dos Ra'zac em Helgrind, têm de fugir, perseguidos por estes. É aí que começa uma corrida desesperada para levar o rapaz e o seu dragão em segurança até o grupo rebelde, denominado Varden, que tem um esconderijo nas Montanhas Beor, a morada dos anões, em Farten Dûr. No caminho Brom é morto numa emboscada pelos Ra'zac, e o Cavaleiro só é salvo graças a ajuda de Murtagh, um desconhecido que diz também odiar o rei Galbatorix. Eragon é preso e enquanto foge, leva consigo a elfo com que sonhara, Arya, mas Murtagh não queria ir ter com os Varden e é forçado a revelar porquê: Era filho de Morzan, primeiro e último dos Renegados, ainda que um aliado. Os três chegam aos Varden, juntam-se a estes e travam uma batalha entre os membros da resistência e um exército de Urgals (monstros liderados pelo espectro Durza, todos sob ordens do rei). Com a ajuda de Arya e Saphira, Eragon acaba por matar Durza e faz os Varden ganhar, mas fica com uma dolorosa cicatriz nas costas. Eragon é depois chamado pelo Imperfeito que é Perfeito, Sábio Pesaroso, um sábio que está em Du Weldenvarden, que o espera lá para que Eragon comece o seu treino e ascenda a um verdadeiro Cavaleiro do Dragão. E sim, Eragon decide ir.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Eragon em outros formatos[editar | editar código-fonte]

Adaptação Cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Eragon (filme)

Em Dezembro de 2006, a Fox 2000 adaptou Eragon para o cinema, numa película do mesmo nome, com o custo de 120 milhões de dólares.[2] O filme é estrelado por John Malkovich, Edward Speleers, Jeremy Irons e Sienna Guillory. Foi dirigido pelo estreante Stefen Fangmeier e escrito por Peter Buchman.[3]

Videojogo[editar | editar código-fonte]

Baseada na versão cinemátográfica de Eragon, a história do Cavaleiro foi levada para os videogames. Este é um jogo em terceira pessoa lançado para o Playstation 2, Xbox 360, PSP, Nintendo DS e Microsoft Windows,[4] desenvolvido pela Stormfront Studios.

Referências

  1. «About the author» (em inglês). Alagaesia.com. Consultado em 30 de junho de 2017 
  2. «Eragon». Omelete. 22 de dezembro de 2006. Consultado em 23 de julho de 2010 
  3. «Eragon (2006)». imdb. 25 de dezembro de 2006. Consultado em 7 de agosto de 2010 
  4. «Eragon Secures Film Talent» (em inglês). ign.com. Consultado em 5 de agosto de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Eragon