Saltar para o conteúdo

Super Mario Bros.: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 179.253.56.156, com Reversão e avisos
o texto
Linha 60: Linha 60:


=== Características do jogo ===
=== Características do jogo ===
O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo ([[Mushroom Kingdom]]), sobreviver às forças do principal vilão, [[Bowser]], e salvar a [[Princesa Peach]] (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopa Troopas.
O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino da erva verde ([[Mushroom Kingdom]]), sobreviver às forças do principal vilão, [[Bowser]], e salvar a [[Princesa Peach]] (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopa Troopas.
''Super Mario Bros.'' é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases.
''Super Mario Bros.'' é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases.
O ataque primário de Mario é o pulo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um [[Goomba]] será comicamente amassado e derrotado, enquanto um [[Koopa Troopa]] temporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil. Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano.
O ataque primário de Mario é o pulo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um [[Goomba]] será comicamente amassado e derrotado, enquanto um [[Koopa Troopa]] temporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil. Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano.

Revisão das 04h34min de 30 de outubro de 2016

 Nota: Este artigo é sobre o jogo eletrônico lançado para o NES em 1985. Para outros significados, veja Super Mario Bros. (desambiguação).
Super Mario Bros.
Super Mario Bros.
Arte da capa norte-americana.
Desenvolvedora(s) Nintendo Creative Department
Publicadora(s) Nintendo
Designer(s) Shigeru Miyamoto
Takashi Tezuka
Compositor(es) Kōji Kondō
Série Super Mario
Lançamento
  • JP 13 de setembro de 1985
  • EUA 1º de outubro de 1985
  • EU 1987

Virtual Console

Wii:
  • AN 25 de dezembro de 2006
Nintendo 3DS:
Embaixadores:
Público geral:
[1]
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador, multijogador
Super Mario Bros.: The Lost Levels

Super Mario Bros. é um jogo eletrônico lançado pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo foi o mais vendido de toda a história dos videogames[2] (contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão). O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi o primeiro sucesso do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.
Em 1993, foi lançado para a plataforma Super Nintendo, dentro da coletânea Super Mario All-Stars, com gráficos melhorados e possibilidade de salvamento do jogo durante seu progresso.
Em 2011, o título foi incluído no pacote de 20 jogos do programa de "embaixadores" do Nintendo 3DS, que permitiu àqueles que tinham comprado o portátil antes do corte do preço baixarem o jogo gratuitamente. Foi disponibilizado para venda ao público geral do portátil em 2012.[1]

Os primeiros 30 s do tema do jogo que se tornou mundialmente famoso.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

A música tema do jogo escrita por Kōji Kondō é reconhecida em todo o mundo, mesmo por aqueles que nunca jogaram o jogo, e tem sido considerada uma representação da música dos videogames em geral.[3]

Jogabilidade

Ficheiro:Bowser (smb1).png
Mario luta contra Bowser no fim do Mundo 8.

Características do jogo

O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino da erva verde (Mushroom Kingdom), sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach (na época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do domínio dos Koopa Troopas. Super Mario Bros. é dividido em oito mundos, e cada um dos quais possui quatro fases. O ataque primário de Mario é o pulo, no entanto, nem todos os inimigos reagem da mesma forma. Por exemplo, um Goomba será comicamente amassado e derrotado, enquanto um Koopa Troopa temporariamente se esconderá em seu casco, permitindo que o herói o utilize como um projétil. Estes cascos possuem uma mecânica única, baseada em um sistema de ricochetes que tornam fácil ao jogador experiente derrotar outros inimigos ou estourar uma série de tijolos. Um casco de Koopa em movimento, no entanto, pode ser perigoso para o personagem principal, causando-lhe bastante dano. Mario perde vidas quando é atingido ao estar "pequeno", cai num precipício ou estoura o limite de tempo estabelecido para a fase no timer. Caso perca todas as vidas, Mario morre e recomeça o jogo do zero. Também somam-se aos elementos de jogabilidade as diferentes plataformas, trampolins e canos, que servem como um sistema de locomoção entre as fases e suas áreas subterrâneas. No fim de cada fase, há uma casinha com um mastro. Quanto mais alto for o ponto do mastro o qual Mario poderá alcançar, mais pontos ele receberá. A quarta fase de cada mundo acontece, sempre dentro de um castelo. Os castelos do jogo geralmente trazem como características Barras de Fogo (Firebars) e Podoboos, inimigos flamejantes que saltam da lava. No fim de cada fase de castelo, Mario confronta um Bowser Falso (Fake Bowser) dos mundos 1 ao 7, e finalmente, o Bowser verdadeiro, no Mundo 8. Para derrotar Bowser, o herói deve alcançar um machado localizado atrás do tirano, que derrubará a ponte na qual acontece a batalha, fazendo cair Bowser num poço de lava derretida.

Contadores

Aos jogadores, são oferecidos, na parte superior da tela, os seguintes contadores: Personagem: o que define o personagem na tela (que pode variar entre Mario e Luigi, sendo que o segundo só aparece no modo de 2 jogadores (2 players)); Pontuação: um contador da pontuação do jogador conforme o jogo se estende; Fase: a exibição do número descritivo da fase em que ocorre a ação atual (como World 1-1, por exemplo) Tempo: e, finalmente, um contador de tempo (timer), que adiciona um nível de desafio ao jogo envolvendo a conclusão de determinada fase dentro do limite de tempo. Vidas: O personagem possui um certo número de vidas extras (Extra Lives) que definem quantas chances o herói do jogo tem de fracassar até ser derrotado permanentemente (as vidas só podem ser vistas antes de iniciar a fase).


Itens do jogo

Moedas: Há moedas espalhadas durante as fases, dispostas à coleção do Mario, As vidas extras, também chamadas de "Mario Extra", pode ser obtida após a coleção de 100 moedas ou adquirindo Blocos:blocos especiais de itens (geralmente indicados por um sinal de interrogação quando não são escondidos) que liberam power-ups e moedas em sequência. Cogumelo Vermelho: Se o jogador obtiver um Super Cogumelo, caracterizado pelas cores vermelho e branco na época (antes da formalização gráfica oficial da série), Mario crescerá, tornando-se Super Mario (ou o Mario regular, como é visto nos jogos contemporâneos). Nesta forma, Mario pode ser atingido por inimigos sem perder uma vida instantaneamente; ao invés disso, ele retorna ao padrão menor de tamanho. Flor de fogo: Um modo alternativo de derrotar os antagonistas é a utilização da Flor De Fogo, que, quando adquirida pelo personagem, mudará o esquema de sua paleta de cores e permitirá com que Mario atira bolas de fogo. No entanto, se o encanador estiver em seu estado primordial diminuto e tomar posse de uma flor de fogo, ele somente crescerá. Estrela: Também pode ser encontradas Estrelas secretas, encontradas em blocos, tijolos regulares e tijolos invisíveis (que são espalhados em pontos estratégicos das fases). A estrela, conhecida como Starman ou Star, confere a Mario invencibilidade temporária e a capacidade de causar danos apenas ao tocar nos inimigos. Cogumelo Verde: um Cogumelo 1-Up secreto.

História

De acordo com o manual do jogo, a história se baseia em mentiras no próprio Reino dos Cogumelos: "Um dia, o pacífico Reino dos Cogumelos foi invadido pelos Koopas, uma tribo de tartarugas famosas pelo uso de magia negra. Os pacíficos e calmos habitantes do reino foram transformados em pedra, barro e mesmo em flores pelo caminho. Assim, o Reino entrou em ruína. A única pessoa que pelo menos tenta enfrentá-los é Princesa Peach, filha do rei do local. Mas infelizmente, ela está sendo mantida em cativeiro pelo Rei dos Koopas: Bowser que quer se casar com ela para poder virar rei do seu reino. Sabendo disso, um encanador chamado Mario decide que irá salvar a princesa e assim libertar todos os habitantes no reino do cogumelo…"

Cogumelo Vermelho

O cogumelo vermelho com pintas brancas que faz o Mario crescer é o Amanita muscaria Flemis, um cogumelo alucinógeno. Quem ingere esse tipo de cogumelo sente como se estivesse crescendo de tamanho, ou como se o resto do mundo estivesse encolhendo[4].

Recepção

O site IGN colocou o jogo na sua lista de dez mais influentes jogos de todos os tempos.[5]

Vendas

O sucesso do jogo foi enorme e somente na América do Sul o jogo vendeu mais de 100 milhões de cópias. O jogo teve continuações e foram lançados Super Mario Bros.: The Lost Levels, Super Mario Bros. 2, e Super Mario Bros. 3 também para o Nintendo Entertainment System. Mais tarde, em 1993, a Nintendo lançou para Super Nintendo Entertainment System o Super Mario All Stars que era uma coletânea trazendo quatro jogos da série com melhorias gráficas consideráveis. A versão original de Super Mario Bros. para o Nintendo Entertainment System foi relançada em 2004 para o portátil Game Boy Advance. Em 2010, para comemorar os 25 anos de Super Mario Bros., foi lançada, para o Nintendo Wii, a coletânea Super Mario All-Stars com os mesmos jogos que a compunham na versão do Super Nintendo Entertainment System.

Referências

  1. a b Pedro Henrique Lutti Lippe (16 de fevereiro de 2012). «Strider, demo de MGS 3D e Super Mario Bros. chegam hoje; mais». Wii Brasil. Consultado em 16 de fevereiro de 2012 
  2. «Software Totals, Best Selling Video Games, Game Sales, Million Sellers, Top Selling - VGChartz»  Parâmetro desconhecido |(em inglês) accessdate= ignorado (ajuda)
  3. «Top Ten Tuesday: Best 8-Bit Soundtracks». IGN. 2007. Consultado em 27 August 2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. criticalhits.com.br/
  5. [1]