Dúbnio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: vi:Dubni
RedBot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: ar:دوبنيوم
Linha 65: Linha 65:
[[Categoria:Radioatividade]]
[[Categoria:Radioatividade]]


[[ar:دبنيوم]]
[[ar:دوبنيوم]]
[[az:Dubnium]]
[[az:Dubnium]]
[[be:Дубній]]
[[be:Дубній]]

Revisão das 15h57min de 1 de novembro de 2010

O Dúbnio é um elemento químico artificial , de símbolo químico Db, número atômico 105 ( 105 prótons e 105 elétrons ), do grupo 5 ( 5B ) da Classificação Periódica dos Elementos, com massa atómica [262] u. Provavelmente é um sólido na temperatura ambiente. Não encontrado na crosta terrestre, e sem aplicação conhecida.

É um elemento sintético, altamente radiativo , cujo isótopo mais estável é o Db-268 com uma meia-vida de 16 horas. Tem uma elevada estabilidade comparada com a dos seus elementos vizinhos da tabela periódica.

rutherfórdio - dúbnio - seabórgio

Ta

Db
  
 
 

Propriedades
Nome, símbolo, número Dúbnio, Db, 105
Classe , série química Metal , transição
Grupo, período, bloco 5, 7 , d
Cor e Aparência Desconhecido; provavelmente
metálico, prateado, branco ou cinza
Massa atómica [262] u
Configuração electrónica Provavelmente [Rn]5f14 6d3 7s2
Estado da matéria Presumivelmente sólido
Unidades SI e CNTP, exceto onde indicado o contrário


História

O Dúbnio (em homenagem a Dubna, Rússia) foi sintetizado pela primeira vez por uma equipe de pesquisadores soviéticos no Joint Instituto de Pesquisa Nuclear, em Dubna (Rússia), em 1967. A descoberta foi anunciada por G. N. Flerov descrevendo a obtenção dos isótopos Db-260 e Db-261. Estes isótopos foram obtidos através do bombardeamento de Am-245 com Ne-22.

Em abril de 1970, pesquisadores Estado-Unidenses liderados por Albert Ghiorso trabalhando na Universidade da Califórnia, Berkeley, identificaram positivamente o elemento 105. Através de um acelerador de partículas (Acelerador Linear de Íons Pesados) bombardearam ( 84 MeV ) o Califórnio-249 com N-15 obtendo o isótopo Db-260 com uma meia-vida de 1,6 segundos.

Nomenclatura

Os cientistas de Berkeley deram a este elemento o nome de "hahnium" (em português, Hálmio ou Hâhnio) (símbolo Ha) em homenagem ao cientista alemão Otto Hahn, adotado de imediato pelos cientistas Norte-Americanos e Europeus Ocidentais. Como consequência do protesto dos Russos, a IUPAC adotou provisoriamente o nome "unnilpentium" ( símbolo Unp ). Em 1970, a comissão da CNIC (Committee en Nomenclature of Inorganic Chemistry), para resolver a questão, adotou internacionalmente o nome "Dubnium" ( símbolo Db ) em homenagem à cidade Russa de Dubna, onde está localizado o Joint Institute for Nuclear Research.

Referências

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dúbnio