Olimpíada Internacional de Geografia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.3) (Robô: A adicionar: zh:國際地理奧林匹克
Linha 49: Linha 49:
[[ru:Международная географическая олимпиада]]
[[ru:Международная географическая олимпиада]]
[[vi:Olympic Địa lý Quốc tế]]
[[vi:Olympic Địa lý Quốc tế]]
[[zh:國際地理奧林匹克]]

Revisão das 02h13min de 12 de janeiro de 2013

A Olimpíada Internacional de Geografia (International Geography Olympiad ou simplesmente IGeO) é uma olimpíada de geografia que ocorre a cada dois anos em local itinerante e é destinada a alunos de 16 a 19 anos.

A primeira edição deste evento ocorreu em 1996, na Holanda, partindo de uma iniciativa da União Internacional de Geografia (International Geographical Union - IGU). A edição mais recente foi realizada em Cartago, Tunísia, contando com a participação de 24 países. O Brasil nunca participou deste evento.

Provas

Durante o torneio, os alunos participantes realizam três diferentes provas. Duas provas convencionais, uma escrita e outra multimídia e um trabalho de campo, realizado em um local selecionado da cidade do evento, que visa avaliar o aluno em sua leitura de mapas e conhecimento da geografia local.

Premiação

Após a correção das provas e a revisão das notas, é elaborado um ranking baseado na nota total obtida por cada estudante, considerando peso de 40% para a prova escrita, 40% para o trabalho de campo e 20% para o teste multimídia.

Com isso, são conferidas medalhas de ouro aos alunos que estiverem entre os 10% melhores, medalhas de prata aos que estiverem entre os 20% seguintes e de bronze aos 30% subsequentes, analogamente ao critério de premiação da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO).

Seleção para a IGeO

O método de seleção para a IGeO, para que seja considerado válido pelo torneio internacional, deve ser obtido através de uma olimpíada de âmbito nacional sobre geografia.

Sedes da IGeO

País Ano
 4  Países Baixos Holanda   1996
 6  Portugal Portugal   1998
 8  Coreia do Sul Coreia do Sul   2000
 10  África do Sul África do Sul   2002
 12  Polónia Polônia   2004
 14  Austrália Austrália   2006
 16  Tunísia Tunísia   2008

Ligações externas