European BEST Engineering Competition

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2016)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde julho de 2016).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
EBEC
Logo da EBEC
Slogan Design the Future. Today.
Gênero Competição de Engenharia
Fundação 2009
Áreas servidas Europa
Página oficial http://ebec.BEST.eu.org

A EBEC: Competição Europeia de Engenharia do BEST (European BEST Engineering Competition) é uma competição de engenharia anual organizada pelo Board of European Students of Technology (BEST). A EBEC é realizada em 32 países com o principal objetivo de desenvolver competências transversais dos alunos, proporcionando a oportunidade de se desafiarem na resolução de problemas práticos e teóricos. Os estudantes formam equipas compostas por 4 elementos com o objetivo de desenvolver um protótipo ou resolver um problema real que incide sobre qualquer temática de engenharia.

Ao juntar estudantes, empresas, universidades, instituições e organizações não-governamentais, a EBEC tem como objetivo o aproveitamento do conhecimento multidisciplinar e capacidades dos estudantes na resolução de um problema real, através do trabalho em equipa.

A EBEC insere-se no serviço intrínseco de educação complementar oferecido pelo BEST. Durante a competição, os estudantes podem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Deste modo, os participantes desenvolvem competências criativas e comunicativas, que juntamente com a promoção e apoio à educação tecnológica e colaboração multicultural, são os princípios fundamentais da EBEC.

Em 2016, a etapa final da competição irá realizar-se em Belgrado de 1 a 10 de agosto, com a participação de 120 estudantes.

História[editar | editar código-fonte]

O conceito de realizar competições pelo BEST advém das Competições de Engenharia Canadianas (Canadian Engineering Competitions - CEC), organizadas pela Canadian Federation of Engineering Students (CFES).

Em 2002, membros do BEST foram convidados a participar na CEC, sendo que no mesmo ano, na Assembleia Geral do BEST iniciaram-se as conversações para que fossem realizadas competições nos mesmos moldes que a CEC.

Em 2003, a primeira EBEC é realizada em Eindhoven. Em 2006, a primeira competição nacional é realizada em Portugal, sendo que três anos depois, em 2009, a primeira final da EBEC é organizada em Ghent com estudantes selecionadas dentro de 2300 participantes, de 51 universidades de 18 países europeus.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Pirâmide da EBEC

A EBEC está organizada em 3 níveis, 84 etapas locais, 15 rondas nacionais/regionais e 1 ronda final europeia e tem uma participação de quase 7000 estudantes em cada ano.

Rondas Locais[editar | editar código-fonte]

As rondas locais são realizadas dentro de uma universidade onde um grupo BEST local (LBG) se encontra inserido. A equipa vencedora prossegue para a próxima etapa.

Rondas Nacionais[editar | editar código-fonte]

Rondas nacionais / regionais (NRRs) são realizadas dentro de um país ou de uma região multinacional e são organizadas por um LBG daquele país / região. As equipas que ganharam as rondas locais competem na mesma categoria, reivindicando uma posição na final europeia EBEC. Atualmente, há um total de 15 rondas nacionais / regionais com mais de 700 alunos participantes.

Rondas Nacionais/Locais Rondas Locais
EBEC Alpe-Adria Erlangen, Graz, Ljubljana, Maribor, Zagreb
EBEC Balkan Belgrade, Mostar, Nis, Novi Sad, Podgorica, Skopje
EBEC Baltic Ekaterinburg, Ekaterinburg UrFU, Kaunas, Moscow, Riga, Saint Petersburg, Tallinn
EBEC Benelux Aachen, Brussels, Brussels ULB, Delft, Ghent, Leuven, Liege, Louvain-la-Neuve
EBEC Central Prague, Brno, Bratislava, Kosice,Veszprém, Budapest
EBEC France ENSAM, ENSTA ParisTech, Lyon, Paris Ecole Centrale, Paris Polytechnique, Supélec
EBEC Greece Athens, Chania, Patras, Thessaloniki
EBEC Italy Messina, Milan, Naples, Rome, Rome Tor Vergata, Trento, Turin
EBEC Nordic Copenhagen, Gothenburg, Helsinki, Stockholm, Tampere, Trondheim, Uppsala
EBEC Poland Gdansk, Gliwice, Kraków, Lodz, Warsaw, Wroclaw
EBEC Portugal Almada, Aveiro, Coimbra, Lisbon, Porto
EBEC Romania & Republic of Moldova Brasov, Bucharest, Chisinau, Cluj-Napoca, Iasi, Timisoara
EBEC Spain Barcelona, Madrid, Madrid Carlos III, Las Palmas, Valencia, Valladolid
EBEC Turkey Ankara, Izmir, Istanbul, Istanbul Yildiz
EBEC Ukraine Kiev, Lviv, Zaporizhzhya, Vinnytsia

Final Europeia da EBEC[editar | editar código-fonte]

A Fase Final do European BEST Engineering Competition, EBEC Final, é um dos eventos de maior destaque organizado por um LBG. Os alunos, representando mais de 80 das maiores universidades europeias, estão reunidos durante 10 dias para trabalhar em múltiplas tarefas num ambiente internacional. Durante o evento, os participantes também têm a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas, conhecer a cidade onde se insere a competição e também para entrar em contacto com as empresas de alto perfil que estão presentes na Feira de Emprego, realizada no último dia do evento.

Categorias[editar | editar código-fonte]

Caso de Estudo

Desde a criação das competições do BEST, diferentes categorias de competição, como o debate e negociação, foram introduzidas ao desenvolvimento do formato final da EBEC, que compreende as categorias Caso de estudo e Team Design.

Case Study[editar | editar código-fonte]

Estudo de Caso (CS) é um desafio teórico de resolução de problemas que requer a análise, investigação, deliberação, testes e apresentação de uma solução para um problema atual económico, jurídico ou social. A solução deve ser fornecida dentro de um determinado período de tempo e apoiada por recursos limitados, tais como tempo e dinheiro.

Team Design[editar | editar código-fonte]

Team Design

Design Team (TD) é um desafio baseado no design de um protótipo, que exige a conceção, criação e apresentação de um modelo que deve cumprir com êxito os critérios de construção e operação específicos. O modelo deve ser criado dentro de um período de tempo e com recurso a materiais limitados, mantendo o custo de produção baixo.

EBEC Final[editar | editar código-fonte]

Até à data, foram organizadas 7 rondas finais da EBEC.

EBEC 2009 Ghent, Belgium - 1 a 12 de Agosto
EBEC 2010 Cluj-Napoca, Romania - 1 a 11 de Agosto
EBEC 2011 Istanbul, Turkey - 1 a 11 de Agosto
EBEC 2012 Zagreb, Croatia - 1 a 8 de Agosto
EBEC 2013 Warsaw, Poland - 1 a 9 de Agosto
EBEC 2014 Riga, Latvia - 1 a 9 de Agosto
EBEC 2015 Porto, Portugal - 2 a 11 de Agosto

EBEC 2009[editar | editar código-fonte]

Competition progress.jpg

A EBEC Final foi organizada pela primeira vez pelo LBG Ghent, em agosto de 2009. Participaram 80 estudantes, selecionados entre os 2300 participantes vindos de 51 universidades em 18 países. Este evento foi apoiado pelo UNEP, que forneceu um problema prático para a componente de Team Design, tendo a EBEC sido reconhecida como Parceiro do Ano Europeu da Criatividade e Inovação.

EBEC 2010[editar | editar código-fonte]

A EBEC continuou a evoluir, com 71 universidades técnicas a apoiar este evento. Com um total de 5000 estudantes a participar em 31 países, foram selecionados 104 finalistas que se reuniram em Cluj-Napoca, na Roménia, para mostrarem as suas capacidades.

EBEC 2011[editar | editar código-fonte]

Na 3ª edição da EBEC, estiveram envolvidas 79 universidades e mais de 5000 estudantes a participar no primeiro nível da competição. 104 estudantes tiveram a oportunidade de competir em Istambul, na fase final. Mais de 200 membros do BEST contribuíram para a realização e desenvolvimento do projecto.

EBEC 2012[editar | editar código-fonte]

A EBEC Final 2012 foi organizada em Zagreb, com o patrocínio do Presidente da Croácia, Ivo Josipović. O evento consistiu em 4 dias de trabalho, Cerimónias de Abertura e Encerramento e um dia livre, em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Zagreb.

EBEC 2013[editar | editar código-fonte]

A 5ª edição da EBEC Final teve lugar em Varsóvia e envolveu 83 universidades europeias, 15 rondas nacionais/regionais e mais de 6500 estudantes.

O evento foi apoiado pela Universidade de Tecnologia de Varsóvia, bem como instituições como o Ministério da Ciência e Ensino Superior e o Centro de Ciência Copérnico.

EBEC 2014[editar | editar código-fonte]

87 rondas locais, mais de 6000 participantes, 116 finalistas e mais de 500 membros do BEST provenientes de 32 países que contribuíram para a preparação e o sucesso da 6ª edição da EBEC Final, em Riga.

EBEC 2015[editar | editar código-fonte]

Em 2015, a EBEC Final teve lugar no Porto, atingindo o máximo de participantes até então (120), aumentando as expectativas para as próximas edições da EBEC.

Recepção[editar | editar código-fonte]

A EBEC é uma competição espalhada um pouco por toda a Europa, chegando a vários milhares de estudantes, universidades e empresas. No entanto, o que torna esta competição tão única não é necessariamente os números e as recompensas técnicas mas o espírito, o ambiente envolta da competição, de trabalho em equipa, criatividade sem limites, associada ao conhecimento e a vontade de cada um para aprender. É isto que faz os alunos quererem participar e ajudar a desenvolver a melhor solução para um problema, que faz os professores  e outros profissionais quererem oferecer o seu conhecimento e imparcialidade, o que faz as empresas quererem financiar a competição, por vezes, mais do que uma vez, assegurando que os estudantes aprendem a lidar com problemas atuais e, claro, o que faz os membros do BEST continuarem a trabalhar arduamente para oferecer esta competição. Estes são os fatores que juntam todos estes grupos, por um objetivo comum: “Desenvolver o Futuro. Hoje.”

Prémios e Nomeações[editar | editar código-fonte]

A final da EBEC 2015 no Porto foi reconhecida como o melhor projecto do Portugal para o próximo “European Charlemagne Youth Prize”.

Apoios[editar | editar código-fonte]

A organização BEST procura sempre o apoio de diversas instituições capazes de reconhecer o seu trabalho e que partilham da sua visão. Até ao momento, a EBEC é financiada por várias instituições e órgãos como a UNESCO, Young in Action, European Society for Engineering Education (SEFI), Institute of Electrical and Electronics Engineers.

As universidades que ajudaram a EBEC durante os últimos anos incluem: Aristotle University of Thessaloniki, Czech Tecnhical University in Prague, Graz University of Technology, National Technical University of Athens (NTUA), Silesian University of Technology in Gliwice, Universidade do Porto e Yildiz Teknik Universitesi.

Creditação[editar | editar código-fonte]

A EBEC cada vez mais começa a ser reconhecida pelas diversas universidades como um projecto de qualidade elevada, que contribui para a educação dos participantes. A Universidade do Porto foi a primeira universidade a reconhecer a competição, atribuindo créditos ECTS aos participantes.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site oficial do Conselho Europeu de Estudantes de Tecnologia BEST[1]

Site oficial da EBEC Portugal[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.best.eu.org/index.jsp
  2. http://ebecportugal.pt/index.html