56
edições
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel |
(correção) |
||
[[Ficheiro:USNGPanozIndy.jpg|thumb|Carro da temporada de 1997.]]
A Indy Racing League foi fundada em 1994 por [[Tony George]] e começou a correr em 1996. A [[Champ Car | CART]] havia sancionado a Indycar desde 1979, quando a organização se afastou a partir de [[United States Auto Club | USAC]]. George moldou a IRL como uma alternativa de baixo custo, que havia a não-predominância tecnológica e era dominado por poucas equipes, bem como na [[Fórmula 1]]. Inicialmente, atraiu algumas das equipes menores, que acreditaram na visão apresentada por [[Tony George]].
A cisão entre a IRL e a [[CART]] foi extremamente amarga e ambas categorias sofreram por causa disso.
O ponto mais amargo do conflito entre CART e IRL foi a [[500 Milhas de Indianápolis de 1996]], há muito considerado a joia da coroa do automobilismo na [[América do Norte]]. Após o início da IRL em 1996, Tony George concedeu vagas para 25 carros de equipes da IRL em tempo integral, com apenas oito outros carros sendo permitida a começar. Em retaliação, a CART programou o que era suposto para se tornar seu evento vitrine, o ''[[U.S. 500]]'', em [[Michigan International Speedway]] no mesmo dia, mas não atraiu o interesse dos fãs e foi interrompido após a sua edição de 1999. Apesar de modificada em 1999, alegava-se que a primeira ''Indy 500'' pós-cisão
Em 1997, Tony George especificou novas regras técnicas para carros menos caros, assim como seus motores, baseados em especificações da CART que havia sido prevalecido desde 1970.
No seu início, a Indy Racing League e Tony George foram criticados por membros da mídia e de alguns concorrentes da CART. As primeiras temporadas da IRL consistiam em horários esparsos, pilotos na sua maioria desconhecidos, e equipes inexperientes, mesmo na Indy 500. Gradativamente, com o cronograma expandido, o calibre dos pilotos melhorou. A IRL começou a permitir equipes da CART a partir de 2000, contribuindo para a última [[falência]] da CART como [[Champ Car]], em 2003, e morte final e absorção pela IRL em 2008.
Nos anos posteriores, a IndyCar Series tornou-se semelhante ao da CART a partir do qual se rompeu. O círculo de vencedores da IndyCar está agora dominado por
A partir do ano de [[2001]], os [[brasil]]eiros passaram a ter uma participação mais incisiva na IRL com [[Felipe Giaffone]] e [[Airton Daré]]. No ano seguinte a Penske migrou da CART trazendo com ela seus pilotos [[Hélio Castroneves]] e [[Gil de Ferran]] -vencedores posteriormente da ''Indy 500'' e conquistando 2 vice campeonatos, em 2003 entrou na categoria [[Tony Kanaan]] que no ano seguinte veio a conquistar o título da categoria.
|
edições