Estádio Joaquim Domingos Roriz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rorizão
Nomes
Nome Estádio Joaquim Domingos Roriz
Apelido Rorizão
Características
Local Samambaia, DF, Brasil Brasil
Gramado Grama Bermuda
Capacidade 6.000 [1]
Construção
Inauguração
Data 14 de agosto de 1994
Partida inaugural Samambaia FC 1 x 0 Taguatinga
Primeiro gol Jairo (Samambaia FC)
Outras informações
Proprietário GDF
Administrador GDF
Mandante Samambaia FC

O Estádio Joaquim Domingos Roriz, conhecido popularmente como Rorizão, é um estádio de esportes brasileiro, situado em Samambaia, no Distrito Federal.

História[editar | editar código-fonte]

O estádio foi inaugurado em 14 de agosto de 1994 com a partida entre Samambaia F.C. 1 x 0 Taguatinga, sua capacidade total é de 6.000 espectadores.[1]É batizado em homenagem com o nome ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz.

INAUGURAÇÃO DO RORIZÃO

Uma das datas mais importantes da história do Samambaia foi o já distante 14 de agosto de 1994, data da inauguração do estádio Rorizão. Com gol solitário de Jairo, o Samambaia F. C. derrotou o tradicional Taguatinga por 1×0. A histórica partida foi apitada por Aldemir Padilha.

O vitorioso time do Samambaia formou com:  Germano, Zé Márcio, Ganda, Carlos Roberto (Batata) e Niltinho; Correa, Júlio César e Bino; Mozer, Lula (Jairo) e Tuta. Técnico: Jonas Foca.

O Taguatinga, por sua vez, foi derrotado com a seguinte formação:  Val, Márcio Franco,; Zinha, Marião e Zé Carlos; Gilson, Paulo Lima e Vital; Gil, Henry (Flávio) e Edinho.[2]

INTERDIÇÃO DEFESA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL

Em 2013, a Defesa Civil do Distrito Federal determinou a interdição do estádio, que fica na QR 301 de Samambaia.[3][4]Coube ao governo de Brasília reformar a estrutura. Foram investidos R$ 399.800 na troca do gramado, recursos obtidos por meio de emenda parlamentar.

Correspondente ao padrão exigido pela Confederação Brasileira de Futebol(CBF) para receber jogos do campeonato nacional, a nova grama usada é do tipo bermuda. Ela é bastante resistente a pisoteio e a altas temperaturas e tem boa capacidade de regeneração.

O próprio clube, com auxílio da Administração Regional de Samambaia e de empresários locais, fez outras intervenções pontuais. Foram reparos hidráulicos e elétricos, além da pintura das arquibancadas.

Com capacidade para 6 mil espectadores, o Rorizão foi inaugurado em 1994. Enquanto estava interditado, o Samambaia estava mandando os jogos no Abadião.

REINAUGURAÇÃO DO RORIZÃO

O Rorizão, foi reaberto no dia 30 de Julho de 2017 com a partida entre Samambaia 1 x 0 Botafogo-DF pela Segunda Divisão do Campeonato Candango. Com público de 520 espectadores[5], e com um belo gol do atacante Gilvan, pela partida de volta da semifinal da divisão de acesso do Candangão, o Samambaia repetiu o placar da partida de ida, derrotou o Botafogo-DF por 1×0 e se classificou para a primeira divisão do Campeonato Brasiliense do ano 2018. A equipe samambaiense não figurava na elite do futebol local desde 1996.[6][7]

Esta localizado na QR 301 de Samambaia no Distrito Federal.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.