Estádio Joaquim Domingos Roriz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rorizão
Nomes
Nome Estádio Joaquim Domingos Roriz
Apelido Rorizão
Características
Local Samambaia, DF, Brasil
Gramado Grama Bermuda
Capacidade 6.000 [1]
Inauguração
Data 14 de agosto de 1994
Partida inaugural Samambaia FC 1 x 0 Taguatinga
Primeiro gol Jairo (Samambaia FC)
Proprietário Governo do Distrito Federal
Administrador Governo do Distrito Federal

O Estádio Joaquim Domingos Roriz, conhecido popularmente como Rorizão, é um estádio de esportes brasileiro, situado em Samambaia, no Distrito Federal.

Esta localizado na QR 301 de Samambaia no Distrito Federal.

História[editar | editar código-fonte]

O estádio foi inaugurado em 14 de agosto de 1994 com a partida entre Samambaia F.C. 1 x 0 Taguatinga. Com capacidade total é de 6.000 espectadores[1], seu nome é uma em homenagem para o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz.

Interdição[editar | editar código-fonte]

Em 2013, a Defesa Civil do Distrito Federal determinou a interdição do estádio, que fica na QR 301 de Samambaia.[2][3]Coube ao governo do Distrito Federal. reformar a estrutura. Foram investidos R$ 399.800 na troca do gramado, recursos obtidos por meio de emenda parlamentar.

Correspondente ao padrão exigido pela Confederação Brasileira de Futebol para receber jogos do campeonato nacional, a nova grama usada é do tipo bermuda. Ela é bastante resistente a pisoteio e a altas temperaturas e tem boa capacidade de regeneração.

O próprio clube, com auxílio da Administração Regional de Samambaia e de empresários locais, fez outras intervenções pontuais. Foram reparos hidráulicos e elétricos, além da pintura das arquibancadas.

Reinauguração[editar | editar código-fonte]

O estádio foi reaberto no dia 30 de Julho de 2017 com a partida entre Samambaia 1 x 0 Botafogo-DF pela Segunda Divisão do Campeonato Candango. Com público de 520 espectadores[4] e com o gol do atacante Gilvan, pela partida de volta da semifinal da divisão de acesso do "Candangão", o Samambaia repetiu o placar da partida de ida, derrotou o Botafogo-DF por 1×0 e se classificou para a primeira divisão do Campeonato Brasiliense do ano 2018.[5][6]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.