Saltar para o conteúdo

Faustão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.25.34.170 para a última versão por 187.78.110.106
Linha 65: Linha 65:
=== Cinema ===
=== Cinema ===
* ''[[Inspetor Faustão e o Mallandro]]'' ([[1991]])
* ''[[Inspetor Faustão e o Mallandro]]'' ([[1991]])
* ''[[Gordinhos na Night]]''
*Eduardo mãos de penis


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 18h20min de 30 de agosto de 2011

Fausto Silva
Faustão
Nome completo Fausto Corrêa da Silva
Outros nomes Faustão
Nascimento 2 de maio de 1950 (74 anos)
Porto Ferreira, São Paulo
 Brasil
Nacionalidade brasileiro(a)
Cônjuge Luciana Cardoso
Ocupação apresentador de televisão, jornalista, radialista, cineasta

Fausto Corrêa da Silva (Araras, 2 de maio de 1950) mais conhecido por Fausto Silva, ou, simplesmente, Faustão, é um radialista, cineasta, jornalista e apresentador de televisão brasileiro.

Biografia

Iniciou sua carreira aos quinze anos, como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura, na qual comandou o musical New Pop International. Em 1970, foi contratado pela Rádio Record, na capital paulista, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte, passando a trabalhar como repórter de campo na Jovem Pan - Rádio Panamericana. Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo tendo sido contratado pelo jornal O Estado de São Paulo, como reporter esportivo. Foi nessa função que foi levado para a Rádio Globo, em 1977, convidado por Osmar Santos.

Nessa época, Osmar Santos estava cursando a faculdade de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas e tinha aulas com nomes destacados da política como Eduardo Suplicy e André Franco Montoro; o momento de abertura política entusiasmava muito o locutor, tanto que ele levava para as transmissões futebolísticas artistas importantes, como Lima Duarte, e políticos, como o então sindicalista Luís Inácio Lula da Silva para comentarem o jogo e a situação do país.

Isso impacientou alguns anunciantes que pediram uma providência para o Sistema Globo de Rádio.

Balancê

Por obra do diretor da Rádio Globo, Francisco Paes de Barros, e do chefe da equipe de esportes Edison Scatammachia, um horário foi conseguido na Rádio Excelsior para que Osmar Santos extravasasse esse entusiasmo com o programa Balancê, que recebia artistas de teatro e televisão, políticos, contava no humor com a dupla Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Escova, na apresentação, além de Osmar Santos, com os locutores Juarez Soares, Jorge de Souza, Braga Júnior, Reynaldo Costa e o repórter Castilho de Andrade, na sonoplastia, com a lenda do rádio brasileiro, João Antônio de Souza, o Johnny Black, e na produção com Paulo Matiussi e Yara Peres.

Fausto participava do programa como repórter ou assumindo a apresentação.

Em 1983, com o maior envolvimento de Osmar Santos em projetos em televisão e a ida de Juarez Soares para a TV Bandeirantes, Fausto se torna o primeiro apresentador do Balancê, acentuando o lado cômico com seu jeito escrachado, junto com a dupla de humoristas. Nessa época, assume a produção do programa a então secretária de Osmar Santos, ex-telefonista da Rádio Globo, Lucimara Parisi, e o jornalista Odir Cunha.

Em outubro desse mesmo ano, o Balancê passa a ser transmitido com auditório, da lendária Palhaçaria Pimpão, no bairro da Santa Cecília, em São Paulo, e o escracho e a diversão tomam conta do programa, que não deixa de receber artistas e políticos.

Perdidos na Noite

Em janeiro de 1984, Goulart de Andrade visita o Balancê. Impressionado, propõe a Fausto e toda a equipe a passagem do programa para a TV. Em março desse ano, vai ao ar pela TV Gazeta o Perdidos na Noite (nome em português de um filme com participação de Jon Voight e Dustin Hoffman) em horário comprado por Goulart de Andrade. Em setembro, o programa passa para a Record, e, em pouco tempo, se desvincula de Goulart de Andrade para assumir uma direção própria.

Em 1986, o Perdidos na Noite passa a ser transmitido pela TV Bandeirantes para todo o Brasil, sendo que antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma emissora, Fausto chegou a apresentar o programa Safenados e Safadinhos.

Domingão do Faustão

Em 26 de março de 1989, estreia na Rede Globo, emissora em que até hoje apresenta o programa de auditório Domingão do Faustão, nas tardes de domingo, com a participação de Caçulinha (até 2008) e Lucimara Parisi (até 2009).

Em maio de 2008, o programa chegou a sua milésima edição, sendo ele um dos programas de maior rendimento para a TV Globo. Na ocasião diversas personalidades do meio artístico e cultural felicitaram o apresentador. A personalidade mais importante a deixar seu depoimento foi o presidente da república do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, que foi aplaudido pelo auditório.

Vida pessoal

Fausto foi casado por onze anos com ex-modelo e artista plástica Magda Collares com quem teve uma filha: Lara. Atualmente é casado com Luciana Cardoso, uma ex-modelo e jornalista, que é 27 anos mais nova que Fausto e com ela ele tem mais dois filhos: João Guilherme e Rodrigo.

Faustão é filho da professora Cordélia e do economista Maury Correa Silva, diretora de TV, atualmente no SBT e de outras quatro irmãs que se dedicaram à educação.

Boatos de morte

Nas redes sociais espalharam-se boatos que o apresentador teria morrido de um ataque cardíaco para expandir um vírus de computador. [1]. Esta notícia foi descoberta como fake, quando no próximo domingo o apresentador estava vivo e apresentando seu programa.

Os fakes usaram o perfil falso do ator Victor Fasano, para justificar a morte.

Carreira

Televisão

Cinema

Ligações externas

Ver também

Referências