Galdino do Valle Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Galdino do Valle Filho (Trajano de Moraes, 24 de setembro de 1879Niterói, 11 de maio de 1961) foi um médico e político brasileiro. Foi vereador e prefeito de Nova Friburgo, deputado estadual e deputado federal . Atribui-se a ele a criação do Dia das Crianças no Brasil.

Família atualmente[editar | editar código-fonte]

Atualmente, as raízes de Galdino estão representadas pelos netos Ronaldo Ribeiro do Valle e Gilda Briggs, pelos bisnetos Fernando, André e Felipe Bittencourt do Valle, Pedro e Eduardo (in memorian) Briggs, e finalmente pelos tataranetos Flávio Guimarães Bittencourt do Valle e Mônica Guimarães Bittencourt do Valle, Bernardo e Lucas Wensersky Bittencourt do Valle, Pedro e Victória Galvão Fontenelle Bittencourt do Valle, Francisco, João Pedro e Arthur, ambos Tadeu Briggs Peçanha.

A família, que hoje reside em Niterói e no Rio De Janeiro, mantém o belo casarão de Nova Frigurgo, residência oficial de Galdino. Em 2012, no centenário de um dos filhos de Galdino, Afrânio do Valle, foi realizada uma extraordinária festança no palacete novafrigurguense, contando com homenagem da Orquestra Sinfônica de Friburgo, a Campesina Fluminense.

Vida política[editar | editar código-fonte]

Foi vereador de Nova Friburgo, deputado estadual pelo Rio de Janeiro, deputado federal, e prefeito de Nova Friburgo. Em seu mandato que a energia elétrica chegou a Nova Friburgo. Em 1924, como deputado federal, instituiu o Dia das crianças no Brasil, comemorado no dia 12 de outubro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]