Colégio Anchieta (Nova Friburgo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o homônimo de Porto Alegre, veja Colégio Anchieta (Porto Alegre).
Colégio Anchieta
Fachada do Colégio Anchieta
Informação
Localização Nova Friburgo, Rio de Janeiro
Endereço Rua General Osório, 181
Tipo de instituição Particular
Abertura 12 de abril de 1886
Página oficial www.colegioanchieta.org.br

Colégio Anchieta é um colégio particular localizado no município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado por padres e irmãos jesuítas vindos da Itália, no dia 12 de abril de 1886, ele começou a funcionar na casa-grande da antiga Fazenda do Morro Queimado, chamado de "Chateau du Röi" (Castelo do Rei, em francês) pelos colonos suíços, o rei, no caso era Dom João VI, que foi o autor do decreto que criou Friburgo. Desde a instalação da Vila de Nova Friburgo o Chateau funcionava como sede da Câmara Municipal — que foi então o único Poder durante os primeiros 98 anos de existência da cidade, e cujo vereador mais votado acabava sendo o presidente do Legislativo e, assim, acumulava também funções administrativas.[1][2]

Em 1º de janeiro de 1901, com o aumento do número de alunos, iniciou-se a construção do grande edifício atual do Colégio Anchieta, que durou oito anos. Logo se tornou famoso e conhecido no Brasil pela excelente educação que dava a seus alunos.

Colégio Anchieta

Todos os professores eram padres jesuítas; porém, no ano de 1922, com a diminuição de padres vindos da Itália, o internato transformou-se em seminário, para formar jesuítas brasileiros. Em pouco tempo, o colégio ficou cheio de seminaristas, que estudavam desde o seminário menor - chamado de Escola Apostólica - até a Faculdade de Filosofia.

Em 1966, quando diversas classes seminarísticas transferiram-se para outras cidades, o Colégio Anchieta tornou-se um externato, recebendo alunos não só de Nova Friburgo como também de cidades vizinhas. Em 1969, o Anchieta passou a receber alunas, transformando-se em misto.

Em 2006, o colégio tirou o 17° lugar nacional, o 6° estadual e o 1° municipal no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ficando entre os vinte melhores colégios do Brasil e a melhor de Nova Friburgo.[3] Em 2015, o Anchieta ficou em 2° lugar no município no ENEM.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]