Saltar para o conteúdo

Gloria Vanique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gloria Cristina de Mattos Vanique Costa (Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1977) é uma jornalista, repórter, editora, apresentadora e palestrante brasileira.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Gloria Vanique nasceu no Rio de Janeiro, onde passou a infância e parte da adolescência. Aos 15 anos, se mudou com a família para a cidade de São Carlos, no interior do estado de São Paulo, onde morou por quase 3 anos.

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Gloria Vanique formou-se em Jornalismo em 1998 pela Unesp em Bauru. Já no primeiro ano de faculdade, concluiu o curso de Radialismo - Locução no SENAC e passou a estagiar na Rádio Clube Bauru - Grupo Bandeirantes. O estágio se converteu em seu primeiro emprego. Após quase um ano atuando como produtora e locutora, teve seu primeiro contato com a TV quando trocou de emprego e trabalhou em uma produtora de vídeo da cidade. Durante esta época, atuou em propagandas para as emissoras de TV locais como locutora e apresentadora.

No último ano de faculdade, em 1998, passou em um teste para apresentadora de telejornal na TV São Paulo Centro - na época, pertencente ao Grupo Bandeirantes - onde trabalhou por menos de um ano como âncora e editora do telejornal da hora do almoço.

TV Globo - Afiliadas[editar | editar código-fonte]

No fim do mesmo ano, recebeu um convite da TV Modelo (hoje TV TEM) - afiliada da TV Globo em Bauru - para ancorar o telejornal da região, ao meio-dia. Durante seu período na emissora, atuou como apresentadora, editora de texto e repórter em telejornais locais e de rede nacional. Em 2000, se mudou para a cidade de Ribeirão Preto, a convite de outra afiliada da TV Globo, a EPTV. Durante sua passagem pela emissora, também desempenhou a função de repórter de telejornais locais e nacionais.

Mudou-se novamente de cidade e de emissora, no fim do ano 2000, desta vez para trabalhar na TV Vanguarda, afiliada da TV Globo em São José dos Campos. Durante cinco anos, foi âncora e editora dos telejornais locais e repórter também em telejornais veiculados em rede nacional, sendo premiada por séries especiais de reportagem. Implementou o projeto do Bom Dia Vanguarda - telejornal regional com início às 6h da manhã - passou a apresentá-lo.

Chegada a São Paulo[editar | editar código-fonte]

A mudança para São Paulo deu-se em 2005, quando recebeu o convite para ser âncora do Jornal 10, no extinto Canal 21, do Grupo Bandeirantes. Pouco tempo depois de ser contratada, a emissora mudou de nome para Play TV e Gloria Vanique assumiu também as funções de editora-chefe e chefe de redação no canal.

TV Globo - São Paulo[editar | editar código-fonte]

Em 2007 voltou à TV Globo, desta vez para atuar na Região Metropolitana de São Paulo. Durante anos foi repórter dos principais telejornais da emissora, fazendo grandes coberturas como a do acidente com o voo TAM 3054, do caso Isabella Nardoni, do caso Eloá,[1] além de coberturas eleitorais e de outros grandes eventos. Em 2009, Gloria Vanique ganhou novo destaque na TV Globo ao comandar o projeto Rios de São Paulo (Flutuador), em que navegou e acompanhou o Rio Tietê desde a sua nascente em Salesópolis até a cidade de Barra Bonita, para mostrar o processo de degradação do rio com a poluição de dejetos até o início do processo de despoluição natural ao longo de seu curso. O projeto recebeu prêmios e foi nacionalmente reconhecido. Em 2011, Gloria refez todo o trajeto para mostrar o que mudou ao longo de dois anos, desde a primeira navegação do projeto.

Em 2013, Gloria Vanique assumiu como âncora o telejornal matutino Bom Dia São Paulo, ao lado do também jornalista Rodrigo Bocardi. Com seu jeito leve, ajudou a construir um jornalismo descontraído, moderno e de credibilidade, que se tornou referência para outros telejornais. Também passou a ser apresentadora substituta no SPTV primeira edição, SPTV segunda edição e Bom Dia Brasil, em São Paulo, além de ancorar sozinha o Bom Dia São Paulo, na ausência do colega Rodrigo Bocardi.

CNN Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2020, Gloria Vanique pediu demissão da TV Globo[2] e passou a integrar o time de jornalistas da CNN Brasil. Durante sua passagem pela emissora, foi âncora do telejornal CNN 360 em rede nacional com conteúdo voltado às principais notícias do dia e com foco na política do país. Apresentou programas especiais sobre saúde e educação e fez grandes coberturas como a das Eleições dos Estados Unidos - no ano quem que Joe Biden ganhou a presidência, a pandemia de Covid-19, as Eleições Municipais no Brasil em 2020 e a Guerra na Ucrânia Foi âncora do Jornal da CNN, principal telejornal da emissora, substituindo aos finais de semana o jornalista William Waack, além de ser substituta eventual do jornalista Marcio Gomes, no CNN Prime Time. Em 2021, Gloria Vanique ganhou o Prêmio ABMES de Jornalismo pela série de reportagens sobre Economia Digital.[1] No mesmo ano, foi enviada como correspondente para acompanhar a visita do então Presidente da República Jair Bolsonaro aos Emirados Árabes Unidos. Durante a viagem, também cobriu a Expo Dubai[3] - maior feira mundial de inovação - e a Dubai Air Show - maior feira mundial de aviação.

Em 2022, foi convidada para integrar o núcleo de entretenimento da CNN Brasil, o CNN Brasil Soft. Passou a apresentar e narrar documentários além de assumir como âncora o programa semanal de entrevistas CNN Nosso Mundo, com temas de relevância para a sociedade.[4]

Palestrante e Podcaster[editar | editar código-fonte]

Gloria Vanique no estúdio do videocast Conexões - 2024

No fim de 2022, Gloria Vanique se desligou da CNN Brasil[5] para se lançar em um novo momento da carreira.[6] Com quase 30 anos de experiência como jornalista, tornou-se uma palestrante de referência no mercado nacional com conteúdos voltados ao desenvolvimento humano e posicionamento. Em 2023, estreou no YouTube o programa Conexões, uma parceria com o Grupo Flow. O programa de entrevistas leva convidados dos mais variados: artistas, esportistas, jornalistas ou viajantes nômades que, de forma leve e descontraída, contam suas histórias de vida em viagens.

Em 2024 recebeu o Prêmio SP+ Digital, da SPTuris,[7] pela sua atuação nas mídias digitais.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Gloria Vanique é casada com Nils Bergqvist e tem um filho, Benjamin.

Referências

  1. «Gloria Vanique relembra momentos da sua carreira no PodCringe». Record. 27 de novembro de 2023. Consultado em 23 de maio de 2024 
  2. «Ex-apresentadora do 'Bom Dia São Paulo', Gloria Vanique explica motivo de saída da Rede Globo». Metropolitana FM. 2 de junho de 2023. Consultado em 23 de maio de 2024 
  3. «Glória Vanique Archives». CNN Brasil. Consultado em 23 de maio de 2024 
  4. «GLÓRIA VANIQUE». MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão. Consultado em 23 de maio de 2024 
  5. REDAÇÃO (3 de dezembro de 2022). «Fora da CNN, Gloria Vanique dita currículo em post e acalma fãs: 'Muito trabalho'». Notícias da TV. Consultado em 23 de maio de 2024 
  6. Palomares, Por Daniel (28 de janeiro de 2023). «Gloria Vanique se reinventa após deixar CNN». CARAS Brasil. Consultado em 23 de maio de 2024 
  7. Redação (18 de maio de 2024). «SÃO PAULO: 85 INFLUENCIADORES DIGITAIS RECEBEM PRÊMIO SP+DIGITAL». A Guardiã da Notícia. Consultado em 23 de maio de 2024