Hans Geiger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johannes Wilhelm Geiger
Hans Geiger (1928)
Conhecido(a) por Contador Geiger

Experimento de Geiger-Marsden lei Geiger-Nuttal

Nascimento 30 de setembro de 1882
Neustadt an der Weinstrasse
Morte 24 de setembro de 1945 (62 anos)
Potsdam
Nacionalidade Alemanha Alemão
Prêmios Medalha Hughes (1929)
Campo(s) Física

Johannes (Hans) Wilhelm Geiger (Neustadt an der Weinstrasse, 30 de setembro de 1882Potsdam, 24 de setembro de 1945) foi um físico alemão. Juntamente com Walther Müller, desenvolveu o contador Geiger.

Em 1902 Geiger começou a estudar física e matemática em Erlangen, obtendo um doutorado em 1906.

Em 1907 começou a trabalhar com Ernest Rutherford na Universidade de Manchester. Em 1909 participou do Experimento de Geiger-Marsden, também conhecido como experimento da folha de ouro ou experimento de Rutherford, uma experiência científica realizada junto com Ernest Marsden com o objetivo de investigar a estrutura do átomo. O experimento foi realizado sob a supervisão de Rutherford nos laboratórios de Física da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

Em 1912 tornou-se líder da Physical-Technical Reichsanstalt de Berlim, em 1925 professor na Universidade de Kiel, 1929 em Tübingen e, a partir de 1936, em Berlim. Em Berlim desenvolveu em conjunto com o então estudante de graduação Walther Müller, o contador Geiger.

Descobriu com Mitchell Nuttall a lei Geiger-Nuttall e realizou experiências que levaram ao modelo atômico de Rutherford. Ele era também membro do Uranverein (Clube do Urânio) na Alemanha nazista, o grupo de físicos alemães que, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou sem êxito na construção da bomba atômica alemã.

Sua lealdade ao Partido Nazista levou-o a trair seus colegas judeus.

Editou, juntamente com Karl Scheel, entre 1926 e 1933, o Handbuch der Physik, composto de 24 volumes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Maurice de Broglie
Medalha Hughes
1929
Sucedido por
Chandrasekhara Venkata Raman