David Bates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Bates
Nascimento 18 de novembro de 1916
Omagh, Irlanda
Morte 5 de janeiro de 1994 (77 anos)
Belfast, Irlanda do Norte
Nacionalidade República da Irlanda Irlandês
Alma mater Queen's University of Belfast
Prêmios Medalha Hughes (1970), Medalha de Ouro da RAS (1977)
Orientador(es) Harrie Massey
Campo(s) Física
Tese 1938: Recombination in the Upper Atmosphere

Sir David Robert Bates FRS[1] (Omagh, 18 de novembro de 1916Belfast, 5 de janeiro de 1994) foi um matemático e físico irlandês.

Nascido em Omagh, no Condado de Tyrone, Irlanda, mudou-se para Belfast com sua família em 1925, frequentando a Royal Belfast Academical Institution. Matriculou-se na Queen's University of Belfast em 1934. Em 1939 ele se tornou um estudante pesquisador de Harrie Massey.

Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou no Admiralty Mining Establishment, onde desenvolveu métodos de proteção de navios de minas ativadas magneticamente.

Trabalhou na University College London, de 1945 até 1951, retornando para o Queen's University of Belfast, onde fundou o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Embora oficialmente aposentado em 1982, continuou a trabalhar no departamento como professor emérito até sua morte.

Suas contribuições à ciência incluem obras seminais sobre a física atmosférica, física molecular e química das nuvens interestelares. Foi nomeado cavaleiro em 1978, por seus serviços à ciência, foi fellow da Royal Society e vice-presidente da Real Academia Irlandesa. Em 1970 recebeu a Medalha Hughes. Foi eleito membro honorário estrangeiro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos em 1974.[2]

Bates foi um defensor da paz e um norte-irlandês não sectário. Foi um dos fundadores do Partido da Aliança da Irlanda do Norte.

O prédio da matemática na Queen's University of Belfast foi batizado com seu nome.

Dois prêmios científicos foram criados em sua homenagem:

  • a Medalha David Bates da União Europeia de Geociências é concedida anualmente para contribuições de destaque à ciência dos sistemas planetários e solar[3]
  • o Prêmio David Bates do Instituto de Física é concedido em anos pares para conquistas de destaque em física atômica, molecular, óptica e de plasma.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Nicholas Kurti
Medalha Hughes
1970
Sucedido por
Robert Hanbury Brown
Precedido por
William McCrea e John Ashworth Ratcliffe
Medalha de Ouro da Royal Astronomical Society
1977
com John Gatenby Bolton
Sucedido por
Lyman Spitzer e James van Allen


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.