Hello Kitty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Hello Kitty (desambiguação).
Question book-4.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Hello Kitty
Stand Noguera Kitty Madrid.jpg
Família Mimmy (irmã gêmea); Mari White (mãe); George White (pai)
Terra Natal Japão
Criado por Yuko Shimizu
Primeira aparição Japão, em artigos para meninas.
Editora(s) Sanrio
Terra natal Japão
Parentesco Mimmy (irmã gêmea); Mari White (mãe); George White (pai)

Kitty White[1] (em japonês ハローキティ, transl. Harōkiti) é uma personagem criada pela empresa japonesa Sanrio. Ela foi patenteada em 1976 e é hoje uma marca mundialmente conhecida. Apesar do bigode, das orelhas e do nome ("kitty" é um termo equivalente a "gatinho", em inglês), Hello Kitty não é uma gatinha, ela é definida pela Sanrio como uma Gijinka britânica do signo de escorpião. "Ela é uma caricatura. É uma garotinha, uma amiga. Mas não uma gata. Ela anda e senta como um ser bípede", afirma Sanrio. Kitty se chama Kitty White, tem uma irmã gêmea chamada Mimmy White, namora Daniel e comemora seu aniversário dia 1 de novembro. Seu tamanho é de cinco maçãs empilhadas e seu peso é de três maçãs. Ironicamente, a Hello Kitty possui um gato de estimação, chamado Charmmy Kitty. [2]

Criação[editar | editar código-fonte]

A Hello Kitty foi criada originalmente pela designer da Sanrio, Yuko Shimizu, em 1974.[3][4][5] Shimizu deixou a companhia aproximadamente um ano depois. A segunda designer, Setsuko Yonekubo, assumiu por cinco anos até 1980, quando essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.

A Hello Kitty recebeu um nome inglês porque as culturas norte-americana e britânica eram populares entre as garotas japonesas na época da sua criação.[carece de fontes?] O nome Kitty veio de um dos gatos que a personagem Alice criava no livro Through the Looking Glass de Lewis Carroll. Quando o namorado da Kitty "Dear Daniel" foi criado em 1999, os designers tomaram seu nome do filme Melody, de 1971, que estrelava Mark Lester como um personagem chamado Daniel, e trazia canções dos Bee Gees.

O universo ficcional da Hello Kitty inclui uma gama de amigos e familiares, como sua irmã gêmea Mimmy (que usa o lacinho na outra orelha). Desde 2004 ela possui até sua própria gata de estimação chamada Charmmy Kitty, e um hamster chamado Sugar. Charmmy se assemelha a Hello Kitty, mas tem atributos que a tornam mais parecida com um gato. Charmmy Kitty foi dada a Hello Kitty por seu pai, George White, e Sugar lhe foi dado por seu namorado, Dear Daniel (Querido Daniel, em inglês).

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

A primeira série animada da Hello Kitty foi produzida em 1986 e se chamava Hello Kitty's Furry Tale Theatre. Essa série, produzida pela Sanrio em cooperação com a extinta DiC Entertainment, parodiava os famosos contos de fadas daquela época.

Posteriormente Hello Kitty ganharia diversas séries, sendo elas respectivamente Hello Kitty and Friends, Hello Kitty's Paradise e Hello Kitty's Animation Theatre. Em 2005 Hello Kitty voltou a ganhar uma nova série, esta chamada de Hello Kitty's Stump Village.

A primeira aparição de Hello Kitty no universo 3D foi em The Adventures of Hello Kitty & Friends.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Desde sua criação, a Hello Kitty ganhou uma série de jogos que ajudaram na popularização da personagem. Seu primeiro jogo foi produzido para NES em 1992 e foi o início da bem sucedida série de jogos eletrônicos. A série ganhou jogos para simplesmente todas as plataformas, incluindo o Dreamcast com Hello Kitty Dreamcast e o Xbox com Hello Kitty Crystal Edition Xbox.

Atualmente a Sanrio tem se focado em lançar jogos da Hello Kitty para a plataforma DS, que ela acredita ser a plataforma ideal para a personagem. Apesar disso, a Sanrio Digital lançou em 2009[6] o mmorpg gratuito Hello Kitty Online,[7] no qual os jogadores podem se conectar ao mundo de Hello Kitty e fazer amigos, explorar e jogar mini-games e interagir com a Hello Kitty e seus amigos.

Acessórios[editar | editar código-fonte]

A Hello Kitty nasceu em pequenos artigos para garotas e consequentemente se desenvolveu também da mesma forma. A Sanrio lança todos os anos uma série de artigos com a Hello Kitty, incluindo bolsas, cadernos, agendas, fichários, bijuterias, adesivos, (auto-colantes), chaveiros e muito mais.

A Hello Kitty também possui seu próprio álbum de música, o Hello World, com canções inspiradas na Hello Kitty e interpretadas por artistas como Keke Palmer e Cori Yarckin. Também foi comercializada uma série de guitarras com a marca Hello Kitty pela Sanrio e Fender.

Um dos grandes motivos para o sucesso estrondoso da marca Hello Kitty foi o aparecimento dos seus acessórios em famosos na década de 90, como Mariah Carey. Atualmente sua marca sofre divulgações maciças por causa de famosos como Paris Hilton e Steven Tyler.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Desde 2005, alguns sites da internet dizem que o motivo da Hello Kitty não possuí boca foi um pacto diabólico.[8] Segundo os mesmos, uma menina de 14 anos tinha câncer na boca e estava em fase terminal,[9] então sua mãe fez um pacto com o diabo para que a menina se curasse[10] e em troca ela criaria uma marca que ganhasse sucesso mundialmente.[11]

Há também especulações que a palavra "Kitty" tem origem chinesa e quer dizer Demônio.[12] A empresa japonesa Sanrio falou sobre a polêmica:

“Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca.”[13]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. super.abril.com.br/ 11 nomes de personagens que você provavelmente não conhecia
  2. «Quinze fatos que você não sabia sobre a Hello Kitty». noticias.br.msn.com. 29 de agosto de 2014. Consultado em 9 de setembro de 2014 
  3. «AngelCatSugar Official Website» (html) (em inglês). angelcatsugar.com. Consultado em 12 de janeiro de 2010 
  4. «Hello Kitty - HILARY MAGAZINE» (html) (em inglês). hilary.com. Consultado em 12 de janeiro de 2010 
  5. «Centenário da imigração japonesa - NOTÍCIAS - Hello Kitty é ícone da influência japonesa no mercado mundial» (html). G1.com. Consultado em 12 de janeiro de 2010 
  6. http://www.hellokittyonline.com/game-info/hko-faqs#8 Em inglês
  7. http://www.hellokittyonline.com Jogo eletrônico — página em inglês
  8. Renata Medeiros (16 de novembro de 2015). «Por que a personagem Hello Kitty não tem boca?». R7. Consultado em 13 de março de 2017 
  9. «Por que a Hello Kitty não tem boca?». Consultado em 13 de março de 2017 
  10. «Hello Kitty "A Lenda Urbana"». 2004. Consultado em 13 de março de 2017 
  11. «Porque a boneca da HELLO KITTY não tem boca!». UOL. 10 de abril de 2013. Consultado em 13 de março de 2017 
  12. «Se tiver coragem, conheça a verdadeira e perturbadora história da Hello Kitty». UOL. 5 de janeiro de 2017. Consultado em 13 de março de 2017 
  13. Ana Paula Schreider (15 de abril de 2014). «Hello Kitty é do diabo: lenda fala de pacto de personagem com demônio». Consultado em 13 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hello Kitty
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.