Hello Kitty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Hello Kitty (desambiguação).
Question book-4.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Hello Kitty
Stand Noguera Kitty Madrid.jpg
Sexo Feminino
Família Mãe: Mari White

Pai: George White
Irmã gêmea: Mimmy
Avó: Margaret White
Avô: Anthony White

Terra Natal Japão
Criado por Yuko Shimizu
Primeira aparição 1974
Editora(s) Sanrio

Kitty White[1] (em japonês ハローキティ, transl. Harōkiti) é uma personagem criada pela empresa japonesa Sanrio. Ela foi patenteada em 1976 e é hoje uma marca mundialmente conhecida. Apesar do bigode, das orelhas e do nome ("kitty" é um termo equivalente a "gatinho", em inglês), Hello Kitty não é uma gatinha, ela é definida pela Sanrio como uma Gijinka britânica do signo de escorpião. "Ela é uma caricatura. É uma garotinha, uma amiga. Mas não uma gata. Ela anda e senta como um ser bípede", afirma Sanrio. Kitty se chama Kitty White, tem uma irmã gêmea chamada Mimmy White, namora Daniel e comemora seu aniversário dia 1 de novembro. Seu tamanho é de cinco maçãs empilhadas e seu peso é de três maçãs. Ironicamente, a Hello Kitty possui um gato de estimação, chamado Charmmy Kitty. [2]

Criação[editar | editar código-fonte]

A Hello Kitty foi criada originalmente pela designer da Sanrio, Yuko Shimizu, em 1974.[3][4][5] Shimizu deixou a companhia aproximadamente um ano depois. A segunda designer, Setsuko Yonekubo, assumiu por cinco anos até 1980, quando essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.

A Hello Kitty recebeu um nome inglês porque as culturas norte-americana e britânica eram populares entre as garotas japonesas na época da sua criação.[carece de fontes?] O nome Kitty veio de um dos gatos que a personagem Alice criava no livro Through the Looking Glass de Lewis Carroll. Quando o namorado da Kitty "Dear Daniel" foi criado em 1999, os designers tomaram seu nome do filme Melody, de 1971, que estrelava Mark Lester como um personagem chamado Daniel, e trazia canções dos Bee Gees.

O universo ficcional da Hello Kitty inclui uma gama de amigos e familiares, como sua irmã gêmea Mimmy (que usa o lacinho na outra orelha). Desde 2004 ela possui até sua própria gata de estimação chamada Charmmy Kitty, e um hamster chamado Sugar. Charmmy se assemelha a Hello Kitty, mas tem atributos que a tornam mais parecida com um gato. Charmmy Kitty foi dada a Hello Kitty por seu pai, George White, e Sugar lhe foi dado por seu namorado, Dear Daniel (Querido Daniel, em inglês).

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

A primeira série animada da Hello Kitty foi produzida em 1986 e se chamava Hello Kitty's Furry Tale Theatre. Essa série, produzida pela Sanrio em cooperação com a extinta DiC Entertainment, parodiava os famosos contos de fadas daquela época.

Posteriormente Hello Kitty ganharia diversas séries, sendo elas respectivamente Hello Kitty and Friends, Hello Kitty's Paradise e Hello Kitty's Animation Theatre. Em 2005 Hello Kitty voltou a ganhar uma nova série, esta chamada de Hello Kitty's Stump Village. Em 2016 a Hello Kitty ganhou sua primeira animação brasileira para youtube chamada O Mundo da Hello Kitty[6] e já está na terceira temporada.

A primeira aparição de Hello Kitty no universo 3D foi em The Adventures of Hello Kitty & Friends.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Desde sua criação, a Hello Kitty ganhou uma série de jogos que ajudaram na popularização da personagem. Seu primeiro jogo foi produzido para NES em 1992 e foi o início da bem sucedida série de jogos eletrônicos. A série ganhou jogos para simplesmente todas as plataformas, incluindo o Dreamcast com Hello Kitty Dreamcast e o Xbox com Hello Kitty Crystal Edition Xbox.

Atualmente a Sanrio tem se focado em lançar jogos da Hello Kitty para a plataforma DS, que ela acredita ser a plataforma ideal para a personagem. Apesar disso, a Sanrio Digital lançou em 2009[7] o mmorpg gratuito Hello Kitty Online,[8] no qual os jogadores podem se conectar ao mundo de Hello Kitty e fazer amigos, explorar e jogar mini-games e interagir com a Hello Kitty e seus amigos.

Acessórios[editar | editar código-fonte]

A Hello Kitty nasceu em pequenos artigos para garotas e consequentemente se desenvolveu também da mesma forma. A Sanrio lança todos os anos uma série de artigos com a Hello Kitty, incluindo bolsas, cadernos, agendas, fichários, bijuterias, adesivos, (auto-colantes), chaveiros e muito mais.

A Hello Kitty também possui seu próprio álbum de música, o Hello World, com canções inspiradas na Hello Kitty e interpretadas por artistas como Keke Palmer e Cori Yarckin. Também foi comercializada uma série de guitarras com a marca Hello Kitty pela Sanrio e Fender.

Um dos grandes motivos para o sucesso estrondoso da marca Hello Kitty foi o aparecimento dos seus acessórios em famosos na década de 90, como Mariah Carey. Atualmente sua marca sofre divulgações maciças por causa de famosos como Paris Hilton e Steven Tyler.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Desde 2005, alguns sites da internet dizem que o motivo da Hello Kitty não possuí boca foi um pacto diabólico.[9] Segundo os mesmos, uma menina de 14 anos tinha câncer na boca e estava em fase terminal,[10] então sua mãe fez um pacto com o diabo para que a menina se curasse[11] e em troca ela criaria uma marca que ganhasse sucesso mundialmente.[12]

Há também especulações que a palavra "Kitty" tem origem chinesa e quer dizer Demônio.[13] A empresa japonesa Sanrio falou sobre a polêmica:

“Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca.”[14]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. super.abril.com.br/ 11 nomes de personagens que você provavelmente não conhecia
  2. «Quinze fatos que você não sabia sobre a Hello Kitty». noticias.br.msn.com. 29 de agosto de 2014. Consultado em 9 de setembro de 2014 
  3. «AngelCatSugar Official Website» (html) (em inglês). angelcatsugar.com. Consultado em 12 de janeiro de 2010 
  4. «Hello Kitty - HILARY MAGAZINE» (html) (em inglês). hilary.com. Consultado em 12 de janeiro de 2010 
  5. «Centenário da imigração japonesa - NOTÍCIAS - Hello Kitty é ícone da influência japonesa no mercado mundial» (html). G1.com. Consultado em 12 de janeiro de 2010 
  6. «O MUNDO DA HELLO KITTY CHEGA AO YOUTUBE». Revista recreio. 18 de agosto de 2016. Consultado em 14:38  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. http://www.hellokittyonline.com/game-info/hko-faqs#8 Em inglês
  8. http://www.hellokittyonline.com Jogo eletrônico — página em inglês
  9. Renata Medeiros (16 de novembro de 2015). «Por que a personagem Hello Kitty não tem boca?». R7. Consultado em 13 de março de 2017 
  10. «Por que a Hello Kitty não tem boca?». Consultado em 13 de março de 2017 
  11. «Hello Kitty "A Lenda Urbana"». 2004. Consultado em 13 de março de 2017 
  12. «Porque a boneca da HELLO KITTY não tem boca!». UOL. 10 de abril de 2013. Consultado em 13 de março de 2017 
  13. «Se tiver coragem, conheça a verdadeira e perturbadora história da Hello Kitty». UOL. 5 de janeiro de 2017. Consultado em 13 de março de 2017 
  14. Ana Paula Schreider (15 de abril de 2014). «Hello Kitty é do diabo: lenda fala de pacto de personagem com demônio». Consultado em 13 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hello Kitty
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.