Hipercard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Hiper (cartão).
Hipercard
Hipercard logo.svg
Empresa de capital fechado
Slogan Com você onde sua vida for.
Indústria Serviços financeiros
Fundação 1969 (49 anos)
Sede Recife,  Brasil
Locais Brasil
Proprietário(s) Itaú Unibanco
Produtos Cartões de crédito
Website oficial www.hipercard.com.br

Hipercard é uma administradora de cartões de crédito de bandeira própria com sede em Recife, Pernambuco, cujo controle pertence ao Itaú Unibanco.[1]

A empresa tem atuação em todo o território brasileiro, destacadamente nas regiões Nordeste e Sul do país, onde tem uma participação significativa.[2][3]

Dados de 2011 apontavam 600 mil estabelecimentos credenciados a bandeira e mais de 13 milhões de cartões emitidos, com participação de mercado de 8%.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O Hipercard foi criado em 1969 com o nome Cartão Fidelidade, com o objetivo principal de oferecer facilidade e segurança nos pagamentos com cheque de compras feitas nos supermercados Bompreço, no Recife.[5]

Depois passou a ser utilizado, ainda nas lojas Bompreço, para a troca de cheques em horários fora do expediente bancário, para clientes da loja que possuíam seu cartão.

Em 1982, se tornou um cartão private label, passando a oferecer crédito rotativo aos clientes, mudando o nome para Cartão Hiper.

A partir desse momento, outros lojistas do Recife passaram a apresentar interesse em sua utilização, e o cartão iniciou sua expansão, mudando o nome, em 1991, para o atual Hipercard, e atuando totalmente como um cartão de crédito a partir de 1993.

Esta expansão fez do Hipercard o único cartão de loja do Brasil aceito também por outros estabelecimentos comerciais como cartão de crédito.

Em 2004, quando da mudança de controle acionário do Bompreço para a rede Walmart, o Hipercard passou para o controle do Unibanco, mantendo a isenção de anuidade e tarifas como sua característica desde a criação, e continuando a ser o cartão de crédito oficial da rede Bompreço, estendendo-se também a toda a rede Walmart Brasil, inclusive aquelas redes adquiridas pelo mesmo, e em 2008 o Banco Itaú juntou-se com Unibanco, adquirindo o Hipercard .

Sua expansão continuou, e hoje é aceito, não apenas em Pernambuco, local onde nasceu, mas em todo o Nordeste e algumas lojas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil.

Após parceria com Redecard expandiu sua aceitação em mais de 6.000 estabelecimentos.

Até maio de 2011, o cartão tinha contrato de exclusividade com a rede Walmart. Após isso, outras redes puderam aceitar a bandeira, sendo o Extra (lojas da região nordeste) o primeiro a fazê-lo.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Hipercard Administradora de Cartões de Crédito Ltda.: Private Company Information - Bloomberg». www.bloomberg.com. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 
  2. «Itaú Unibanco vai manter marca Hipercard após criar nova bandeira com MasterCard». epocanegocios.globo.com 
  3. «Redecard conta com Hipercard para crescer no Sul e no Nordeste | EXAME». exame.abril.com.br. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 
  4. «Cartões no ringue - ISTOÉ DINHEIRO». ISTOÉ DINHEIRO. 29 de abril de 2011 
  5. «Nossa História - Hipercard». www.hipercard.com.br. Consultado em 22 de dezembro de 2017. 
  6. «Hipercard amplia mercado» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]