I.O.I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
I.O.I
Da esquerda para a direita: Nayoung, Yeonjung, Mina, Pinky, Chaeyeon, Somi, Sejeong, Chungha, Yoojung, Sohye e Doyeon.
Informação geral
Também conhecido(a) como Ideal of Idol
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s)
Período em atividade 2016–2017
Gravadora(s) YMC Entertainment
Afiliação(ões)
Integrantes Nayoung
Chungha
Sejeong
Chaeyeon
Pinky
Sohye
Yeonjung
Yoojung
Mina
Doyeon
Somi
Página oficial Site Oficial
Facebook Oficial
Instagram Oficial
Hangul, hanja.png Este artigo contém texto em coreano.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de hangul ou hanja.

I.O.I (hangul: 아이오아이), também conhecido como IOI ou Ideal of Idol,[1] foi um grupo temporário sul-coreano formado pela CJ E&M Corporation, através do reality show Produce 101, exibido pela Mnet. O grupo foi constituído por onze integrantes: Nayoung, Chungha, Sejeong, Chaeyeon, Pinky, Sohye, Yeonjung, Yoojung, Mina, Doyeon e Somi. O grupo estreou oficialmente em 4 de maio de 2016, com o mini-álbum Chrysalis. O grupo encerrou suas atividades oficialmente em 17 de janeiro de 2017.

História[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia: Produce 101 e "Crush" [editar | editar código-fonte]

Antes do Produce 101, alguns dos membros do IOI ganharam reconhecimento depois de aparecer em outros programas de televisão: Sejeong era um concorrente na competição show de K-Pop Star 2 em 2012, Somi foi membro do reality show de sobrevivência Sixteen em 2015, e Yoojung apareceu no web-drama To Be Continued. Em setembro de 2015, Chaeyeon estreou como membro do DIA, mas se retirou temporariamente do grupo para se juntar ao Produce 101, ela também fez uma pequena aparição em 2015 no web-drama Sweet Temptation

Em novembro de 2015, Mnet anunciou seu novo show de sobrevivência que reúne 101 trainees de 46 empresas de entretenimento para formar um grupo de meninas com 11 membros escolhidos pelos telespectadores. O programa estreou em 21 de janeiro de 2016 e terminou em 1º de abril.

Ele foi inicialmente planejado para o grupo estrear em 01 de abril de 2016 com a música "Crush" que foi realizada como parte do final do show, mas YMC Entertainment e Mnet decidiram adiar a estréia para preparar o seu conceito e praticar uma nova música como seu single de estréia. 

Em 03 de abril de 2016, um representante deu detalhes sobre os planos para a estréia do grupo. Em vez de lançar um single digital como inicialmente previsto, IOI estará lançando um mini-álbum com várias canções. Também foi relatado que o grupo terá o seu próprio show no Mnet, apesar da data de transmissão ainda está para ser anunciada. No mesmo dia, os membros cumprimentaram os fãs pela primeira vez como I.O.I através do seu canal oficial no V app, canal que foi aberto na anterior dia. 

Em 4 de Abril, 2016, Mnet lançou o vídeo teaser de música para a pré-estreia "Crush". No dia seguinte, a canção foi lançada como um single digital, seguido por seu MV. Seu gênero é chamado Trapical Dutch Funk ( Hangul : 트래 피컬 더치 펑크 ).[2] 

2016: Debut com Chrysalis, Whatta Man e miss me?[editar | editar código-fonte]

Foi anunciado em 11 de abril de 2016 que I.O.I iria estrear com um mini-álbum em 4 de Maio, 2016, e realizar um showcase de estréia e um encontro de fãs no dia seguinte no Jangchung Gymnasium. Loen Entertainment assumiu a distribuição de deveres para lançamentos da IOI a partir do mini-álbum de estréia.

Em 27 de abril, YMC Entertainment anunciou que o primeiro mini-álbum do I.O.I é intitulado Chrysalis. Cinco dias depois, o teaser do MV foi lançado.

I.O.I estreou oficialmente em 3 de maio de 2016 através do lançamento de seu primeiro mini-álbum e MV para a faixa título "Dream Girls". A canção é uma música pop dance co-escrita pelo cantor-compositor-produtor Eru e o compositor Paul com letras de rap escritos pelas membros Nayoung e Yoojung. Em 5 de maio, o grupo realizou seu debut stage no Mnet M!Countdown, apresentando "Knock Knock Knock" e a faixa-título.

Em 27 de maio, foi revelado que I.O.I começaria as promoções como sub-unidades e estréia solos de membros no verão de 2016.

Em 11 de maio, Chaeyeon da MBK Entertainment, voltou para a sua agência e juntou-se ao DIA para o retorno do grupo em junho.  

Em 7 de junho, foi anunciado que Sejeong e Mina voltariam para sua agência para se preparar para seu debut oficial como integrantes do primeiro grupo feminino da agência Gugudan no final de junho. 

Na manhã do dia 11 de julho, a Starship Entertainment afirmou que Yeonjung retoria para sua empresa e iria se juntar ao grupo Cosmic Girls, para o retorno marcado para agosto.

Em 10 de junho, a YMC Entertainment revelou que Nayoung, Chungha, Pinky, Sohye, Yoojung, Doyeon e Somi seriam as integrantes da primeira sub-unidade do I.O.I. Em 29 de julho , foi anunciado que o grupo estaria lançando seu novo single em 9 de agosto. A sub-unidades terminou de filmar seu MV em 20 de julho e começou os preparativos para o lançamento do single e promoções.

Em 2 de agosto, uma imagem teaser do grupo foi lançada através do I.O.I's SNS com a legenda "WXAXTX X XAN". Dois dias depois, a YMC Entertainment revelou o vídeo teaser para o novo single do grupo, "Whatta Man (Good Man)". A faixa foi inspirada em "What a Man" de Linda Lyndell e foi produzida por Ryan S. Jhun, que também compôs a faixa "Crush" do grupo. A coreografia da faixa foi organizada pela integrante Chungha. Foi revelado que três equipes foram contratadas para fazer a coreografia para a faixa, mas Chungha foi escolhida porque era considerada a com mais alta qualidade.

Em 15 de agosto de, I.O.I lançou o single digital "Hand in Hand", um remake da música-tema dos Jogos Olímpicos de Seul de 1988, originalmente cantada por Koreana.

Em 30 de agosto, YMC Entertainment anunciou que o grupo estaria se preparando para um retorno com todas as onze integrantes em outubro, embora a data exata não estaria definida.

Em 22 de setembro, a agência confirmou que I.O.I havia começado a gravar as novas faixas de seu novo álbum, com a faixa-título sendo produzida por Park Jin-young, fundador da agência JYP Entertainment. Foi revelado que Park iria supervisionar a coreografia do grupo, roupas, MV e sessão de fotos. Também foi relatado que o novo EP seria seu último álbum antes do disband oficial do grupo.

Em 28 de setembro, foi confirmado que o novo álbum do I.O.I estava previsto para ser lançado em 17 de outubro.

Em 11 de outubro à meia-noite, I.O.I anunciou que o nome de seu novo mini-álbum seria miss me?, seguido por quatro imagens teasers das integrantes sobre os próximos dois dias. Três dias depois, o vídeo teaser do MV para a faixa-título escrita, composta e organizada por Park Jin-young intitulada "Very Very Very" (너무 너무 너무) foi lançado.

O show especial do grupo chamado I Miss You Very Very Very Much Show foi transmitido ao vivo pela Mnet em 16 de outubro às 23:30 na KST, seguido pelo lançamento do mini-álbum miss me? e o MV oficial da faixa na meia noite. I.O.I realizou um show para seu segundo mini-álbum no Yes24 Live Hall, localizado em Seul em 17 de outubro. Durante o evento, foi revelado que o grupo estaria planejando realizar seu concerto final em 21 e 22 de janeiro de 2017, embora os detalhes ainda estavam indeciso. Quando a imprensa perguntou sobre uma possível reunião após os disband, as integrantes disseram que iriam querer se reunir depois de cinco anos.

I.O.I recebeu seu primeiro prêmio de música com "Very Very Very" no episódio de 26 de outubro do Show Champion.

2017: Ultimas atividades, concerto final e fim do grupo[editar | editar código-fonte]

Em 5 de novembro de 2016, a YMC Entertainment confirmou que a I.O.I estaria acabando em 31 de janeiro de 2017. O grupo ainda estaria promovendo ativamente até o fim de seus contratos; incluindo como convidados especiais em diversos shows como Immortal Songs: Singing the Legend, Yang and Nam Show and Knowing Bros.

Em 27 de novembro, foi anunciado que o grupo realizaria seu último concerto intitulado "Time Slip – I.O.I" em 20 a 22 de janeiro de 2017. O concerto de três dias será realizado no Jangchung Gymnasium, onde o grupo fez sua estréia.

Em 21 de dezembro, foi revelado que a sub-unidade do grupo estará lançando um single digital em janeiro de 2017 sem promoções em programas de música. Isto marcará a última atividade do I.O.I antes do disband oficial.

Em 10 de janeiro de 2017, foi anunciado que o grupo tinha colaborado com Jinyoung, no entanto, a YMC Entertainment revelou que a faixa final antes do fim do grupo foi escrita por Woozi. A balada com o título de "Downpour" foi escolhida e gravada pessoalmente pelas 11 integrantes do grupo. A faixa e o MV foram lançados oficialmente em 18 de janeiro, marcando a última atividade como um grupo.

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-I.O.I
Nome Artístico Nome de Nascimento Data de Nascimento Local de Nascimento Posição no Grupo Altura Grupo Empresa
Romanizado Hangul Romanizado Hangul/Hanja
Nayoung 나영 Im Nayoung 임나영 18 de dezembro de 1995 (21 anos) Coreia do SulAsan Líder, Rapper Principal, Vocalista de Apoio e Compositora. 1,71cm Pristin Pledis Entertainment
Chungha 청하 Kim Chungha 김청하 9 de fevereiro de 1996 (21 anos) Coreia do SulSeul Dançarina Principal, Vocalista Líder e Rapper Guia. 1,61cm Solista M&H Entertainment
Sejeong 세정 Kim Sejeong  김세정 28 de agosto de 1996 (20 anos) Coreia do SulJeonju Vocalista Principal. 1,64cm Gugudan Jellyfish Entertainment
Chaeyeon 채연 Jung Chaeyeon 정채연 1 de dezembro de 1997 (19 anos) Coreia do SulSeul Vocalista de Apoio e Visual. 1,66cm DIA MBK Entertainment
Kyulkyung 결경 Zhou Jieqiong 周杰穷 16 de dezembro de 1998 (18 anos) ChinaShanghai Dançarina Líder, Vocalista Guia e Visual. 1,66cm Pristin Pledis Entertainment
Sohye 소혜 Kim Sohye 김소혜 19 de julho de 1999 (17 anos) Coreia do SulSeul Vocalista de Apoio e Rapper de Apoio. 1,63cm Atriz S&P Entertainment
Yeonjung 연정 Yu Yeonjung 유연정 3 de agosto de 1999 (17 anos) Coreia do SulSeul Vocalista Principal. 1,67cm Cosmic Girls Starship Entertainment
Yoojung 유정 Choi Yoojung 최유정 12 de novembro de 1999 (17 anos) Coreia do SulGuri Rapper Líder, Dançarina Líder, Vocalista Líder e Compositora. 1,59cm i-Teen Fantagio Entertainment
Mina 미나 Kang Mina 강미나 4 de dezembro de 1999 (17 anos) Coreia do SulIncheon Dançarina Líder, Rapper Líder e Vocalista de Apoio. 1,62cm Gugudan Jellyfish Entertainment
Doyeon 도연 Kim Doyeon 김도연  4 de dezembro de 1999 (17 anos) Coreia do SulSeul Vocalista Guia, Dançarina Guia e Visual. 1,72cm i-Teen Fantagio Entertainment
Somi 소미 Ennik Somi Douma / Jeon Somi 전소미 9 de março de 2001 (16 anos) Canadá Canadá Vocalista Líder, Dançarina Guia, Rapper de Apoio, Face e Maknae. 1,68cm Solista JYP Entertainment
  • Visual: Mais bonita, eleita pela empresa do grupo.
  • Face: Membro mais popular.
  • Maknae: Mais nova.
  • Grupo da Empresa: Alguns membros debutaram em grupos de suas empresas, sendo assim, são seus grupos originais.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de I.O.I

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2016 M.net Asian Music Awards Best New Female Artist Venceram

Referências

  1. Lee, Jeong-min. «[오마이포토] 아이오아이, 드디어 세상 속으로!» (em Korean). Nate / Oh My News. Consultado em May 6, 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Kim, Yoon-jin. «아이오아이 `크러쉬` 신곡 열풍 "`프로듀스 101`인기 이어간다"» (em Korean). Daily News. Consultado em April 6, 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]