i3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.


i3
I3 window manager logo.png
I3 window manager screenshot.png
i3 com vim e terminais abertos
Desenvolvedor Michael Stapelberg
Lançamento março 15, 2009; há 9 anos (2009-03-15)[1]
Versão estável 4.15 (março 10, 2018; há 8 meses (2018-03-10))
Sistema operacional Unix-like
Gênero(s) Gerenciador de janelas
Licença Licença BSD[2]
Página oficial i3wm.org

i3 é um gerenciador de janelas lado a lado projetado para X11, inspirado wmii, e escrito em C.[3] Ele suporta ladrilhos(tiling), empilhamento(stacking) e layouts em abas(tabbing), que trata de forma dinâmica. A configuração é realizada através de um arquivo de texto sem formatação e estender o i3 é possível usando o seu soquete de domínio Unix e JSON com interface base IPC de muitas linguagens de programação.[4]

Como o wmii, i3 usa um sistema de controle muito semelhante ao vi. Por padrão, a janela de foco é controlado pelo 'Mod1' (tecla Alt/Win key) e as teclas de mão direita (Mod1+J,K,L,;), enquanto que o movimento de janelas é controlado pela adição da tecla Shift (Mod1+Shift+J,K,L,;).

Sway é uma bifurcação do i3 com a intenção de proporcionar um "substituto" para o i3 no Wayland.[5]

Metas do projeto[editar | editar código-fonte]

  • Possuir um bem escrito e documentado código, que incentiva a contribuição do usuário.
  • Usa XCB em vez de Xlib.
  • Implementa recursos multi-monitor corretamente, de modo que cada área de trabalho é atribuída a um ecrã virtual, e adições e remoções de monitores não são destrutivas de janelas.
  • Implementar diferentes modos, semelhante aos editores de texto vi e emacs. Isto é, as teclas têm funções diferentes, dependendo do modo que o gerenciador de janela está.
  • Utiliza uma árvore como a abstração (e estrutura de dados subjacente) para a gestão de janelas.
  • Implementar codificação de caracteres UTF-8.

Comparado a outros gerenciadores de janela[editar | editar código-fonte]

  • A configuração é feita através de um arquivo de texto, de modo i3 pode ser personalizado sem conhecimento de programação.
  • Ao contrário de outros popular gestores de janelas como dwm, awesome, e xmonad, o gerenciamento de janelas é deixado para o usuário no i3. Janelas são colocadas dentro de contêineres, que podem ser divididos verticalmente ou horizontalmente. Eles também podem, opcionalmente, ser redimensionados. Há também opções para o empilhamento(stacking) de janelas, bem como tabulação(tabbing) deles (semelhante à interface que os navegadores da web usam agora).

Janelas pop-up flutuantes[editar | editar código-fonte]

Apesar do i3 ser um gerenciador de janelas lado a lado, janelas específicas, tais como pop-ups de senhas não são apresentados como novas telhas(tiles) por padrão:[6] eles são empilhadas em frente às janelas lado a lado. Estas janelas flutuantes podem ser movidas e redimensionadas livremente, assim como nos populares ambientes de desktop como o GNOME ou KDE.

Janelas flutuantes destinam-se a ser usadas apenas para janelas pop-up de acordo com os desenvolvedores do i3.[7]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre I3