Ilha de Ascensão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ascension Island
Ilha de Ascensão
Flag of Ascension Island.svg
Coat of Arms of Ascension Island.svg
Bandeira Brasão
Hino nacional: God Save the Queen

Localização  Ilha de Ascensão

Localização da Ilha de Ascensão no Atlântico Sul.
Capital Georgetown
Cidade mais populosa Georgetown
Língua oficial Inglês
Governo Parte integrante do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha
 - Chefe de Estado Isabel II do Reino Unido
 - Governador Mark Capes
 - Administrador Colin Wells
Área  
 - Total 91 km² 
 Fronteira Oceano Atlântico
População  
 - Estimativa de 2003 1100 hab. 
 - Densidade 22 hab./km² 
Moeda Libra de Santa Helena (SHP)
Fuso horário UTC+0
Cód. ISO AC (ISO 3166-1 alfa-2) e ASC (ISO 3166-1 alfa-3)
Cód. Internet .ac
Cód. telef. +247
Website governamental http://www.ascension-island.gov.ac/ (em inglês)

Mapa  Ilha de Ascensão

A Ilha de Ascensão é uma pequena ilha britânica no Oceano Atlântico Sul, constituinte do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha. Muito isolada, o seu vizinho mais próximo é Santa Helena, cerca de 1 300 km para sudeste, seguindo-se a costa da Libéria, cerca de 1 700 km para nordeste. A oeste, a porção de terra mais próxima no continente sul-americano é a Ponta do Funil, localizada no município brasileiro de Goiana, no estado de Pernambuco. A distância entre Ascensão e a Ponta do Funil é de 2 249 km. Levando-se em consideração as ilhas oceânicas do Brasil, as distâncias são de 1 923,9 km até o Arquipélago de São Pedro e São Paulo; de 2 039,7 km até a Ilha Rata, em Fernando de Noronha; e de 2 079,9 km até a Ilha Martim Vaz, no Arquipélago de Trindade e Martim Vaz.

A ilha de Ascensão é uma das ilhas mais estrategicamente localizadas do mundo, sendo que a base aérea da Força Aérea Real do Reino Unido existente na ilha (Base Aérea da Ilha de Ascensão), serve de base para as operações militares dos Estados Unidos e do Reino Unido no Atlântico Sul, na América do Sul e na África. Além disso, a ilha de Ascensão abriga uma das cinco antenas responsáveis pela operação do Sistema de Posicionamento Global (GPS), além de uma das estações retransmissoras (em ondas curtas) da rádio BBC World Service, que é a maior emissora de rádio do mundo. Área: 91 km². Cidade principal: Georgetown.

A ilha foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, enquanto ao serviço de Portugal. João da Nova dirigia-se à Índia, tendo nessa viagem também descoberto a ilha de Santa Helena.

O seu nome actual resulta da sua redescoberta por Afonso de Albuquerque no dia de Ascensão de 1505.

Portugal nunca colonizou a ilha, só vindo a ser ocupada em 1815 pela marinha britânica.

Atividades de Espionagem[editar | editar código-fonte]

Na Ilha de Ascensão existem poderosas estações de interceptação de sinais (SIGINT) enviados via satélite e via radiodifusão. O próprio serviço de inteligência criptológica britânico (GCHQ) possui uma estação na ilha, localizada na vila de Two Boats. Além disso, também existem na ilha estações de monitoramento que são capazes de detectar possíveis testes nucleares realizados na América do Sul e na África. Pelo fato de o GCHQ desenvolver atividades na ilha, especula-se que a Ilha de Ascensão seja uma das possíveis bases do sistema de monitoramento global, mais conhecido como Echelon.

Na Ilha de Ascensão também está localizada uma das estações da emissora de números (rádio) E5/V5, também conhecida pelos apelidos de "Cynthia" e/ou "The Counting Station", que é supostamente operada pela CIA na comunicação com os seus agentes secretos espalhados pela América do Sul e pela África.[1] [2]

Operações Militares e Base Aérea[editar | editar código-fonte]

A Base Aérea da Ilha de Ascensão, também conhecida como Aeródromo Wideawake.

A Base Aérea da Ilha de Ascensão (IATA: ASI, ICAO: FHAW), também conhecida como Aeródromo Wideawake, é a principal base de operações da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) no Atlântico Sul, sendo que a sua área de influência geopolítica abrange uma vasta região que inclui grande parte da América do Sul e da África. Por esse motivo, muitos países sul-americanos e africanos enxergam as atividades estadunidenses e britânicas em Ascensão como uma potencial ameaça à sua soberania, em caso de guerra. A ilha de Ascensão já vem sendo usada para fins militares desde a Segunda Guerra Mundial, quando as forças armadas estadunidenses e britânicas se estabeleceram na ilha, sob o intuito de combater os submarinos alemães durante a Batalha do Atlântico. Durante a Guerra das Malvinas, a Base Aérea de Ascensão foi extensivamente utilizada pela Força Aérea Real do Reino Unido, principalmente durante a Operação Black Buck. Foi a partir de Ascensão que a RAF lançou os seus bombardeiros Avro Vulcan contra as posições argentinas nas Ilhas Malvinas. A Base Aérea da Ilha de Ascensão é a única opção disponível para pousos de emergência em toda a região centro-norte do Atlântico Sul, sendo responsável por permitir a passagem de aviões bimotores com certificação ETOPS pela região. A pista da base aérea possui uma extensão total de 3 300 metros, sendo capaz de receber aeronaves de grande porte.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A ilha de Ascensão é servida por dois vôos charters semanais operados pela Titan Airways, que ligam a ilha à Base Aérea de Mount Pleasant nas Ilhas Malvinas, e à Base Aérea de Brize Norton em Oxfordshire, no Reino Unido. A Força Aérea dos Estados Unidos também realiza um vôo semanal entre Ascensão e a Base Aérea Patrick, que fica localizada no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. No entanto, a USAF não permite a entrada de passageiros civis neste vôo, estando este reservado apenas os seus militares.

O navio RMS St. Helena visita a ilha uma vez por mês, realizando ligações com a ilha de Santa Helena e com a Cidade do Cabo, na África do Sul. O navio MV Ascension também visita regularmente a ilha de Ascensão, realizando o transporte de suprimentos para as tropas estadunidenses.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilha de Ascensão
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.