The Divergent Series: Insurgent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Insurgente (filme))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Divergent Series: Insurgent
A Série Divergente: Insurgente[1] (BR)
Pôster brasileiro do filme
 Estados Unidos
2015 •  cor •  119 min 
Direção Robert Schwentke
Produção Douglas Wick
Lucy Fisher
Pouya Shabazian
Produção executiva Neil Burger
Roteiro Brian Duffield
Akiva Goldsman
Mark Bomback
Baseado em "Insurgente", por Veronica Roth
Elenco Shailene Woodley
Theo James
Kate Winslet
Ansel Elgort
Octavia Spencer
Jai Courtney
Ray Stevenson
Zoë Kravitz
Miles Teller
Maggie Q
Naomi Watts
Género Aventura
Suspense
Ficção científica
Música Joseph Trapanese
Cinematografia Florian Ballhaus
Edição Nancy Richardson
Stuart Levy
Companhia(s) produtora(s) Red Wagon Entertaiment
Summit Entertainment
Mandeville Films
Distribuição Summit Entertainment
Lionsgate
Paris Filmes
Lançamento BrasilPortugal 18 de Março de 2015
Estados Unidos 20 de Março de 2015
Angola 3 de Abril de 2015
Idioma Inglês
Orçamento U$S 110 milhões
Receita U$S 297,003,32 milhões
Cronologia
Divergente
(2014)
A Série Divergente: Convergente
(2016)
Página no IMDb (em inglês)

The Divergent Series: Insurgent (A Série Divergente: Insurgente BRA ) é uma produção cinematográfica americana de 2015 com os gêneros ficção científica e aventura, dirigido por Robert Schwentke (Red: Aposentados e Perigosos) e baseado no bestseller mundial Insurgente, o segundo livro da trilogia com o nome de A Série Divergente escrito por Veronica Roth. É a sequência do filme Divergente de 2014, produzido por Lucy Fisher, Pouya Shabazian e Douglas Wick, com roteiro de Brian Duffield, Akiva Goldsman e Mark Bomback. Robert Schwentke assumiu o papel de Neil Burger que se tornou produtor executivo do filme.

A história se passa três dias após a edição anterior e continua a seguir Tris Prior; Tris e Quatro estão em fuga após fugir de uma aquisição hostil de Jeanine e o resto dos eruditos. O sistema de facção na pós-apocalíptica Chicago está se desintegrando, e todo mundo está desesperado para obter poder - e respostas. O elenco de apoio do filme é composto por Octavia Spencer, Naomi Watts, Suki Waterhouse, Rosa Salazar, Daniel Dae Kim, Jonny Weston, Emjay Anthony e Keiynan Lonsdale.

Apesar do sucesso de bilheteria que fez, o filme recebeu resenhas mistas da crítica como o antecessor, elogiando o visual, as cenas de ação e a atuação de Woodley como Tris, mas teve uma recepção de significância negativa a respeito do roteiro. A data de lançamento do filme aconteceu no dia 18 de março no Brasil e em Portugal e no dia 20 de março de 2015 nos EUA.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e caçados por Jeanine (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Pré-produção[editar | editar código-fonte]

A Summit Entertainment anunciou que uma adaptação para o cinema do livro Insurgente seria lançado como A Série Divergente: Insurgente em 20 de março de 2015 como uma sequência da adaptação cinematográfica de Divergente, com Brian Duffield escolhido para escrever o roteiro do filme. Em 16 de dezembro de 2013 foi anunciado que Neil Burger, diretor de Divergente, não iria dirigir Insurgente, porque ele ainda estava trabalhando no primeiro filme. Em 13 de fevereiro de 2014, foi anunciado que Robert Schwentke, que trabalhou em Red: Aposentados e Perigosos e R.I.P.D. - Agentes do Além seria o diretor para o filme, e que Akiva Goldsman tinha sido contratado para reescrever o roteiro de Duffield.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Em março de 2014, foi confirmado que Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Ansel Elgort, Ray Stevenson, Zoë Kravitz, Miles Teller, Maggie Q, Mekhi Phifer e Jai Courtney iriam repetir seus papéis de Divergente. Além disso, Ashley Judd, cujo personagem morreu no filme anterior, se juntou ao elenco para cenas de flashback envolvendo sua personagem.

Em 12 de maio de 2014, foi anunciado que Octavia Spencer se juntaria ao elenco como a representante da facção Amizade, Johanna Reyes. No final de maio de 2014, Suki Waterhouse e Jonny Weston foram adicionados ao elenco como Marlene e Edgar, respectivamente. O personagem Edgar não aparece na série literária, porém irá substituir o personagem Edward, que não aparece nos filmes. Mais tarde Weston confirmou que o seu personagem é um membro dos sem-facção, um grupo rebelde marginalizado pela sociedade. No início de Junho de 2014, Stephanie Leigh Schlund anunciou que ela foi escalada para o filme como um membro da Amizade. Naomi Watts e Daniel Dae Kim entraram para o elenco como Evelyn Johnson e Jack Kang, respectivamente. Em 9 de junho de 2014, Rosa Salazar se juntou ao elenco como Lynn. Em 10 de junho de 2014, o ator australiano Keiynan Lonsdale se juntou ao elenco como Uriah. Em 11 de junho de 2014, Emjay Anthony juntou-se ao elenco como Hector.

Gravações[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram em Atlanta em 27 de maio de 2014, e foram concluídas em 06 de setembro de 2014. Parte das filmagens ocorreram na Penitênciaria dos Estados Unidos. Para servir como sede da facção Amizade, um conjunto foi construído na Comunidade Serenbe, no sul de Atlanta. A partir de 11 a 24 de junho de 2014, as filmagens ocorreram em Peachtree Street, no centro de Atlanta, incluindo uma cena de tirolesa para o qual um conjunto foi construído sobre o telhado do Shopping de Peachtree. Em 27 de junho, várias cenas foram gravadas dentro de um edifício em Atlanta. A partir de 12 a 13 julho de 2014, a produção teve lugar em Chicago com cenas sendo filmadas na Wells Street, Franklin Street, Adams Street, e na rua de Van Burren, envolvendo helicópteros e tiros. Ashley Judd filmou suas cenas junto com Woodley no final de junho de 2014.

No final de agosto ao início de setembro, a equipe de produção novamente se mudou para Atlanta. A partir de 28 a 29 de agosto e 02 a 06 setembro de 2014, mais cenas foram filmadas no Edifício Arquivo Building em Atlanta. Várias cenas foram editadas incluindo a sequência de trem, que foi filmado em Fulton County, Georgia em 03 de setembro de 2014. Algumas cenas foram refilmadas em Atlanta a partir de 17 a 31 dezembro de 2014.

Música[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2014, foi anunciado que o compositor que orquestrou Tron: o Legado, Joseph Trapanese, vai marcar o filme. Em vez de trilha sonora baseada em música, o filme se baseia mais na pontuação que é mais escuro e intenso do que o primeiro. The Divergent Series: Insurgent - Original Motion Picture Soundtrack está programado para ser lançado em 17 de março de 2015. O primeiro single, "Holes in the Sky", de M83 com Haim foi lançado em 02 de março de 2015.

Essas são as músicas originais:

Música Roterista(s) Artista(s) Duração
"Holes in the Sky" Anthony Gonzalez, Dia Frampton M83 com Haim 04:21
"Blood Hands" Mike Kerr, Ben Thatcher Royal Blood 03:07
"Never Let You Down" Woodkid, Lykke Li Zachrisson, Jeff Bhasker Woodkid com Lykke Li Zachrisson 04:32
"The Heart of You" Anna Calvi, Andrew Wyatt e Adrian Utley Anna Calvi 05:49
"Sacrifice" Dia Zella, Xandy Barry e Wally Gagel Dia Zella 04:00
"Carry Me Home" Sohn Sohn 04:09
"Warriors" Dan Reynolds Imagine Dragons 02:52

TOTAL: 27:07

Recepção[editar | editar código-fonte]

A Série Divergente: Insurgente recebeu resenhas mistas para negativas dos críticos. O visual, as cenas de luta e a atuação de Woodley foram elogiados, mas o enredo foi duramente criticado, tendo dado uma impressão de que o filme fosse comumente como os outros filmes de ficção científica YA (young adult). Na avaliação do agregador Rotten Tomatoes, o filme mantém uma classificação de 31%, com base em 42 avaliações, com uma média de classificação de 4.9 / 10. O consenso crítico do site afirma: "Shailene Woodley dá-lhe tudo, mas Insurgente ainda é um passo retumbante de volta para uma franquia que luta para se distinguir da multidão YA distópica". No Metacritic, que atribui uma pontuação média ponderada, o filme tem uma pontuação de 43 em 100, com base em 15 críticos, indicando "críticas mistas ou médias". O Cineviews afirma que "Insurgente é o primeiro ótimo blockbuster de 2015"[2]. Já o Em Cartaz, trata a continuação como "Promessa não cumprida"[3].

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

A Série Divergente: Insurgente foi um verdadeiro sucesso comercial, abrindo seu fim de semana de estréia com U$S 101 milhões ao redor do mundo, apesar da recepção mista da crítica;o longa arrecadou U$S 297 milhões mundialmente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.