It (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
It
A Coisa
A Coisa (BR)
Capa do livro da edição brasileira
Autor(es) Stephen King
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Terror
Editora Viking Press
Lançamento Setembro de 1986
Edição brasileira
Tradução Louisa Ibañes
Editora Editora Objetiva
Lançamento 2001
Páginas 749
ISBN 85-7302-310-4
Cronologia
O Talismã
The Eyes of the Dragon

It (em português A Coisa) é um livro do escritor estadunidense Stephen King publicado em 1986.

Conta a história de sete indivíduos que, quando crianças, enfrentaram uma criatura centenária que se alimentava do medo e mudava de forma, ora chamada de It (Coisa), ora de Pennywise (o palhaço Parcimonioso) na cidade fictícia de Derry, no Maine, e 30 anos depois eles são chamados de volta para o confronto definitivo quando a criatura volta a matar crianças. Quem sente sua presença é Michael Hanlon , um bibliotecário e único do grupo dos sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (o brincalhão piadista), Eddie Kaspbrak (o fracote hipocondríaco), Stanley Uris (o escoteiro), Beverly Marsh Rogan (a garota do grupo), Ben Hanscom (um gordinho tímido) e Bill Denbrough (espécie de "lider" do grupo), pois todos os sete, quando jovens, viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas. Nesta obra Stephen King descreve claramente a personalidade e peculiaridades de cada uma das sete personagens principais, demonstrando sua ótima técnica de criação de descrição.

Em 1990 foi adaptado para cinema e TV, com direção de Tommy Lee Wallace.

Cultura Popular[editar | editar código-fonte]

No filme estadunidense Donnie Darko (2001), a mãe do personagem principal, Donnie, é vista em uma das cenas, deitada em uma espreguiçadeira no jardim, lendo um exemplar do livro It.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Em 1990, o livro foi adaptado para a televisão no formato de minisérie, estrelando o ator Tim Curry como o palhaço Pennywise, John Ritter (Ben Hanscom), Harry Anderson (Richie Tozier), Richard Masur (Stan Uris), Tim Reid (Mike Hanlon), Annette O'Toole (Beverly Marsh), Richard Thomas (Bill Denbrough), Olivia Hussey (Audra Phillips), Dennis Christopher (Eddie Kaspbrak), e Michael Cole (Henry Bowers).

A versão infantil dos personagens foram interpretados por Brandon Crane (Ben), Seth Green (Richie), Ben Heller (Stan), Marlon Taylor (Mike), Emily Perkins (Beverly), Jonathan Brandis (Bill), Adam Faraizl (Eddie), and Jarred Blancard (Henry). A minisérie foi dirigida por Tommy Lee Wallace e escrita por Lawrence D. Cohen e Wallace.

Em 12 de Março de 2009, Warner Bros anunciou que uma nova adaptação do livro estava sendo produzida. Dan Lin, Roy Lee e Doug Davison estavam a frente da produção, com Jon Silk como produtor executivo. Em 2010, a adaptação para o cinema estava sendo escrita por David Kajganich.

Em 21 de Setembro de 2010, o diretor Guillermo del Toro anunciou que ele gostaria de dirigir novas adaptações para o livro "IT, A Coisa" e "O Cemitério Maldito", mas atestou que estava muito ocupado e provavelmente não seria possível fazê-los em um futuro próximo.

Em 07 de Junho de 2012, O "Hollywood Reporter" anunciou que o livro seria adaptado em uma sequência de dois filmes, dirigidos por Cary Fukunaga. Em 21 de Maio de 2014, a Warner Bros transferiu o filme para sua empresa "New Line Division". Em 05 de Dezembro de 2014, foi anunciado que a primeira parte abordaria o passado, com os personagens ainda criança e a segunda parte abordaria o presente, com os personagens adultos.

A primeira parte do filme começou a ser gravada no verão de 2016 (inverno no Brasil). Em Março de 2015, o diretor deu uma entrevista onde atestou que estava procurando o perfeito "Pennywise". Ele também revelou que ele e outros escritores trocaram os nomes e datas nos scripts. Em Maio de 2015, Will Poulter chegou a ser anunciado para interpretar Pennywise. Porém, no mesmo mês, Fukunaga desistiu de dirigir o filme e a produção do mesmo foi pausada. Em 16 Julho de 2015 , Andy Muschietti estava negociando para dirigir o filme. Em 13 de Abril de 2016, Stephen King anunciou em seu Facebook que as filmagens começariam em breve. Uma semana depois, o estúdio anunciou que o primeiro filme seria lançado no dia 08 de Setembro de 2017.

Em Junho de 2016, Bill Skarsgård foi anunciado para interpretar Pennywise, após Poulter desistir para realizar outros projetos. Os personagens crianças serão interpretados por Jaeden Lieberher (Bill). Finn Wolfhard (Richie), Sophia Lillis (Beverly), Jack Dylan Grazer (Eddie), Wyatt Oleff (Stanley), Chosen Jacobs (Mike) e Jeremy Ray Taylor (Ben). Owen Teague foi escalado mais tarde para interpretar Patrick Hocksetter, um dos membros da gangue dos bullies de Bowers. Nicholas Hamilton será Henry Bowers, Logan Thompson será Victor Criss e Jake Sim será Belch Huggins.

O primeiro trailer oficial foi divulgado em 29 de Março de 2017. O segundo trailer oficial foi divulgado em 07 de Maio de 2017 no "2017 MTV Movie & TV Awards".

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.