The Dead Zone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a série de ficção científica estrelada por Anthony Michael Hall, veja The Dead Zone (série).
The Dead Zone
Zona da Morte (PT)
Zona Morta (BR)
Autor(es) Stephen King
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Suspense
Editora Viking Press
Lançamento agosto de 1979
Páginas 428
Edição portuguesa
Tradução Virgínia Motta
Editora Livros do Brasil
Lançamento 1981
Páginas 427
Edição brasileira
Tradução Luzia Machado da Costa
Editora Record
Lançamento 1982?
Cronologia
A Dança da Morte
A Incendiária

The Dead Zone (Zona Morta, na tradução brasileira, e em Portugal, Zona da Morte) é um romance de suspense sobrenatural escrito por Stephen King e publicado em 1979. Foi filmado em 1983 (The Dead Zone), lançado no Brasil como Na hora da Zona Morta.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Conta a história de um americano comum, chamado John "Johnny" Smith que trabalha como professor de universidade na cidade de Castle Rock, Maine. Aos 6 anos de idade Johnny sofreu um acidente enquanto esquiava e teve um hematoma na cabeça que de certa forma ainda naquela época o fez ter pequenas visões. Sua mãe Vera Smith é uma fanática religiosa e o seu pai Hebert Smith é um homem bom e cuidadoso que trabalha em construções.

Na véspera do Halloween de 1970, ele vai com sua então namorada Sarah Bracknell a uma feira onde um jogo chamado roda da fortuna os chama atenção, Johnny com um certo pressentimento de que vai conseguir ganhar naquele jogo faz uma aposta pequena no início. Ao ganhar a primeira rodada ele incentivado por Sarah continua as apostas e aos poucos vai ficando obcecado em quebrar a banca. Depois de um certo tempo apostando Sarah sente um ar meio sombrio em Johnny e começa a passar mal, depois de ganhar muito dinheiro ele leva Sarah até sua casa, pois ela começa a piorar pensando que foi por causa de um cachorro quente estragado. Após acomoda-la ele vai embora da casa dela em um táxi,este e confrontado com dois carros que estão apostando um racha e eles acabam sofrendo um acidente,ele vai ao hospital com ferimentos graves e com hematomas no corpo e traumatismo craniano e permanece em coma por quatro anos e meio.

Ao despertar, em Outubro de 1974, sofre ao saber que sua vida inteira mudou. Sarah havia se casado e tinha um filho recém-nascido, Danny. Sua mãe havia ficado transtornada por causa de seu acidente e ficava cada vez mais fanática e louca. Mas uma diferença intrigante o afeta pois ele percebe uma mudança em seu comportamento e em seus sentidos. Acontece que a tragédia ativou uma estranha habilidade sua, relacionada a uma zona morta em seu cérebro.

Johnny consegue agora descobrir informações sobre o passado e o futuro das pessoas apenas com um toque. O que poderia ser considerado um dom se torna uma maldição à medida que o tempo passa e a notícia sai no jornal.

Com seu sexto sentido, Johnny ajuda a capturar o serial killer Frank Dodd, que atuava em Castle Rock matando e estuprando mulheres de todas as idades.

Após o fato, Johnny se muda para o estado de New Hampshire e passa a dar aulas para Chuck Chatsworth, um adolescente com problemas de aprendizagem que a pedido do pai, o magnata Roger Chatsworth, recebe uma quantia valiosa de dinheiro para ensinar o filho. Um ano depois, durante a formatura de Chuck, Johnny prevê que um raio iria cair na estrutura do colégio e matar todos num incêndio, como Roger sabia do histórico de Johnny como paranormal, Chuck não vai pra lá. A previsão de Johnny acerta e um incidêncio mata todos no colégio. Muito agradecido por ter salvado a vida do filho, Roger paga todas as dívidas de hospital de Johnny, além de uma quantia valorosa de dinheiro.

Mas o pior ainda está por vir. Quando Johnny aperta a mão de um político chamado Greg Stilson, tem uma terrível visão apocalíptica em que ele seria presidente dos Estados Unidos da América e causaria uma tremenda guerra nuclear. Agora ele precisa decidir entre matar Greg Stilson impedindo assim uma Terceira Guerra Mundial ou viver esperando o pior acontecer.

No verão de 1979, perto das eleições presidenciais, Johnny decide assassinar Stillson e impedir um futuro caótico. Johnny compra um rifle Remington e acampa no comitê de Stillson para assassina-lo. A tentativa é falha, e Johnny é morto pelos seguranças do local, porém pouco antes de morrer, Stillson tenta usar uma criança como escudo humano para se defender das balas, mas esse simples fato arruína sua carreira política, alterando assim o futuro e fazendo o sacrifício de Johnny não ter sido em vão.

No final, Sarah visita o túmulo de Johnny em Castle Rock e chora ao ler a última carta deixada por ele para ela.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.