Saltar para o conteúdo

Jeet kune do: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.127.39.77 ( modificação suspeita : -24), para a edição 33959952 de Aleph Bot
Linha 67: Linha 67:


== ORGANIZAÇÂO BRASILEIRA DE JEET KUNE DO ==
== ORGANIZAÇÂO BRASILEIRA DE JEET KUNE DO ==
==JEET KUNE DO NO BRASIL==
==Jeet Kune do no Brasil==


A '''Associação Brasileira de Jeet Kune Do''' ('''ABJKD'''), a maior e mais conceituada organização brasileira de Jeet Kune Do, foi fundada em 1995, com o nome inicial de Associação Dragões da Liberdade. A ABJKD tem como principal objetivo resgatar o real conceito de "Arte Marcial", que vem se perdendo nos últimos anos devido à grande comercialização das Artes Marciais em muitas academias, que valorizam fortemente o lucro fácil e pouco ou nada colaboram com o crescimento espiritual e mental do aluno. A Associação nasceu a partir da necessidade de organizar, difundir e expandir o JKD no Brasil, de forma sistematizada e honesta, seguindo os conceitos, a filosofia e a metodologia desenvolvida pelo grande Mestre Bruce Lee.
1 - O Jeet Kune Do no brasil:


A ABJKD mantém padrões de nível internacional, tanto em termos do conjunto técnico, quanto em termos de didática, e incentiva seus alunos a irem além do ensinamento original de Bruce. Enfatiza-se, dessa forma, a busca ativa pela a compreensão filosófica da essência da arte marcial, o desenvolvimento de princípios e valores morais, o aprimoramento físico e intelectual, assim como o aprendizado dos princípios formais (oriundos do estudo sobre a Biomecânica) do Jeet Kune Do atual, transmitido ao redor do mundo.
Fundada em 2010 a Organização Brasileira de Jeet Kune Do (OBJKD)http://www.facebook.com/?ref=logo é considera uma das mais conceituadas escolas de filosofia e artes marciais do Estado do Rio de Janeiro. Conta com acervo bibliotecário de mais de 450 obras em 4 idiomas (português, inglês, espanhol e francês) sobre Jeet Kune Do. Além disso, a referida escola oferece a seus alunos e coligados mais de 200 horas de palestras e cursos sobre Jeet Kune Do. A Organização Brasileira De Jeet Kune Do (OBJKD) não vende diplomas nem oferece ou compactua com cursos do tipo aprenda Jeet Kune Do em "12 Lições", “em 10 passos” ou “em um mês”. Oferecendo o ensino, estudo e prática da filosofia e da arte marcial do Jeet Kune, de Sijo Bruce Lee, a mais de 15 anos, a organização tem por objetivo levar a seus amigos, alunos e parceiros o Jeet Kune Do real, que nas lições de seu criador Bruce Lee, é simples direto e eficaz.


O JKD pode ser dividido em duas principais vertentes: O Original JKD e o JKD Concepts. O Original JKD mantém a originalidade dos ensinamentos de Bruce Lee passados em suas academias. É o núcleo central do JKD, composto por técnicas desenvolvidas, adaptadas e aprimoradas por Bruce. Além desse núcleo técnico, possuí um conjunto de princípios voltados à maximização da eficiência (eficácia + velocidade) em combate. Esta é a vertente adotada por alguns dos mais expoentes ex-alunos de Bruce, tais como Ted Wong, Jerry Poteet, Bob Bremer e Tim Tackett, que continuam aprimorando, transmitindo e difundindo o JKD em todo o mundo.
2 – Estrutura:
A estrutura que a OBJKD leva para seus alunos é sem dúvida uma das melhores. Todos os alunos participam do jantar anual de confraternização da organização. O aluno da OBJKD pode, a qualquer momento, requerer uma assembleia com um de seus instrutores ou Mestres para tirar quaisquer dúvidas. Além disso, o aluno tem a possibilidade de adquirir mais de 50 vídeos on-line e em português de ensino teórico e prático da filosofia marcial do Jeet Kune Do. O aluno pode, ainda, se preferir, consultar e adquirir livros com as mais diversas técnicas marciais do Jeet Kune Do. A OBJKD arca com os custos de 75% dos gastos de seus alunos filiados que participarem em torneios e eventos. Sendo que a OBJKD arca com todas as despesas dos alunos filiados que se destacarem em tais competições.


Já o JKD Concepts é formado apenas por conceitos e princípios do JKD, como o próprio nome já deixa claro, que podem ser aplicados em qualquer Arte Marcial, seja ela Karatê, Kung Fu, Taekwondô, etc. Um estudante de "JKD Concepts" não necessariamente é um praticante de Original JKD. Os praticantes de Kali, por exemplo, que têm sua genealogia originada no Mestre Dan Inosanto, seguem o JKD Concepts, mas não o Original Jeet Kune Do. (Nota do Editor: A diferença entre o JKD Original e o Concepts serão temas de vários artigos, assim como a genealogia do JKD e as principais escolas, as influências sofridas por outras artes marciais, o sistema filosófico adotado por Bruce e os princípios biomecânicos aplicados ao combate).
A organização se compromete em manter padrões de nível internacional para seus professores e alunos, seja em termos de conjunto técnico ou em termos de didática. A OBJKD busca incentivar seus alunos com o aprendizado da filosofia marcial pelos ensinamentos originais de Bruce. Enfatiza, dessa forma, a busca ativa pela compreensão filosófica da essência da arte marcial, o desenvolvimento dos princípios e valores morais, o aprimoramento físico e intelectual, assim como o aprendizado dos princípios formais oriundos do estudo do Jeet Kune Do, transmitidos ao redor do mundo por aqueles que seguem os ensinamentos de Bruce Lee. A OBJKD mantém a originalidade dos ensinamentos de Bruce Lee transmitidos em suas academias. Tais ensinamentos são o núcleo central do Jeet Kune Do, composto por técnicas desenvolvidas, adaptadas e aprimoradas por seu criador. Além desse, o núcleo técnico marcial possuí um conjunto de princípios voltados à maximização da eficiência em combate (que corresponde a eficácia + velocidade+ tempo). Como não poderia deixar de ser, esta é a vertente adotada por alguns dos mais expoentes praticantes do Jeet Kune Do, tais como Ted Wong, Jerry Poteet, Tommy Carruthers, dentre outros. Por último, cabe esclarecer que a OBJKD não utiliza os nomes dos alunos de Bruce Lee para nenhum tipo de autopromoção e sim para que novos alunos entendam o real objetivo da organização.


A ABJKD transmite ambas as vertentes do JKD. Nossos atletas são treinados para atingir o potencial máximo possível em relação a esta Arte Marcial, sempre guiados por atitudes sensatas, respeitosas e amigáveis. Não os treinamos com o intuito de prepará-los para competições, mas sim com a finalidade de colaborar para o desenvolvimento individual de cada praticante. Apesar de ser uma Arte Marcial voltada para defesa em situações reais, incentivamos sempre o valor familiar e o respeito às pessoas. Ou seja, praticamos Arte Marcial, no sentido mais amplo do termo, e não apenas suas parte combativa!
O Jeet kune do agrega em si vários estilos de luta como o Boxe, Esgrima, Kung-Fu e Wing Chun, uma arte marcial chinesa de autodefesa, e com eles foram desenvolvidos determinados conceitos fundamentais para a prática desta modalidade. São eles:


Atualmente, a '''ABJKD''' é a única associação da América Latina a representar oficialmente a Wednesday Night Group (WNG) e ter o seu reconhecimento como verdadeiros praticantes de Jeet Kune Do. Para quem não conhece, a Wednesday Night Group foi fundada pelos alunos originais de Bruce Lee: Tim Tackett, Bob Bremer e Jim Sewell, cujo objetivo é preservar e promover o Jeet Kune Do de Bruce Lee, definir e ensinar o núcleo desta arte, não com o intuito de confinar o praticante, mas para libertá-lo e fazê-lo descobrir sua expressão individual do Jeet Kune Do.
'''A totalidade de combate:''' A totalidade de combate significa que um lutador deve estar o mais atento possível a todo o tipo de abordagens que um combate pode vir a ter. A um lutador é exigido que saiba retirar todas as técnicas essenciais de vários estilos diferentes e utilizar apenas aquelas que mais lhe convém utilizar para uma determinada situação. A totalidade não é a acumulação de técnicas, mas sim a simplificação das técnicas essenciais para fazer uma abordagem direta ao combate.

'''A máxima eficácia:''' A orientação para a máxima eficácia pressupõe a aprendizagem de outros estilos marciais e a aquisição de uma enorme experiência de combate. Quanto maior for o conhecimento e experiência de combate, maior será a eficácia de um lutador, pois ele terá um maior domínio sobre os tempos de um combate. Cada lutador tem a sua própria forma de lutar e a interpretação que cada um faz das diferentes artes marciais e estilos faz com que este sistema de combate seja extraordinário.

'''A autodefesa:''' Este é um dos conceitos mais importantes do Jeet kune do, uma vez que um lutador deve fazer o necessário para se defender, independentemente das técnicas ou estilos marciais que utilize. Um dos objetivos principais de Bruce Lee foi o de tentar ultrapassar as limitações que as artes marciais tradicionais proporcionavam em combate, pois limitavam a ação dos seus praticantes.

'''A velocidade de execução:''' A velocidade é um dos elementos mais importantes num combate, pois permite que um lutador se superiorize ao seu adversário. No Jeet kune do, quanto maior for a velocidade de execução dos mais variados golpes, mais hipóteses tem um lutador de vencer os seus adversários.

'''O ataque forte:''' A máxima de que a melhor defesa é o ataque adapta-se perfeitamente à filosofia de Jeet kune do, pois, é desta forma que um lutador consegue interceptar os movimentos de um adversário e estar sempre um passo à sua frente. Dos ataques mais importantes, distinguem-se cinco formas de ataque distintos:
*''Ataque angular simples/Ataque direto simples:'' Trata-se de um ataque simples com alguns golpes que são fáceis de serem realizados (socos ou chutes). São aplicados da forma mais rápida possível com o intuito de surpreender os adversários.
*''Ataque por combinações:'' Trata-se de um tipo de ataque que combina vários ataques rápidos e diferentes.
*''Ataque indireto progressista:'' Este ataque simula uma ofensiva a uma parte do corpo do oponente de modo a criar uma abertura para atacar uma parte totalmente diferente.
*''Ataque de imobilização de mão e pé:'' É um ataque específico que visa imobilizar um determinado pé ou mão de um adversário.
*''Ataque em desenho:'' Este é um ataque de construção em que um lutador “desenha” o seu adversário através de vários movimentos realizados com as mãos e ataca-o quando ele está menos à espera.


Fonte: [http://www.jkd.com.br Associação Brasileira de Jeet Kune Do]


[[Categoria:Jeet kune do]]
[[Categoria:Jeet kune do]]

Revisão das 00h27min de 4 de fevereiro de 2013

Jeet Kune Do
Jeet kune do
Emblema do Jeet Kune Do.
Os caracteres chineses ao redor do símbolo Taijitu indicam: "Usar nenhum meio como meio" & "Tendo nenhuma limitação como limitação" As flechas representam o movimento interminável e mudança do universo.
Informação geral
Prática Arte marcial
Foco Híbrido
Dureza Contato pleno
Criador(es) Bruce Lee
Outras informações
Esporte olímpico Não
Sítio oficial Associação Brasileira de Jeet Kune Do
Cronologia das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Jeet Kune Do (Chinês: 截拳道 Cantonês: Jitkyùndou Pinyin: Jiéquándào, lit. "O modo de se interceptar o punho"), também Jeet Kun Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator, o mestre Bruce Lee.

Recentemente, em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu usar o nome Jun Fan Jeet Kune Do para designar o estilo. O nome faz referência à arte ensinada por Bruce Lee, como pretendia quando ainda vivo ou seja, mais próxima da concpção original dele. "Jun Fan" é o nome em chinês de Lee, com a tradução literal sendo "O modo de Bruce Lee de se interceptar o punho." Veja mais em O Tao do Jeet Kune Do.

Origem

Estilo, sem formas fixas, o Jeet Kune Do é um sistema criado por Bruce Lee, que mais que uma arte marcial, é uma sintêse de seus próprios pensamentos. Em última instância o Jeet Kune Do (Caminho do golpe que intercepta) não se resume à uma técnica, mas essencialmente à uma filosofia advinda principalmente da corrente Taoísta, com influências do Zen Budismo, e de Krishnamurti.

Segundo sua mulher, Linda Emery Lee, Bruce sempre se considerou primeiro um artista marcial, depois um ator.

Aficionado pesquisador marcial, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta. Percebeu a ineficiência para combates reais advindos dos floreios das técnicas clássicas, que chamava de "desespero organizado". Lee considerava que as técnicas clássicas de luta não estavam preparadas para situações reais de combate, preferindo abordagens mais diretas.

“Se sua vida está ameaçada, você não para e pensa: Deixe-me ver se minha mão está na posição correta, ao lado do meu quadril, ou se meu estilo é O ESTILO. Então, por que a dualidade?” (Bruce Lee)

Bruce acreditava que a velocidade era elemento fundamental do combate, e que as técnicas mais simples eram mais rápidas, tanto em velocidade de reação, quanto de aplicação.

Através de experiências em combates reais, percebeu certa dificuldade de vencer através dos métodos clássicos de seu estilo de Kung-Fu, o Wing Chun, considerado um dos mais diretos. Por essa razão, quebrou a abordagem clássica e se desenvolveu em vários sistemas de artes marciais, unificando-as em um estilo único que chamou de Jeet Kune Do. A principal diferença que Lee estava adotando ao seu estilo era a prioridade para a velocidade, usando para isto golpes lineares, ao invés dos tradicionais movimentos circulares das artes clássicas.

Os estilos pesquisados e sintetizados por Lee são o Boxe, a Esgrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling), o Wing chun (Ving Tsun) que estudou na China, junto com o famoso mestre Yip Man entre outros. Desse modo, o estilo levava em conta os chutes, os socos (e golpes com os braços), o corpo-a-corpo e a imobilização.

A abordagem filosófica do Jeet Kune Do é o mais importante do sistema, já que ele não se limita a conjuntos de movimentos. Para Lee o Jeet Kune Do se desenvolve diferentemente em cada tipo de lutador, porque as pessoas são igualmente diferentes, e não possuem as mesmas características físicas e psicológicas. A “liberdade de expressão” era para ele fundamental dentro de uma luta, e acreditava que um sistema marcial restrito, ou um conjunto de movimentos limitava a habilidade de resposta do lutador, que deve ser completa. O lutador eficaz deveria ser capaz de responder a qualquer tipo de situação. Essa era uma de suas principais divergências quanto aos métodos clássicos, que exploram situações de adversários estáticos em seqüências pré-estabelecidas, “dissecando-as como um cadáver”. Para ele o combate era bem vivo, e muito diferente de qualquer abordagem estática.

Entre as principais contribuições técnicas das pesquisas de Bruce Lee estão as teorias sobre a eficiência dos golpes diretos e simples, jabs com os dedos, técnicas e solo, e principalmente, as interceptações.

Do ponto de vista teórico a importância do controle da “distância”, do “timing” e da “cadência”, quebras de ritmo e dos fatores psicológicos do combate.

Sobre o ponto de vista físico, seus métodos de treinamento, alimentação e principalmente da coordenação e acurácia para desenvolvimento de maior potência dos golpes, através do domínio da tensão relaxamento das fibras musculares no momento dos golpes, além dos processos mecânicos envolvidos em cada um.

Entendendo o Jeet Kune Do

Antes de iniciarmos nosso estudo, devemos ter em mente o real conceito sobre o Jeet Kune Do. Ao contrário das outras Artes Marciais, o Jeet Kune Do não pode ser chamado de "estilo". Definí-lo como estilo é perder totalmente o seu objetivo. Na verdade, devemos considerá-lo como uma "ferramenta", ou seja: Jeet Kune Do transcende qualquer conceito de estilo já criado até os dias atuais. Suas técnicas têm o intuito de fazer o praticante desenvolver seu potencial marcial ao máximo, pois ele não irá simplesmente decorar e repetir as técnicas, mas aprenderá a adaptá-las ao seu corpo e à sua habilidade. Também aprenderá a questionar a eficiência e o porquê de cada técnica ser executada de tal maneira. Finalmente terá conhecimento nas áreas de anatomia e física, utilizadas nas Artes Marciais, tais como pontos de pressão, alavanca efetiva, ação e reação, inércia, etc.

Jeet Kune Do é um método pessoal, onde o praticante adapta o estilo ao seu corpo e não o corpo ao estilo. No primeiro caso, o aluno aprende mais rapidamente que no segundo, pois não há a necessidade de treinamentos inúteis, de técnicas que jamais serão utilizadas pelo aluno em uma luta real, pois nunca farão parte de seu instinto natural.

Na maioria dos estilos tradicionais, todos os alunos são obrigados a fazer as mesmas técnicas, independente de seu tamanho, peso ou condição física. Isso faz com que alguns tenham mais dificuldades em adaptar-se ao estilo. Se um professor obriga a um aluno a executar um chute alto, porque a técnica sempre foi executada daquela maneira, os que têm menos flexibilidade demorarão a aprender e a executar perfeitamente a técnica, pois o corpo demorará bastante tempo a adaptar-se a movimentos e a posições às quais não está habituado.

Já no caso de adaptar o estilo ao corpo, a situação se inverte, e o aluno aprende mais facilmente. No caso do exemplo citado anteriormente, por que chutar alto, já que um chute baixo é tão eficiente quanto? Em Jeet Kune Do deve-se questionar o porquê das técnicas... Um aluno pode praticar um chute baixo, enquanto o outro, mais flexível, praticará um chute alto, porém os dois estarão praticando um chute, de igual eficiência, e nenhum deles deixará de aprender novas técnicas porque ficou "preso", aprendendo uma técnica que talvez demorasse um mês ou mais para chegar a uma razoável eficiência e precisão.

A filosofia

Para Bruce Lee, o Jeet kune do é um método pessoal que se desenvolve no íntimo de cada um e a sua filosofia não se limita apenas a um conjunto de movimentos, mas sim à “liberdade de expressão” que um lutador tem e manifesta em combate. Um lutador deve ser capaz de responder de forma espontânea a qualquer tipo de situação e deve fazer isso sem a limitação de uma determinada arte marcial. Assim sendo, o praticante deve adaptar o estilo ao seu corpo e não o corpo ao estilo. Com este processo, o mestre Bruce Lee procurou demonstrar que um lutador não precisa dominar mecanicamente todas as técnicas de uma determinada arte marcial, pois o corpo humano pode responder de uma forma mais eficiente ao utilizar várias técnicas em conjunto. Lee comparou a sua filosofia ao trabalho de um escultor e indicou que este trabalha o barro para ter uma peça única e o Jeet kune do “deixa fora tudo o que é inútil” e trabalha apenas o que é essencial para a melhor prestação de um lutador em qualquer tipo de combate.

ORGANIZAÇÂO BRASILEIRA DE JEET KUNE DO

Jeet Kune do no Brasil

A Associação Brasileira de Jeet Kune Do (ABJKD), a maior e mais conceituada organização brasileira de Jeet Kune Do, foi fundada em 1995, com o nome inicial de Associação Dragões da Liberdade. A ABJKD tem como principal objetivo resgatar o real conceito de "Arte Marcial", que vem se perdendo nos últimos anos devido à grande comercialização das Artes Marciais em muitas academias, que valorizam fortemente o lucro fácil e pouco ou nada colaboram com o crescimento espiritual e mental do aluno. A Associação nasceu a partir da necessidade de organizar, difundir e expandir o JKD no Brasil, de forma sistematizada e honesta, seguindo os conceitos, a filosofia e a metodologia desenvolvida pelo grande Mestre Bruce Lee.

A ABJKD mantém padrões de nível internacional, tanto em termos do conjunto técnico, quanto em termos de didática, e incentiva seus alunos a irem além do ensinamento original de Bruce. Enfatiza-se, dessa forma, a busca ativa pela a compreensão filosófica da essência da arte marcial, o desenvolvimento de princípios e valores morais, o aprimoramento físico e intelectual, assim como o aprendizado dos princípios formais (oriundos do estudo sobre a Biomecânica) do Jeet Kune Do atual, transmitido ao redor do mundo.

O JKD pode ser dividido em duas principais vertentes: O Original JKD e o JKD Concepts. O Original JKD mantém a originalidade dos ensinamentos de Bruce Lee passados em suas academias. É o núcleo central do JKD, composto por técnicas desenvolvidas, adaptadas e aprimoradas por Bruce. Além desse núcleo técnico, possuí um conjunto de princípios voltados à maximização da eficiência (eficácia + velocidade) em combate. Esta é a vertente adotada por alguns dos mais expoentes ex-alunos de Bruce, tais como Ted Wong, Jerry Poteet, Bob Bremer e Tim Tackett, que continuam aprimorando, transmitindo e difundindo o JKD em todo o mundo.

Já o JKD Concepts é formado apenas por conceitos e princípios do JKD, como o próprio nome já deixa claro, que podem ser aplicados em qualquer Arte Marcial, seja ela Karatê, Kung Fu, Taekwondô, etc. Um estudante de "JKD Concepts" não necessariamente é um praticante de Original JKD. Os praticantes de Kali, por exemplo, que têm sua genealogia originada no Mestre Dan Inosanto, seguem o JKD Concepts, mas não o Original Jeet Kune Do. (Nota do Editor: A diferença entre o JKD Original e o Concepts serão temas de vários artigos, assim como a genealogia do JKD e as principais escolas, as influências sofridas por outras artes marciais, o sistema filosófico adotado por Bruce e os princípios biomecânicos aplicados ao combate).

A ABJKD transmite ambas as vertentes do JKD. Nossos atletas são treinados para atingir o potencial máximo possível em relação a esta Arte Marcial, sempre guiados por atitudes sensatas, respeitosas e amigáveis. Não os treinamos com o intuito de prepará-los para competições, mas sim com a finalidade de colaborar para o desenvolvimento individual de cada praticante. Apesar de ser uma Arte Marcial voltada para defesa em situações reais, incentivamos sempre o valor familiar e o respeito às pessoas. Ou seja, praticamos Arte Marcial, no sentido mais amplo do termo, e não apenas suas parte combativa!

Atualmente, a ABJKD é a única associação da América Latina a representar oficialmente a Wednesday Night Group (WNG) e ter o seu reconhecimento como verdadeiros praticantes de Jeet Kune Do. Para quem não conhece, a Wednesday Night Group foi fundada pelos alunos originais de Bruce Lee: Tim Tackett, Bob Bremer e Jim Sewell, cujo objetivo é preservar e promover o Jeet Kune Do de Bruce Lee, definir e ensinar o núcleo desta arte, não com o intuito de confinar o praticante, mas para libertá-lo e fazê-lo descobrir sua expressão individual do Jeet Kune Do.

Fonte: Associação Brasileira de Jeet Kune Do