Jogos Pan-Americanos de 1951

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
I Jogos Pan-Americanos
Buenos Aires 1951
Jogos Pan-Americanos de 1951.jpg
Dados
Países participantes 21
País anfitrião  Argentina
Atletas 2 513
Eventos 20 modalidades
Cerimônia de abertura 25 de fevereiro
Cerimônia de encerramento 9 de março
Estádio principal Estádio Monumental de Núñez
◄◄ Não houve {{{evento}}} México Cidade do México 1955 ►►

Os Jogos Pan-Americanos de 1951 foram a primeira edição do evento multiesportivo, realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 25 de fevereiro e 9 de março. Durante os treze dias de competições, participaram 2 513 atletas de 21 países.[1]

Organização[editar | editar código-fonte]

Locais de competição[editar | editar código-fonte]

O estádio do Racing Club (Estádio Presidente Perón) acolheu as disputas do futebol, enquanto o do River Plate (Estádio Monumental de Núñez) sediou as provas do atletismo. As partidas de tênis ocorreram nas quadras do Buenos Aires Lawn Tennis Club. Já a esgrima foi disputada na sede do Club de Gimnasia y Esgrima.

Nas piscinas do Club Universitario de Buenos Aires, ocorreram as provas da natação e do polo aquático, enquanto as dos saltos ornamentais foram disputadas nas piscinas do Club Obras Sanitarias. O ginásio Luna Park foi o local escolhido para as disputas de boxe e basquetebol. O Velódromo Municipal do Parque Tres de Febrero sediou as provas de ciclismo, enquanto o Teatro Casino foi o palco dos eventos de levantamento de peso.

A Pista Nacional de Tigre foi palco para as disputas de remo. Nas águas do Rio da Prata, em frente à Dársena Norte e ao Porto de Olivos, ocorreu a disputa na vela. As competições de tiro esportivo e as provas de tiro do pentatlo moderno foram realizadas no Tiro Federal Argentino.

As partidas de polo, esporte que pela primeira e única vez integrou uma edição dos Jogos Pan-Americanos, foram realizadas no Campo Argentino de Polo.

Vila Pan-Americana[editar | editar código-fonte]

O Colegio Militar de la Nación, situado em El Palomar (a aproximadamente 22 km de Buenos Aires), converteu-se em vila pan-americana para os desportistas masculinos, enquanto que as participantes femininas foram alojadas em três sedes distintas: o Hogar de la Empleada General San Martín ("Casa General San Martín para as Mulheres Empregadas") e outras duas casas de passagem situadas na capital argentina, que pertenciam à Fundação Eva Perón.

A delegação da Argentina ficou alojada em local separado, na cidade de Ezeiza, com exceção à seleção de basquete, que se instalou no Centro de Educação Física de San Fernando.

Cerimônias[editar | editar código-fonte]

Cerimônia de abertura[editar | editar código-fonte]

A cerimônia de abertura dos primeiros Jogos Pan-Americanos ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1951, no Estádio Presidente Perón. Teve início com o hasteamento das 21 delegações participantes, que totalizavam 2.513 atletas. Em seguida, desfilaram sob a execução de uma banda militar composta por 800 músicos. A delegação brasileira, composta por 179 atletas, foi a primeira a desfilar, seguindo-se por ordem alfabética e encerrando pela anfitriã Argentina. O porta-bandeira da delegação argentina foi o maratonista Delfo Cabrera, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948.

Após o desfile, discursou o presidente do Comitê Olímpico Argentino, Rodolfo Guillermo Valenzuela, que cedeu a palavra ao presidente do Comitê Permanente dos Jogos Pan-americanos, o norte-americano Avery Brundage.

O jogador de basquete argentino Oscar Furlong realizou o içamento da bandeira olímpica e o presidente Juan Domingo Perón declarou inaugurados os primeiros Jogos Pan-americanos. Pouco depois, conduzindo a tocha pan-americana (que havia partido de Olímpia, na Grécia), o atleta grego Aristeidis Roubanis acendeu a primeira pira da história dos Pan-americanos. Outro atleta grego, John Sossidis, havia entregue um ramo de oliva a Perón.

Cerimônia de encerramento[editar | editar código-fonte]

A cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 1951 ocorreu no dia 9 de março, no Estádio Monumental de Núñez.[2] Contou com a presença do presidente Juan Domingo Perón, que, após o desfile das delegações, colocou uma faixa com as cores da Argentina na bandeira de cada uma delas.

Em seguida, após o discurso do norte-american o Avery Brundage, houve o arriamento simultâneo de todas as bandeiras do estádio.

Países participantes[editar | editar código-fonte]

21 países participaram do evento:[1]

Lista de países participantes

Modalidades[editar | editar código-fonte]

Foi a única edição dos Jogos Pan-americanos em que a modalidade do polo foi realizada. No total, ocorreram 140 eventos de 20 esportes, sendo 117 eventos masculinos (em todos os esportes), 22 femininos (atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e tênis) e um misto (tênis).

Na lista abaixo, o número de eventos de cada esporte está entre parêntesis:

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

     País sede destacado.

 Ordem  País[1] Gold medal america.svg Silver medal america.svg Bronze medal (Americas).svg America medals icons.svg
1 ArgentinaARG Argentina 68 44 38 150
2 Estados UnidosUSA Estados Unidos 44 33 18 95
3 ChileCHI Chile 9 20 12 41
4 CubaCUB Cuba 9 9 10 28
5 BrasilBRA Brasil 5 15 12 32

Referências

  1. a b c «Buenos Aires 1951». QuadrodeMedalhas.com. Consultado em 26 de novembro de 2009 
  2. Gaceta Deportiva (2 de março de 2016). «Política y deporte, un solo corazón». Consultado em 16 de dezembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]